Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Fator Psicológico da Suplementação Alimentar


Post Destacado

Já falamos algumas vezes sobre suplementação alimentar aqui no blog, e nossa opinião é sempre a mesma: os suplementos realmente podem contribuir, tanto para o ganho de massa muscular, como a perda de gordura ou o aumento da performance.

Porém, como o próprio nome já sugere, os suplementos são apenas complementos de uma alimentação que talvez não forneça os nutrientes que precisamos para evoluir fisicamente. E como os alimentos estão cada vez mais pobres em nutrientes, a suplementação alimentar fica praticamente obrigatória para pessoas que possuem objetivos físicos mais elevados, pois somente com a alimentação fica difícil obter os resultados esperados.

Porém, além da concentração mais específica de nutrientes que podem contribuir com nosso desenvolvimento, os suplementos estimulam um fator psicológico que pode ser muito poderoso para algumas pessoas.

Por exemplo: eu conheço pessoas que começam a tomar creatina, e no mesmo dia vão treinar e levantam mais peso do que antes. Segundo elas, já estão sentindo os efeitos da creatina e possuem mais energia.

Eu confesso que nunca fiz o teste, mas tenho quase certeza que se eu colocasse um pó qualquer e desse para a mesma pessoa tomar falando que é creatina, ela também se sentiria mais forte.

Outro ponto que é bem notado é a mudança de postura que a suplementação causa em algumas pessoas.

Já vi diversas vezes a seguinte situação:

Uma pessoa está treinando sem obter os resultados que deseja há algum tempo. Então, decide começar a tomar algum suplemento para alcançar seu objetivo, que quase sempre é ganhar massa, perder peso, ou definir. Pois bem, ela pesquisa em blogs ou em fóruns, vê qual é o suplemento mais falado do momento, compra e começa a treinar.

Efeitos-dos-Suplementos-300x225.jpg

Um mês depois ela vê ótimos resultados e atribui tudo ao suplemento. Porém, o que acontece na maioria das vezes é o seguinte: essa pessoa compra o suplemento e realmente acredita que agora vai ter bons resultados. Essa motivação faz com que ela pare de faltar nos treinos, se alimente corretamente, corte as baladas, e descanse mais. E tudo isso gera o resultado final.

Eu nunca vi nenhuma pesquisa científica que comprove o texto acima, porém eu convivo com muitas pessoas que treinam, e já venho observando esse fator motivacional há muito tempo.

Então, posso concluir que além dos benefícios nutricionais, é possível obter resultados muito bons através da suplementação graças a esse plus motivacional que ela causa em algumas pessoas. Principalmente quando o suplemento é caro, as pessoas passam a levar o treino, dieta e descanso muito mais a sério enquanto suplementam. E nós sabemos que esses fatores são essenciais para o progresso em qualquer programa de treinamento físico.

De qualquer forma, é sempre bom pesquisar bem antes de iniciar um programa de suplementação alimentar. Se você quer evitar o sensacionalismo e escolher suplementos que realmente vão contribuir para o seu progresso.

Fonte:http://definicaototal.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...