Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado
Legal, amanhã acho que vai dar tempo e dou uma lida com calma no seu link.

Agora vamos só pontuar coisas simples que confundem MUITO quem não tem qualquer experiência, nem com fullbody nem com nada.

O Split foi julgado como INÚTIL ali em cima, mas no próprio link que vc mandou (só li o começo mesmo, nem sei o que é explicado posteriormente, posso até estar enganado) temos o seguinte:

Além do próprio relato do Reinaldo de que teve ganhos sim com rotinas assim. Fora os meus citados lá em cima... enfim.

Logo é no mínimo INCORRETO e IMPRUDENTE afirmar que é um método INÚTIL. Agora, me diga como não ver isso como uma postura extremista??

Boa parte (pasmem, boa parte) das pessoas que entram numa academia hj não querem virar o Coleman (tamanho, qualidade e simetria). Dentro de suas limitações como tempo, disposição, patologias querem resultados gerais e específicos, então por que não priorizar mais aqui ou ali?? Qual o real problema nisso se o treino for bem dividido e respeitar descansos e sinergismos??

Outra coisa, isoladores eu posso usar em pontos específicos (como melhora postural) um bom exemplo é a protração escapular em que eu posso usar o Crucifixo Inverso ou posso usar um multiarticular como uma Remada com pegada aberta e pronada, por exemplo, o que prioriza a retração escapular, o que tende a longo prazo melhorar a postura do aluno.

Mais outra coisa é o fato de que uma rotina split não precisa ser cheia de isoladores, afirmar que tem que ser assim é mais uma imprudência. Assim como a ausência de Levantamentos e Agachamentos. Isso vai mais do profissional que está atuando, colocar ou não, portanto mais uma afirmação imprudente a respeito de rotinas split.

Durar mais de 1 hora vai depender tanto do volume do treino como do tempo de descanso que o aluno faz, como é possível eu realizar meus treinos em 30/40 minutos?? Fazendo 5 a 6 exercícios por treino??

Veja como é tudo MUITO relativo, não vejo como possa ser possível atribuir a falta/demora/magnitude de resultados de si e de outros apenas à rotina de treinos.

E olha que até agora eu nem pensei em tocar no ponto da alimentação, que qualquer um que acompanhe o fórum há mais de 1 mês percebe que a maioria brutal do pessoal que chega com treinos que vcs desconsideram úteis, chegam com uma alimentação absurda (de ruim mesmo) e isso eu sei que tanto Carlos quanto Reinaldo concordarão comigo.

Pq desperdício?? E se o aluno gosta de estar no ambiente da academia e fisiologicamente não temos nada que o impeça ou torne inviável um treino simples de 1 hora por exemplo, pq mandá-lo embora em 30 minutos??

Pq seria mais suscetível a lesões se for permitido descanso adequado de sinergistas. E o que seria o restante, pelo menos alguns outros pontos já que vc disse só o mínimo.

O fato de você ter obtido bons resultados com essa rotina não transforma-a na melhor rotina para todos. É uma experiência boa que vc adquiriu e é mto positivo quando vc tenta compartilhar isso, com artigos, explicações e seus relatos pessoais e de colegas, mas se torna algo totalmente imprudente vc tentar transformar isso numa verdade absoluta universal. Afinal falamos de seres humanos.

Não fiz treino fullbody ainda, mas tenho planejado algo assim para o fim do ano, conforme citei naquele "Tópico de treinos dos usuários", mas isso não quer dizer que eu não tenha feito treinos com volume reduzido, alta intensidade e tdo mais que um treino fullbody traz em seu propósito.

--

Tá meio corrido agora, não parei pra corrigir eventuais erros de diigitação, depois volto pra reler o que escrevi.

Abs!!

Everton,

O split que o Mentzer recomenda é "very low volume", isoladores só para pré-exaustão, o que critico é o convencional, com foco extremo em biceps/triceps.

E outra, quero deixar claro que na minha concepção fullbody pode ser feito com 2 exercicios, terra e paralelas atingem direta ou indiretamente todos os musculos do corpo.

Abraços

• Respostas 37
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Postado

Bom, galera depois desse tumulto de opnioes diferentes nao consegui chega uma conclusao, mais foi bom bom esse debate, me fez refletir sobre meu treino e relamente preciso rever ele ta muito pesado e volumoso...

andei lendo sobre o que carloscomp posto sobre hardgainer e lá tinha um parte falando sobre o overtraining e descobri que malhei durante um tempo com muito daqueles simtomas...vou rever tudo agora e planejar um treino novo 3x na semana sei la!

Obrigado pessoal!

se alguem pode-se me dar uma dica de treino mais queria tanto opçoes fullbody quanto split tbm!

Vlw agelra

Postado

Exatamente! heheh

comecei em 2004 na musculação, naquele tempo na internet era treino split, abc básico, costas+bicepes, peito+triceps e perna+ombro e não se falava em outra coisa (no maximo um abcd hehehe)

retornei a pouco tempo no fórum e realmente está, aqui no fisiculturismo e esporadicamente no hipertrofia essa excelente guerra de idéias e métodos

eu mesmo sempre fiz ABC basicão, mas estou me preparando pra testar o fullbody(só falta ficar bom no agachamento e no terra)

Bom, se vai funcionar é dificil saber, mas ao menos os fundamentos fullbody fazem muito sentido!

Tamo na guerra fria da musculaçao!!

Split Vs Fullbody

kkkkkkkk :lol:

Postado

porque você faz mais exercícios, mais séries, mais vezes na semana, pra ter menos resultado na maioria dos casos.

Os resultados, quase sempre vão mto além do treino que foi montado, fatores como a forma com que a pessoa irá executar o treino e principalmente a alimentação vão ser pontos chave.

é, a menos que você treine pessoas por hobby e não por necessidade financeira, você tem que agradar o cliente. e se o desperdício acima o faz feliz, azar dele.

Não treino as pessoas por necessidade financeira nem por hobby, ganho para isso porque me especializei para tal e quero trabalhar com isso.

Agora, já esteve trabalhando dentro de uma academia?? Já viu pessoas que precisam treinar mas não gostam?? O pessoas que acompanham os pais ou filhos que precisam treinar e acabam aderindo aos treinos também??

E mais, não vejo o menor problema em gostar de praticar um esporte e o realizar com certa frequência. Qual o problema vc vê nisso?? Boa parte das pessoas que buscam a academia estão buscando praticar uma atividade física e não se transformar em atletas. E se vc parar pra analisar só um pouco vai perceber que o fullbody é MUITO usado em academias.

é uma questão puramente matemática. se você faz mais exercícios, mais séries, mais repetições, treina mais dias na semana, você irá, tão certo quanto o sol nascerá amanhã, ter uma maior suscetibilidade a lesões por desgaste das articulações/tecidos. mesmo levando em conta o descanso adequado nos dois casos.

Pois então Reinaldo, calma, estamos falando de corpo humano, matemática quase sempre vai falhar se tentar fazer previsões futuras. Se vc descansar e se alimentar adequadamente, da mesma forma como seria no fullbody, como seria possível ter esse desgaste todo?? Além do que, se a pessoa treina mais a intensidade tende a ser um pouco reduzida e esteja certo de que intensidade pode ser tão capaz de suscetibilizar alguém a lesões quanto frequência/volume.

É beeem semelhante a um carro, imagine um carro que roda 25.000km/ano e um carro que roda 10.000km/ano, em ambos os casos se vc fizer as manutenções preventivas respeitando as quilometragens indicadas para tal, os carros tendem a ter durabilidade semelhante. Espero que consiga interpretar que isso foi só uma comparação para que consiga entender o que quero dizer.

desvantagens do split:

• - maior desgaste no corpo como um todo (articulações, tendões, músculo, SNC, etc).
    - gasta mais tempo e mais energia pra ter um resultado muitas vezes menor.
    - eterna luta entre as divisões possíveis, e o descanso jamais é tão bom quanto quando você treina o corpo todo num treino.
    - menor foco no que interessa: estimular crescimento e ganho de força

- A parte do desgaste já disse acima.

- Tempo e energia depende muito mais da disponibilidade da pessoa do que interfere no sucesso do programa.

- Não vejo problema em achar uma divisão que consiga se sentir bem treinando (aplicação de intensidade durante o treino e todas as questões envolvidas na recuperação).

- Para aumento de massa muscular e força não vejo problema em dividir os estímulos dados no corpo.

pra todos, não. só pra quem está apto a fazer os exercícios.

Vc quis dizer quem está apto a fazer os exercícios mais usuais do fullbody ou qualquer exercício físico??

eu mordo minha língua no dia que encontrar uma pessoa que, depois de meses estagnado nas cargas e no peso corporal por causa do treino split, não começar a ter ganhos consistente ao seguir uma rotina fullbody de no máximo 3x por semana.

Ótimo, também acho uma boa alternativa de treino.

logo que o carloscomp começou a frequentar o fórum e falar sobre rotina fullbody me parecia ridícula a idéia de treinar o corpo todo num dia, 2x por semana.

agora que eu entendo como funcionam as duas coisas, me parece absurdo querer dividir o corpo treinando 4 ou mais vezes por semana. tanto pela lógica quanto pela prática, depois de conhecer você ve a diferença gritante entre os dois métodos.

o ÚNICO caso (desde que a pessoa esteja apta a fazer os exercícios) em que eu considero o split melhor que o fullbody para ganhos de força e tamanho é pra quem usa esteróides.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Criar novo...