Clara de ovo ou ovo inteiro? O que é melhor para hipertrofia e definição?

fisiculturismo
  • , 7.236 visualizações
Gostou? Compartilhe!

Quem nunca ouviu uma velha receita de rato de academia com claras de ovos? E a gema? Costuma ser desperdiçada, ao argumento de que contém muita gordura. Já a clara é praticamente 100% proteína, sem carboidratos e sem gordura. 

Mas e a gema? Por que se criou o mito de que não seria boa para a dieta do fisiculturista? As gemas são ricas em vitaminas A, D, E e K. Também são ricas em gorduras saudáveis. E contém o elemento mais importante para o fisiculturista: o colesterol necessário para a produção da testosterona.

Não é só isso. As gemas também são ricas em proteínas, contém a mesma quantidade de proteínas das claras. Veja uma comparação entre 8 claras de ovos e 4 ovos inteiros:

  8 Claras de Ovos 4 Ovos Inteiros
Proteínas: 28 g 28 g
Carboidratos: 2 g 2 g
Gorduras: 0 g 21 g
Calorias: 137 kcal 312 kcal

Mesmo que você esteja numa dieta restritiva low carb (pouco carboidrato), é muito mais vantajoso em termos nutricionais a ingestão dos ovos inteiros (clara e gema) do que somente as claras. A quantidade de calorias dos ovos inteiros ainda é baixa, e a gordura presente na gema permite que as proteínas sejam absorvidas de forma gradual, por mais tempo. Ademais, o perfil de aminoácidos do ovo inteiro é melhor do que o perfil das claras.

Todavia, se você precisar de uma absorção rápida de proteínas, as claras ainda são preferíveis frente aos ovos inteiros. E quanto ao mau colesterol (LDL), já está demonstrado que o consumo de gemas não piora os seus níveis. Portanto, opte por consumir ovos inteiros! Você não desperdiça as gemas, consegue a mesma quantidade de proteínas com a metade de ovos (economia), ganha vitaminas e substrato para a produção de hormônios, como a testosterona.

Fontes:
Whole Eggs vs. Egg Whites Which is better for your bodybuilding goals?
Are chicken eggs good or bad for my cholesterol?

Editado por fisiculturismo

Gostou? Compartilhe!

Comentários


Albumina substitui bem? Exemplo: Vamos pegar 4 ovos. Um mês de academia tem 20 dias. Você comendo 4 ovos por dia, dá 80 ovos. Somando o valor gasto, dá um pacote de albumina. Sem contar que com a praticidade de fazer.

Quais são as diferenças entre o ovo normal e a albumina?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!
9 horas atrás, renatobhmg disse:

Albumina substitui bem? Exemplo: Vamos pegar 4 ovos. Um mês de academia tem 20 dias. Você comendo 4 ovos por dia, dá 80 ovos. Somando o valor gasto, dá um pacote de albumina. Sem contar que com a praticidade de fazer.

Quais são as diferenças entre o ovo normal e a albumina?

A albumina é composta pela clara de ovo desidratada apenas. Não conta com os ingredientes da gema. E a albumina também é bem famosa por causar gases em excesso.

Saiba mais em:

 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!
Em 18 de novembro de 2015 at 16:21, fisiculturismo disse:

A albumina é composta pela clara de ovo desidratada apenas. Não conta com os ingredientes da gema. E a albumina também é bem famosa por causar gases em excesso.

Por favor, complete sua frase para eu entender melhor. Você diz "Os suplementos com proteína a base de ovo são..."

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!
Em 18 de novembro de 2015 at 19:39, fisiculturismo disse:

 

 

Muito obrigado. Acabei de ler. Teve uma vez que eu estava até surpreso tomando albumina, da Naturovos e sem ficar soltando gases. Isso foi por um tempo, mas depois comecei a soltar. Gases atrasados. Trabalho numa sala fechada e que tem hora que tem que agachar, andar... Com albumina vai ter que ser 70% de banheiro o dia todo.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!

Estou correndo atrás do básico. Comer 6 ovos inteiros por dia cozidos que sairão mais em conta do que BCAA. Albumina vai me trazer um desconforto enorme, pois já sofri com isso e o ambiente onde trabalho é fechado. Tem que ficar pegando a calculadora e ficar multiplicando valores para ver se atinjo o número de proteínas necessárias para o crescimento muscular.

6 ovos por dia, dá 180 por mês. 1 caixa com 12 ovos sai em média R$ 3,00. Basta multiplicar 15 caixas x 12 ovos = 180 e R$ 3,00 x 15 = R$ 45,00. Um BCAA de R$ 45,00 com umas 120 cápsulas perde de longe para ovo.

 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!

pow.! nao sabia dessa nao..eu só comia as claras e as gemas eu dispensava, poxxa o despedicio.

obrigadao pelas dicas!

e a ingestao de ovo cru, pode colocar na dieta?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!
8 horas atrás, Jhon Lucca Fitness disse:

pow.! nao sabia dessa nao..eu só comia as claras e as gemas eu dispensava, poxxa o despedicio.

obrigadao pelas dicas!

e a ingestao de ovo cru, pode colocar na dieta?

Existe um tópico em nosso fórum que trouxe uma pesquisa que aponta que o ovo cozido tem melhor absorção do que o ovo cru:

Com relação ao ovo cru, alguns também temem pela temida Salmonella:

 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!

Tem que ter um certo cuidado para n ultrapassar os limites diários d gordura, pois os ovos são d fato ricos em gordura, e muito embora tenha propriedades positivas, essa quantificação e muito importante.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!
Em 3 de janeiro de 2016 at 21:39, segmentation_fault disse:

Tem que ter um certo cuidado para n ultrapassar os limites diários d gordura, pois os ovos são d fato ricos em gordura, e muito embora tenha propriedades positivas, essa quantificação e muito importante.

@segmentation_fault tocou num ponto importante. A gordura boa também é gordura. A ingestão da gordura das gemas deve ser contabilizada no planejamento alimentar para não implicar em perda de definição muscular.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!

Não sei por onde começar.
Tomo anticoncepcional, estou a pouco tempo treinando. Mas defino rapido, e tenho percentual de gordura corporal muito baixa (ainda bem). faço uma boa dieta.
Mas não tenho hipertrofia muscular.
Com quanto tempo de treino posso começar um ciclo?
E se posso, qual devo tomar?
E como?
por favor ajudem! Agradeço.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!
5 horas atrás, Taynara Alves disse:

Não sei por onde começar.
Tomo anticoncepcional, estou a pouco tempo treinando. Mas defino rapido, e tenho percentual de gordura corporal muito baixa (ainda bem). faço uma boa dieta.
Mas não tenho hipertrofia muscular.
Com quanto tempo de treino posso começar um ciclo?
E se posso, qual devo tomar?
E como?
por favor ajudem! Agradeço.

Querida Taynara, você precisa primeiro rever sua alimentação e fornecer substrato suficiente para que os músculos se desenvolvam.

O uso de esteroides só é recomendado pra quem já tem anos de treino com bons resultados e já chegou num nível que não se pode mais evoluir de forma natural.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!

Como 6 ovos pela manhã(mas já pensando nesse excesso de gordura,descarto metade das gemas),como os ovos com azeite extra virgem e sal.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!
Em 15/08/2016 at 15:57, Gamma Senpai disse:

Compro 10 caixas de ovos por mês pois gasto muito (e ainda acho pouco KK)

Come as gemas ou as descarta? rs

Em 01/12/2016 at 00:40, Guga pitbull disse:

Como 6 ovos pela manhã(mas já pensando nesse excesso de gordura,descarto metade das gemas),como os ovos com azeite extra virgem e sal.

Quem sabe você possa comer 3 ovos, não descartar as gemas e avaliar uma forma de reduzir a ingestão de gorduras diárias por meio da alteração de outros itens da dieta?

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!
11 minutos atrás, fisiculturismo disse:

Come as gemas ou as descarta? rs

Quem sabe você possa comer 3 ovos, não descartar as gemas e avaliar uma forma de reduzir a ingestão de gorduras diárias por meio da alteração de outros itens da dieta?

Como as gemas também. Não iria perder os nutrientes nela kkk

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!

Boa noite galera! Sim podemos comer as gemas, mas elas entram no cálculo de gorduras de nossa dieta, ok? cada um tem cerca de 2 a 3 gramas de proteínas clara e gema, por isso para 30g de proteínas as dietas colocam 10 claras, com certeza já viram isso por aí, né?

Você pode ter as mesmas com cinco ovos, mas está somando e agregando além das vitaminas da Gema (Excelentes para memória e algumas outras funções hormonais), as gorduras.

Em dietas com restrição de gorduras, ou por uso de anabolizantes, ou por vários outros motivos, deve-se consumir no máximo 2 gemas, e fazer o cálculo com castanhas e outras gorduras da dieta para que não ultrapasse. Tudo isso de acordo com seus objetivos e individualidade bioquímica e metabólica, ok?

Abraços

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora

  • Conteúdo Similar

    • Por Kingoo
      Gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual o melhor AE e qual a melhor Testo para um iniciante, levando em conta :
      Ganhos durante o ciclo
      Tpc ( nao qual e sim qual leva a tpc mais simples possivel )
      Ganhos depois tpc
      Lembrando que estou generalizando e são opiniões,dependendo do iniciante,o leigo ou o "estudioso",na teórica é uma coisa,mas na pratica é onde se vê toda a verdade.
      Espero que entendam.
      Abs
    • Por Belita
      Dosei minha testosterona por orientação da minha nutricionista e verificamos que ela esta bem baixa. Fui em uma gineco, que me orientou regulação hormonal a base de gel: Testosterona 7,5mg/ Estriol 1mg/ gel pentravan 1g ( uso 1x ao dia). Iniciei ha 1 semana. Alguém já fez uso? Concordam com essa prescrição? Meu objetivo é ganho de massa.
    • Por dio5 lugano
      Bom dia a todos. Queria saber com vocês se deixar os níveis de testosterona livre no último quadrante dos valores de referência seria algo de relevância (perceptível) pra uma melhora no desempenho físico (hipertrofia e ganhos de força). Fazendo isto com um aumento ta produção natural de testosterona... Vi uns relatos de alunos do André Zuccaro q tinham ótimos resultados utilizando fitos e vitaminas (DHEA, long jack, anastrozol, zinco, omega 3, vit d3, etc) estes diziam q "só" utilizavam tais substâncias. Acham viável essa abordagem? Ou acham q é mto pra pouco resultado... Alguém já fez esse tipo de protocolo? Obrigado pela colaboração.
    • Por JucaFit
      Finalizei a primeira semana do ciclo de enantato e stan, e queria saber em quanto tempo vem os ganhos de força e os resultados na aparência do shape msm.
      Pode ser psicológico mas eu notei um aumento de libido e nada mais. Por o que eu ouço os ganhos vem na quarta semana, é verdade?
    • Por Julio Porto
      Vou fazer diferente da maioria de vocês: vou postar aqui meu relato do pós-ciclo, pois é onde tenho mais dúvidas e, imagino, onde estou fazendo a coisa errada, levando em conta que minha primeira PCT foi complicada.
      Histórico. Estou no meu segundo ciclo. O primeiro, ano passado, foi só enantato de testosterona (500 mg/semana). Adorei, ótimos ganhos (descontadas as devidas proporções), fiquei empolgado com os treinos, com os resultados, procurei uma nutricionista, mudei de treinador na academia, enfim, toda a história de um novato, daquele que veste camisa de manhã, fica mais justa nos bíceps e fica feliz. Levantando 30kg de cada lado no supino? Motivo de orgulho, tipo vitória pessoal. (Podem zoar à vontade, nem vou ligar.)
      Peguei leve no primeiro ciclo porque queria saber como eu reagiria aos sintomas (conselhos que recebi). Tive acne nas costas, redução testicular (ficaram ridículos) e dor forte na aplicação ("músculo virgem"). Nada grave, os testículos voltaram ao normal depois da PCT, não sinto mais dor nenhuma nas agulhadas (pessoal faz tanto drama aqui no fórum) e a acne desapareceu quase por completo. Ou seja, tranquilíssimo.
      Para o segundo ciclo, fui de novo de enantato de testosterona (fiquei fã) e Dianabol (30 mg/dia), porque queria mesmo era dar uma crescida. Hesitei muito, pois o pessoal reclama horrores da Diana ("caixa d'água", etc), ao mesmo tempo que era provavelmente o esteróide mais admirado, considerado um dos mais eficazes, básico. Era o q eu queria, algo que com certeza funcionasse MESMO.
      Só arrependi de ter tomado uma dose pequena - devia ter ido de 50 mg diários. De resto, não tenho do que reclamar. Dianabol te dá a força que você sempre quis, aumenta mesmo a massa, de forma visível e sem dúvidas (tipo, pessoal na festa comenta quando você chega). Recomendo sem tibutear: para levantar mesmo no supino, treinos insanos, enfim, vida de marombeiro para valer, há que se ter pelo menos uma vez na vida uma experiência com Dbol. Sim, há um certo inchaço: rosto, caixa toráxica. No meu caso, foi bem pouco. Se é esse o pior defeito da Diana, está absolvida dos pecados - mas sei de gente que teve retenção líquida absurda, na academia mesmo eu vi um 'roliço'.
      Eu fiz cardio de leve durante todo o ciclo (jogo tênis e 30 min de corrida 3x por semana), sempre tomo muita água (quatro daquelas garrafinhas de 500 ml por dia), também tomei Arimidex (meio comprimido por dia) por causa da acne, além de proteção pro fígado. Dessa vez, zero espinha, zero dor na aplicação, só os testículos, que se esconderam mais uma vez.
      Engordei pouco, mas a quantidade de gordura que se foi não tem igual. Todas as minhas calças estão mais frouxas na cintura, sem exceção, vi aparecerem os quatro primeiros gomos do meu abdômen (admiro-os 2 a 3 vezes por dia, mal posso acreditar) e meu corpo inteiro ficou mais "quadrado" com o alargamento dos ombros. Dorsais também apareceram, ainda que tímidos. Adoro ver minhas costas no espelho.
      Houve tanta variação no peso que, sinceramente, acho que só vou saber o resultado depois da PCT. Com Dbol, isso é meio relativo: vc pesa 79kg na segunda e 72kg na sexta, vai entender.
      Não quis tomar mais nada (tipo Winstrol para fechar o ciclo) porque lá pela sexta semana o enantato bateu e pude ter o ciclo completo: metade ajudado pelo Dbol, metade pelo enantato.
      Estou muito contente, como vocês podem ver, mesmo sabendo que ainda estou anos-luz dos meus objetivos ou mesmo para ter coragem de postar uma foto aqui. Ciclo terminou hoje, na quinta-feira, espero duas semanas para iniciar o tamoxifeno. Mudo a ficha de treinamento amanhã. Vejamos no que dá, tomara que não seja a tragédia do primeiro, quando perdi praticamente tudo que consegui durante o ciclo.