Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

BCAAs podem reduzir ou limitar o catabolismo protéico


lipe157

Post Destacado

BCAA

Atualmente diversos estudos sobre a suplementação de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) nos tem feito perceber a importância desses aminoácidos na performance dos esportistas em geral.

 

Os BCAA podem ser um dos suplementos mais benéficos para atletas de resistência. São três aminoácidos: leucina, isoleucina e valina e são encontrados principalmente em proteína animal. São considerados essenciais porque o organismo não pode sintetiza-los e deve ser adquiridos pela dieta.

 

Os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) estão na proporção de 15-20% nas proteínas do músculo. São responsáveis por ate 16% do fornecimento de energia para o músculo. Enquanto os demais aminoácidos são metabolizados no fígado ,eles são oxidados nos músculos periféricos.

 

Em mais de 10 anos , observou-se em estudos que os BCAAs são utilizados em maior quantidade durante a atividade física. Os BCAAs agem como fonte de combustível quando os estoques de glicogênio estão baixos, mantém o balanço de nitrogênio prevenindo o estado de catabolismo ocasionado pelo excesso de treino. Esses aminoácidos são liberados na circulação sangüínea pelo fígado durante a atividade física, atingindo a musculatura exercitada. São metabolizados diretamente nos músculos.

 

Os BCAAs participam do processo de geração de energia nas atividades físicas, principalmente as de longa duração evitando a fadiga central., pois recentemente descobriu-se que os processos de fadiga podem ter origem periférica e/ou central.

 

Os mecanismos de fadiga periférica esta relacionado com os grupos musculares envolvidos, sendo que esta fadiga pode acontecer pela depleção de fosfágenos (ATP/CP) e de glicogênio muscular.

 

A fadiga central esta ligada ao sistema nervoso central (SNC) que pode ocorrer pela queda da concentração de glicose plasmática (hipoglicemia) e pelo aumento da serotonina, um neurotransmissor responsável pelas sensações de sonolência, no SNC, devido o aumento de captação do triptofano, que é precursor da serotonina.

 

Este aumento pode estar relacionada à uma diminuição de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), pois eles competem com o triptofano pelo mesmo sistema transportador e por uma elevação plasmática de ácidos graxos livres que podem estar complexados à albumina competindo, então pelos mesmos sistemas de ligação dessas moléculas.

 

Estudos recentes verificaram que a concentração plasmática de triptofano aumenta e a de BCAAs manteve-se inalterada em uma situação de exercício prolongado com uma dieta baixa de carboidratos, aumentando a ralação triptofano/BCAA.

 

Pesquisas sugerem que completando a dieta do atleta com BCAA ajuda a prevenir a queda do desempenho durante o exercício prolongado e também, por isso , devido a competição na absorção não se deve suplementar BCAAs junto ao Triptofano.

 

Estudos demonstraram, também, a relação entre a suplementação dos BCAAs com o aumento do glicogênio muscular, o qual aumentaria a concentração de glicogênio no músculo.

 

Com a diminuição do transporte de glicose para o interior da célula, retarda o consumo de glicogênio muscular e a acidose metabólica, causadores da fadiga e com isso havendo a oxidação dos ácidos graxos livres durante o exercício físico retardando o acúmulo de lactato sangüíneo e muscular (causadores da fadiga muscular).

 

Esses dados enfatizam a importância dos carboidratos associado a uma suplementação de BCAAs na dieta para manter um nível ótimo desses aminoácidos. Os BCAAs podem reduzir ou limitar o catabolismo protéico, sua suplementação parece estimular a secreção de insulina, para isso sugere-se que a síntese de proteína atribuída ao uso do BCAA resulta do efeito da leucina de promover a secreção de insulina que é o ativador do anabolismo direto no processo de síntese de proteínas musculares.

 

Foi mostrado que os BCAAs podem suprimir o uso de outros aminoácidos para geração de energia durante o exercício prolongado evitando assim o catabolismo protéico durante as atividades extenuantes, com isso, preservando a massa muscular e evitando suas conseqüências indesejáveis.

 

Melhora a conversão de Glutamina em Alanina , aminoácido importante na manutenção da glicose sangüínea.

 

Outra função importante dos BCAAs é o diminuição do tempo de recuperação das micro-lesões resultantes do esforço físico, como também evitando-as.

 

Com isso, fazendo com que o músculo esteja recuperado mais rapidamente, resultando na melhora da performance e dos resultados. Fontes de BCAAs: São encontrados BCAAs em todas fontes de proteínas animal.

 

Os produtos derivados do leite contem grande quantidades deles mas atualmente a proteína isolada do soro do leite (WHEY PROTEIN) é uma das fontes mais ricas de BCAAs.

 

As proteínas animais e o WHEY PROTEIN contem respectivamente 15 e 30% de BCAAs. Encontra-se também nos suplementos na forma isolada ou associado

 

Os suplementos de aminoácidos apresentam como vantagem a absorção mais rápida do que os de proteínas , pois não precisam sofrer digestão porque encontram-se na sua forma livre. Hoje encontra-se à disposição uma variada gama de suplementos a base de aminoácidos.

 

Modo de usar: Pelo fato do BCAAs serem um poderoso estimulador da produção de insulina que pode causar a hipoglicemia ( retirada rápida da glicose circulante causando queda na performance), aconselha-se evitar o consumo imediatamente antes do treino.

 

Usualmente recomenda-se a ingestão de BCAAs até uma hora antes do treino e até duas horas após. Sugere-se consumir os BCAAs junto com WHEY PROTEIN que aumentaria os níveis desses aminoácidos de uma forma econômica e eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...

  • Respostas 16
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Galera,

Estou treinando pela manhã por volta das 6 horas, ás 5:15 hrs tomo o pré treino 1 MR, em seguida tomo esta vitamina mista de frutas com whey somente para não ir em jejum, além desta vitamina já valer por um pré treino, prefiro continuar tomando os dois porque está me dando resultado(força), mas minha dúvida é quanto ao BCAA.

Agua, banana, maça, mamão, aveia e umas 20 gs de whey.

Será que tenho que tomar tambem um bcaa antes deste treino? e quantos comprimidos?

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como o whey, 1MR, o BCAA voce não 'TEM' que tomar ele, voce pode muito bem alcançar seus objetivos sem eles, somente com alimentação, descanso e treino.

O BCAA deve ser consumido antes do treino para diminuir o catabolismo (uso da massa magra para geração de energia) durante o treino e/ou depois para acelerar o processo de reparação dos musculos, principalmente em treinos bem intensos e um pouco longos.

Ele pode ser tomado 2 comp. pré e 2 pós, ou 4 pré ou 4 pós, ou 6 pré e 6 pós, vai depender do seu peso.

Aquela força !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alanz e Heraldo, mas neste meu caso vcs acham que eu deveria tomar?

sim...claro...MAS

se vc for comprar um, BCAA em capsula..vai gastar umas 80 pratas ou ate mais(num bom BCAA para capsula)

entao..ja que a porção as vezes é de 2 a 4 cápsualas vc teria que triplicar essa quantidade para 12 capsulas ou ate mais...isso faria que o seu BCAA acabasse rapidinho...

entao..é melhor vc comprar um bom BCAA em pó e/ou leucina em pó...

é melhor o c x b

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou comprar um bom whey com uma boa quantidade de BCAA.

BCAA pode ser obtido não só pela suplementação, mas comendo ovo, carne animal, leite, queijo etc...

O seu corpo é quem tem que te avisar se precisa suplementar com BCAA. Como ? Voce pode suplementar BCAA se sentir um desgaste muscular grande depois do treino ou durante, ou perda de massa muscular com o tempo por causa do treino, perda de rendimento no treino etc etc..

Como o Heraldo e o chacalll disse, eu tambem apostaria numa leucina em pó ou BCAA em pó, o cxb é melhor ou mandaria um whey de qualidade melhor, junto com leite, carnes etc.

Aquela força !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho interessante o BCAA apenas para atletas de alto rendimento, assim há competição com o aa Triptofano e consequentemente retarndo na fadiga central. Outra estratégia de uso é para restrições calóricas na fase cutting.

Porque fiz esta introdução!??? Acho que vc não está no nível acima..por isso não haveria necessidade.

Ahh, não recomendo dietas antes (1-2 hr) dos treinos....vc acaba mobilizando o sistema digestório e o que vc precisa é de sangue nos músculos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...