Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fugir do excesso de treino (over trainning), conselhos.


NO NOTION

Post Destacado

Olá galera, estou treinando durante um certo tempo (6 meses) sou ex-atleta de natação que somado a minha boa genética facilita meu progresso muscular, me alimento bem, de três em três horas, na parte proteica além de carne e ovos, tomo um shake de proteína de soja três vezes ao dia.

O treino e a dieta de "engorda" me levaram nessa última semana a atingir 100 quilos, acompanhados de uma gordurinha abdominal, pois só vou secar no verão.

O meu caso é que treino pesadíssimo, no que diz respeito à intensidade, quase uma pré-exaustão, 4 exercícos pros grupos musculares grandes e três pro pequenos, isso duas vezes na semana pra cada grupo, ou seja treino o abc básico, mas com esse volume citado, a minha dúvida é a seguinte:

1 - ESTOU TREINANDO EM DEMASIA?

2- DEPENDE DA GENÉTICA OU TODOS (SEGUINDO UMA HIPÓTESE DE TREINAMENTO IGUAL) ENTRAM EM OVERTRAINNING APROXIMADAMENTE NA MESMA ÉPOCA?

3 - MESMO NÃO SENTINDO OS SINTOMAS BÁSICOS DO OVERTRAINNING ESTARIA EU COM O MESMO?

4 - SE EU DIMINUIR A CARGA DE TREINO VOU GANHAR NAS MEDIDAS OU PERDÊ-LAS?

5 - DEVO TREINAR CADA GRUPO MUSCULAR SÓ UMA VEZ POR SEMANA?

OBRIGADO PELA ATENÇÃO, POR FAVOR GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES CORRETAS E NÃO "ACHISMOS".

Abraços à todos.

Medidas:

PERNA 62,5 CM.

BRAÇO 44,0 CM

ANTE-BRAÇO 34,5 CM

PEITO - 123,0 CM

PANTURRILHA - 42,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

E aí amigo.

1 - ESTOU TREINANDO EM DEMASIA?

Baseando-se na sua opinião pessoal em relação a intensidade do treino, acho que sim.

Primeiro, seu treino está de certa forma volumoso. Seria suficiente você realizar 3 exercícios para grupamentos musculares grandes e 2 exercícios para grupamentos musculares pequenos. Isso se os mesmos forem realizados com cadência e sempre tentando chegar até a falha.

Segundo, sua rotina ABC2x na semana é muito cansativa, não reservando tempo necessário para a sua recuperação muscular. Tente fazer ABC1x na semana e, provavelmente, os seus treinos irão melhoras e seus ganhos virão com maior facilidade.

2- DEPENDE DA GENÉTICA OU TODOS (SEGUINDO UMA HIPÓTESE DE TREINAMENTO IGUAL) ENTRAM EM OVERTRAINNING APROXIMADAMENTE NA MESMA ÉPOCA?

Depende da genética e de outros fatores externos.

O condicionamento físico é determinado de forma genética e também devido ao tipo de treinamento. Dando um exemplo genericamente, o tempo de recuperação muscular de um esportista é de 12/24h, enquanto o de uma pessoa normal é de 24/48/72h. Seguindo esse raciocínio, a possibilidade/tempo do esportista entrar em overtraining é maior do que de uma pessoa normal.

3 - MESMO NÃO SENTINDO OS SINTOMAS BÁSICOS DO OVERTRAINNING ESTARIA EU COM O MESMO?

Talvez. Novamente, é relativo para cada pessoa.

Eu nunca encontrei-me em um quadro de overtraining completo, mas já cheguei a sentir alguns sintomas, como desânimo e cansaço.

O desenvolvimento do overtraining normalmente é um processo gradativo e acumulativo. A falta de descanso, aliado à alimentação precária e treino intenso, vão minando o seu organismo até os sintomas começarem a aparecer de fato.

4 - SE EU DIMINUIR A CARGA DE TREINO VOU GANHAR NAS MEDIDAS OU PERDÊ-LAS?

Se você já treinava de forma correta (cadência, amplitude máxima, falha, biomecânica do exercício. etc), provavelmente a resposta é sim.

No caso da hipertrofia, você deve sempre buscar a quebra da homeostase, para que assim haja uma resposta de supercompensação e consequente crescimento muscular.

]5 - DEVO TREINAR CADA GRUPO MUSCULAR SÓ UMA VEZ POR SEMANA?

Resposta na primeira pergunta.

PS: Qual seu percentual de gordura?

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns exercícios trabalham outros músculos, fora os específicos. Um bom exemplo são os exercícios para costas, como as remadas, que trabalham o bíceps. Então, neste caso, quando você fizer 4 exercícios para costas e três para bíceps, se o seu treino for de costasxbíceps, você estaria treinando seu bíceps bem mais que 3 vezes, e isso não é bom para hipertrofia, pois favorece um overtraining.

Eu, particularmente, gosto de treinar costas e peito no mesmo dia, pois trabalho também, em conjunto, os bíceps e os tríceps. Depois, em outro dia, faço um treino específico de braços, com exercícios isoladores e depois faço um treino específico de pernas e ombros. Como treino 3 vezes por semana, isso faz com que eu treine meus braços, no máximo, duas vezes, dando tempo para que eles se recuperem.

A minha genética permite que eu faça isso, mas já testei muitos outros métodos de treino, desde o velho Weider, até o DFHT e o HIT. Porém, como gosto da linha clássica e me dou bem com ela, fiquei no Weider mesmo. Pra mim, o Weider não é volumoso, mas sim, alguns intrutores é que o deixam volumoso. Quando sinto que estou estabilizando, mudo o exercício, a carga, a intensidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NO NOTION,

Antes de mudar seu treino radicalmente, digo 'radicalmente', por que mudar de abc2x pra abc1x é diminuir 50% do volume de trabalho semanal, observe seus progressos. O princípio é simples: se algo está dando certo, progressos virão. Se você está a mais de 3 semanas sem ganhar peso corporal e sem aumentar as cargas nos exercícios, algo está errado, você PODE estar em overtraining.

Abraço e parabens por alcançar esse nível.

ps.: poderia dizer sua altura? sabe qual o bf? tem medida da cintura?

só por curiosidade

Isso mesmo!

Antes eu fazia uma rotina AB2x na semana... parece um absurdo né?

Eu conseguia levantar altas cargas e ter ganhos significativos, porém, do nada, eu parei de ganhar peso (estagnando nos 78kg) e mal conseguia aumentar 1kg na maioria dos exercícios. Resolvi então mudar para a rotina ABC1x na semana e meus resultados voltaram a aparecer. Agora estou com 83kg e ainda ganhando.

Leve em conta a consideração do Rafael: não se mexe em time que está ganhando.

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NO NOTION,

Antes de mudar seu treino radicalmente, digo 'radicalmente', por que mudar de abc2x pra abc1x é diminuir 50% do volume de trabalho semanal, observe seus progressos. O princípio é simples: se algo está dando certo, progressos virão. Se você está a mais de 3 semanas sem ganhar peso corporal e sem aumentar as cargas nos exercícios, algo está errado, você PODE estar em overtraining.

Abraço e parabens por alcançar esse nível.

ps.: poderia dizer sua altura? sabe qual o bf? tem medida da cintura?

só por curiosidade

Obrigado pelo toque amigo, nem me liguei em algi tão simples...olha minha cintura está em 88,0 cm e minha altura é 1,80...o BF mnão sei, mas acredito que esteja alto, pelo momento de treino em que me encontro...mais uma vez obrigado pelos toques...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...