Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ovo cozido: comer com a gema é bom?

fanaia

Post Destacado

ola pessoal, so uma pergunta comer ovo cozido junto com a gema e bom? pois eu sei que a gema contem muito colesterol, mas ouvi dizer que se o ovo for cozido ta tudo bem pode comer o ovo com a gema junto cozida.

e ai pessoal oq voces acham?

a gordura da gema dos ovos é INSATURADA, apresenta efeitos protetores quanto a arterosclerose, por outro lado existe o colesterol né, ovo apresenta indice calorico baixo - 81,5 calorias...

O consumo de ovos às vezes é criticado, com o argumento de que o colesterol presente na gema pode ser prejudicial à saúde, estimulando a arte rosclerose. Alguns aspectos devem ser esclarecidos. Quantidades de colesterol no san­gue acima de 220 mg% estão estatisticamente relacionadas com maior incidência da arterosclerose. O colesterol no entanto tem fun­ções tão importantes, que o organismo possui um complexo sistema de síntese desta substân­cia. Entre as funções do colesterol está a sín­tese de testosterona, o hormônio anabolizante natural do organismo, que é estimulado pelos exercícios com pesos. Quando aumenta a ingestão do colesterol na alimentação, o orga­nismo diminui a síntese, regulando as quantidades no sangue. Pessoas geneticamente pre­dispostas à arterosclerose apresentam síntese aumentada de colesterol e mesmo sem a ingestão, apresentam altos níveis sanguíneos dessa substância. Além da predisposição ge­nética, outros fatores aumentam o risco da arterosclerose e suas consequências. Tal é o caso do consumo de gorduras (o colesterol não é uma gordura e as gorduras dos ovos são insaturadas) , da hipertensão arterial, do fumo, do stress emocional e do uso de anabolizantes esteróides e anti-concepcionais. Para adotar uma conduta prática para a ingestão de ovos inteiros, sem preocupações com todos os as­pectos teóricos da aterogênese, só existe uma maneira: a dosagem do colesterol no sangue. Desde que os níveis do colesterol se mantenham abaixo de 220 mg%, não há limites justificáveis para ingestão de ovos inteiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc vai consumir o ovo nas suas refeições "normais"(cafe,lanche,almoço,jantar) e gosta de ovo então eu recomendo fazer um exame de sangue pra ver como tá seu colesterol.

Agora se vc tá pensando em usar o ovo inteiro como suplemento eu acho uma pessima ideia.Usa só a clara ,na gema só tem gordura.

Outra coisa ,não é verdade que ovo cozido tenha menos colesterol que ele cru.

Leia estes textos :

"Níveis elevados de colesterol estão associados com aterosclerose e doenças coronarianas. As recomendações dietéticas habituais são para uma ingestão diária de colesterol inferior a 300 mg, quantidade que representa cerca de 50% da quantidade ingerida pelos norte-americanos."

fonte:

http://www.lucardio.med.br/novo/index.php/fatores-de-risco/colesterol

"A muzzarela (78 mg/100 g) apresenta teor próximo ao encontrado na carne bovina. No entanto, teores de colesterol mais elevados podem ser observados na manteiga (219 mg/100 g) e no ovo cozido (459 mg/100 g)"

fonte:

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/410307/teor-de-colesterol-em-alimentos

Link para o comentário

Buzz disse:

Se vc vai consumir o ovo nas suas refeições "normais"(cafe,lanche,almoço,jantar) e gosta de ovo então eu recomendo fazer um exame de sangue pra ver como tá seu colesterol.

Agora se vc tá pensando em usar o ovo inteiro como suplemento eu acho uma pessima ideia.Usa só a clara ,na gema só tem gordura.

Outra coisa ,não é verdade que ovo cozido tenha menos colesterol que ele cru.

Qto pesa UM ovo?

Link para o comentário

• 14 anos depois...
  • Administrador
Em 26/01/2005 em 01:15, Visitante Buzz disse:

Informação superada. Segue matéria:

Coma os ovos com as gemas!

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora