Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Afinal - Musculação prejudica crescimento ou não?

galdrothx1

Post Destacado

Postado

Essa questão foi levantada milhares de vezes já e até hoje não se chegou a um consenso...Musculação para adolescentes ( até 21 anos ) pode prejudicar o crescimento??? Dizem que com os treinos intensos com pesos o Hormônio do crescimento ( HGH ) passa a trabalhar na construção de músculos em vez de trabalhar no crescimento dos ossos...Isso procede???

Decidi dar uma pesquisada sobre o assunto depois que comecei a treinar, aos 17 anos, pois reparei que parei de crescer depois que comecei a musculação ( tenho 10 meses de treino, 18 anos, 1.85 de altura )...Pode haver alguma relação entre a musculação e o fim do meu crescimento?

Vamos discutir esse assunto aqui nesse tópico!

• Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta
Visitante Darcson
Postado

Nunca li um estudo conclusivo.

Na minha opinião, se a intensidade for média/baixa, até estimula.

Postado

Não li muito a respeito.

Quanto ao crescimento, creio que não atrapalhe.

Só acho o seguinte ... ao contrario de futebol, natação, etc.. etc.. o levantamento de peso é perigoso. Uma criança não tem muita noção do que é certo ou errado, e se nao tiver um acompanhamento pode acabar sofrendo lesões muito sérias, e até irreversiveis conforme a intensidade. Para até os 14 anos existem esportes muito mais interessantes.

Não acredito que começar aos 10, 12 ou aos 14 irá fazer grande diferença para quem busca o fisiculturismo. Quem sabe para o adolescente que busca um melhor condicionamento... resistencia ... no auxilio a algum outro esporte, ou ainda no auxilio de algum problema físico ... tenha beneficios. Mas se o objetivo é o aumento expressivo de massa muscular, não acho interessante.

Tem gente que discorda. Mas opinião é opinião.

Postado

Tipo...tenho um amigo que começou a treinar bem cedo, por volta dos 13 anos se não me engano, e hoje ele tem cerca de 1.70 enquanto o pai dele mede impressionantes 2 metros com um corpo fudido...A mãe não sei quanto mede, mas também não era baixa pelo jeito... Aí acabei relacionando a musculação precoce dele com a baixa estatura quando comparado com o pai...

Postado

Existem vários estudos a esse respeito mas nenhum comprova realmente que isso prejudica realmente, mas como tudo existe um limite até onde um organismo de 15,16 e 17 anos...pode ser submetido sem que haja comprometimento de vários fatores, acho que isso faz a diferença entre benefíciar ou prejudicar...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar novo...