Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

alogamentos e crescimento


Linhares

Post Destacado

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

  • Respostas 15
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

  • 2 semanas depois...

Descordo completamente de vc.

Pais angustiados com a estatura dos filhos e adultos insatisfeitos pelo mesmo motivo animem-se. É possível reverter essa situação. O desejo de ter alguns centímetros a mais de altura pode ser concretizado com O PCA - Programa de Crescimento em Altura.

O PCA é um método desenvolvido pelo fisiologista e biomecânico do movimento Heromar Coelho. É baseado na realização de exercícios físicos específicos e personalizados que têm a finalidade de promover o crescimento músculoesquelético axial (altura) por estímulos ou adaptação estrutural musculoesquelética. São movimentos fundamentados na Biomecânica - ciência que estuda as forças que agem no corpo humano e seus efeitos no movimento, no tamanho, formato e na estrutura do corpo, associada a Reologia - ramo da física que estuda as deformações - utilizada no comportamento mecânico no tecido humano. A Ginástica Ortopédica também é ministrada para prevenir, retardar e/ou corrigir parcialmente deformidades existentes, desvios de coluna, problemas leves ou moderados, harmonia e proporcionalidade no corpo.

Segundo Heromar Coelho vários fatores podem influenciar no crescimento (alterações na dimensão do corpo): hormonais, herança genética, gestação, nutrição, doenças crônicas/congênitas, medicamentos, lesões epifisárias, sobrecargas bionegativas (cargas insuficientes ou excessivas), fatores psicossociais, baixa estatura idiopática (causa não determinada) e duas forças básicas: gravitacionais e funcionais (contrações musculares). Na ausência dessas forças os ossos não se desenvolvem normalmente. Já a altura (dimensão vertical do corpo) pode ser afetada pela postura, obesidade, problemas ortopédicos, psiquismo (auto-estima diminuída), doenças, osteoporose, idade avançada, sobrecargas bionegativas na coluna e adaptação estrutural musculoesquelética diminuída.

"Normalmente as meninas crescem mais ou menos 3 centímetros após a menarca - primeira menstruação - que ocorre entre os 11 e 15 anos de idade. Nos meninos o fim da puberdade ocorre entre os 12 e 15 anos. É caracterizado pela mudança no timbre de voz e aparecimento de bigode e barba. Após essa fase, poderão crescer, mais ou menos, 5 centímetros", explica Heromar. O Raio-X da mão e punho revela a idade do crescimento. As epífises ósseas (zonas de crescimento) abertas indicam que ainda há crescimento e fechadas revelam a estatura final. "A informação popular de que as meninas crescem até os 18 anos e os meninos até os 21 não é verdadeira. Aliás, esse mito pode inclusive, criar falsas expectativas", alerta.

Está aí o ponto forte do PCA. Com ele é possível aumentar a estatura de quem parou de crescer. "O osso é Dúctil, ou seja, suas formas podem ser alteradas sem sofrer fraturas. Quando submetido a forças específicas podemos alterar também suas dimensões lineares (comprimento)". O osso é um tecido vivo. Responde dinamicamente à presença ou ausência de força, mudando sua forma, tamanho e densidade. Com a forma já determinada, os elementos ósseos ficam ou não na direção das forças funcionais e aumentam ou diminuem sua massa de forma a refletir a quantidade das forças funcionais. São essas constatações que fazem do PCA um método de sucesso.

O tratamento é composto por fases de 10 aulas. Consiste basicamente em exercícios físicos programados, personalizados e específicos ao estresse biomecânico axial e pode ser realizado a partir dos 7 anos de idade. É indicado para pessoas com baixa estatura, portadoras de síndromes, problemas de postura, desvios de coluna (escoliose, cifose, lordose) e que já fazem tratamento endocrinológico. É eficaz também para melhorar a auto-estima, solucionar problemas emocionais e sociais, questões estéticas (modelos), atletas (vôlei, basquete, etc.).

De acordo com o fisiologista o resultado depende da resposta biológica de cada pessoa, do desempenho, assiduidade, disciplina e vontade de fazer os exercícios. "Temos alunos que, em menos de 2 anos, conseguiram aumentar 15 cm na estatura, e no mesmo período houve casos de alunos que aumentaram 6 cm, portanto, a resposta é variável", conta.

Heromar já tem artigo científico publicado sobre o tema na Universidade Federal do Ceará. Heromar lembra que esse método é único a nível mundial, patenteado e protegido Intelectualmente. É realizado somente em Fortaleza por ele mesmo. "No momento não existem profissionais habilitados nesse método, portanto não arrisque sua saúde!".

Extraído do jornal "Diário do Nordeste"

Em 04 de novembro de 2001

Fortaleza - CE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e eu discordo dos 2 -

pq obviamente alongamentos ajudam no crescimento , ou voce acha coincidencia nadadores , jogadores de basquete e etc.. serem altos , nesses esportes se utiliza de muito alongamento

quanto ao doutor n sei oq , n sei se essa informação está contida na reportagem acima , mas já tive informaçâo sobre esse assunto , e ele mencionava que o tratamento para pessoas maiores de 18, 19 anos tinha como objetivo a reeducação postural apenas , e dessa forma tentar ganhar alguns centimetros , na verdade voce não ganha nada , pios não ha individuo que cresça depiis da soldadura da epífise de seus ossos , que ocorre em geral aos 18 , 19 anos , podendo chegar ate 21 em raros casos

o que aocntece nesse casos é a tentativa de ficar com o tronco mais ereto , voltando a sua estatura normal

o tratamento do doutor nada mais é do que uma forma de tentar ganhar notoriedade , pois é baseada em alongamentos usando o peso do proprio corpo , coisa que até meu professor de educação fisica fazia com a minha turma quando eu devia ter meus 11 , 12 anos

mas tudo depende da sua idade , se tiver mais de 18 anos , esquece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo completamente.Um senhor de 62 anos conseguiu ganhar 3 cm em 2 anos de tratamento como vc poderia responder isso???Acho meio difici.O osso é Dúctil, ou seja, suas formas podem ser alteradas sem sofrer fraturas. Quando submetido a forças específicas podemos alterar também suas dimensões lineares (comprimento)". O osso é um tecido vivo. Responde dinamicamente à presença ou ausência de força, mudando sua forma, tamanho e densidade. Com a forma já determinada, os elementos ósseos ficam ou não na direção das forças funcionais e aumentam ou diminuem sua massa de forma a refletir a quantidade das forças funcionais. São essas constatações que fazem do PCA um método de sucesso.Como uma pessoa que parou de crescer e o adulto pode aumentar a altura nesse método?

Por Adaptação Estrutural, ou seja, uma mudança permanente na forma externa ou na arquitetura interna dos componentes músculo-esqueléticos que ocorre como resultado de mudanças nas cargas exercidas sobre eles.

Observa-se na Adaptação Estrutural as seguintes características Biomecânicas:

Periósteo: É responsável pelo crescimento em perímetro de um osso por crescimento aposicional.

Crescimento Aposicional: É o tipo de crescimento no qual um novo tecido é colocado na superfície da tecido existente.

Modelação: Alterações na expressão do genótipo esquelético que ocorrem como resultado das influências ambientais. A modelação representa 20 a 50% das dimensões dos ossos maduros, no crescimento e desenvolvimento normais.

Remodelamento: A coordenação da atividade osteoblástica e osteoclástica resultando em alterações na forma externa e na arquitetura interna dos ossos, incluindo seu reparo.

Def. Plástica: Alteração das dimensões permanentemente e não retorna ao estado ou comprimento original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

i dai

velhos com reeducação postural podem ganhar até 7 , 8 cm em algusnm casos

mas acho que vc não entendeu o espirito da coisa

a lei do crescimento esqueltico é

o osso cresce enquanto a epifíce (cabeça do osso) está aberta ,

ocorre que ela aos 18 , 19 anos é soldada , é um processo natural da vida ,

depois de soldada a epífise não existe a possibilidade de um osso crescer , essa hipotese é inexistente ,

apos essa idade onde a epífise é soldada vc so cresce com reeducação postural

isso é provado na pratica pelas forças armadas ,

vc quando faz 18 anos vai lá se alistar , eles medem vc

periodicamente o exercito faz exames medicos e tal , não é percebido cerscimento significativo(acima de 2 cm) nos soldados em relação a medida que foi tirada quando foram alistados aos 18 anos , isso é fato

e quem tem uma noção basica da medicina do corpo humano(pergunte o seu medico se um adulto cresce) sabe que é impossivel crescer apos a epífise soldada , a hipotese não é passivel de discurssão.

parece cruel mas é a realidade , se vc tem 18 , 19 anos e é baixinho , acveite os fatos , pq vc não vai crescer mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao eh bem assim, quem tem 18 anos mas tem uma idade OSSEA, que eh a que importa no caso mais baixa pode crescer mais...

Tem um muleque la na escola que tem 16 anos e 1,60m.... Mas a idade ossea dele eh de 12 anos!

Ou seja, ainda vai crescer pacas....

Mas por enquanto ele eh um anao hehehehe

Mas depois do 18 (da idade ossea) soh com tratamentos....

Por exemplo os caras da NBA.... E tambem tem um caso no Brasil, o Ferrugem que agora ta na mtv... Ganhou 20 cm e ele tinha mais de 19 anos...O tratamento ele fez la nos EUA.. E parece que custa uma fortuna!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim , é bem assim como eu disse mesmo

tabnto vc , como eu , estamos falando de epifices abertas , que pode ocorrer até 19 , 20 anos

mas o que o cara quer discutir é crescimento em adultos ,o que é obiviamente fora de discurssão

vc nao vai ver ninguem com 25 anos pagando uma fortuna pra crescer la nos Eua , esse tratamento vc mesmo disse , o cara tem 20 anos , a epífise devia estar não totalmente soldada por isso foi possivel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah , e outra

vc mencionou uma pessoa de 18 anos com idade ossea de 12 anos , o que duvido ,mas aceitando a hipotese como verdadeira

, quando eel tiver 21 anos , com certeza a idade ossea dele não vai ser de alguem de 15 anos , e sim de alguem de 21 anos mesmo

vc nao verá alguem de 25 anos com idade ossea de 14 , 15 anos , a nao ser em uma caso de uma doença chamada gigantismo que leva a morte precoce, rara.

ou seja , se ele tem 18 anos a e idade osse a 12 , com 19 , vai ter idade ossea 15 , com 20 , a idade ossea de 19 e, aos 21 seus osso estará totalmente calcificado , pq ele é um apesoa normal , e teev apenas uma disfunção da tireoide ou algo parecido na fase de cerscimento , não significa que ele vai crescer até os 25 ou 30 anos

agora , ignorancias a parte , a mensagem que dou eh :vc que tem 18 anos e é baixo , esquece!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo totalmente de vc.Ha relatos de casos de pessoas de 20 anos de idade que tiveram grandes crescimentos com esse metodo mesmo com a epifise fechada.Mesmo com epifises fechadas ,o tratamento é para qualquer tipo de pessoa.Ele propio afirma que pessoas que crescem ate os 21 anos de idade seria uma afirmacao erronea.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom



×
×
  • Criar novo...