Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ruptura total do manguito


Tetsuo

Post Destacado

Depois de 24 dias de cirurgia e também usando a tipóia, meu ombro teve uma melhora até surpreendente. Mas desde o dia seguinte a operação, decidi manter uma dieta balanceada, comendo de 3 em 3 horas, priorizando proteína, carbo, quase nada de gordura, muitas frutas e verduras. Acredito que desse jeito tenha dado resultados, pois os cortes da cirurgia se fecharam em 14 ou 15 dias logo após a retirada dos pontos. Além disso, as dores da cirurgia praticamente sumiram. Antes tinha uma rigidez no ombro, agora ele está ficando flexível. E olha que ainda nem iniciei a fisioterapia. Já estou até segurando o talher e comendo quase normalmente com minha mão direita. Até então, comia apenas com a mão esquerda. Insisto em dizer que a melhora precoce tem a ver com a boa alimentação. Gostaria até de falar com meu médico para saber se não estou usando demais essa tipóia, pois as vezes fico sem ela e me sinto ótimo. Meu braço já não aguenta mais ficar dobrado dentro dela. Tive umas dores na lateral do bíceps por causa disso, que resolvi com gelo. Aliás, uso gelo desde que saí do hospital. Boa alimentação e gelo todos os dias realmente deram resultado. Estou muito satisfeito. Com certeza quando eu iniciar a fisioterapia, acredito que tudo ficará 100%. Eu espero. Ainda faltam duas semanas e meia para tirar a tipóia, exatamente 20 dias. Queria tirar agora, mas com tão pouco tempo, melhor terminar. Só não tenho certeza se voltarei a musculação, já que o médico insiste em dizer que meu caso é muito grave. E confesso que se o doutor aprovar a minha volta, vou ficar com receio toda vez que fizer alguma série, sempre achando que pode romper de novo. Ao menos barras paralelas eu não faço nunca mais. Não vou arriscar, pois os transtornos até fazer a cirurgia não foram poucos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Que bom que esta se sentindo melhor, mas porque após quase 1 mês ainda não foi liberado para fisioterapia ?

 

É que o médico me disse que a fisioterapia só vai iniciar após os 45 dias de uso da tipóia. Já se passaram 26 dias, agora restam 19. No dia 21 de novembro é que retornarei para marcar as sessões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

É que o médico me disse que a fisioterapia só vai iniciar após os 45 dias de uso da tipóia. Já se passaram 26 dias, agora restam 19. No dia 21 de novembro é que retornarei para marcar as sessões.

Estranho, mas se confia no seu médico, aguarde. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, mas se confia no seu médico, aguarde. Abraço.

 

Como ele sempre diz que meu caso é gravíssimo, talvez isso justifique os 45 dias. Mas eu tô achando demais. Cansa. E nesses 26 dias que passaram ainda não dormi direito, pois a tipóia incomoda, deixando meu braço dormente por estar dobrado, além de esquentar e coçar. Esqueci de mencionar que o médico me mostrou o filme da cirurgia. Vi o momento em que ele mostra o osso do meu ombro pelado, sem tendões, totalmente exposto. E um buraco que ficou nas costas, bem na linha do ombro. Lá também deveria ter tendões, mas tinha um espaço quase vazio. Essa diferença nas minhas costas dá pra ver claramente no espelho. É bem estranho. Fica logo abaixo do trapézio e esse local está achatado. Como se tivesse ocorrido um afundamento. E não tenho certeza se vou poder malhar novamente com esse "defeito". Dos inúmeros casos que ele trata atualmente, o meu é único. Essa cirurgia só corrigiu meu problema parcialmente, como ele mesmo disse. Os outros 50% será com a fisioterapia. Pelo menos meu ombro não estala mais. Acho que é porque o osso estava exposto, não é?

 

Eu não tenho certeza do que aconteceu comigo para chegar a esse nível de gravidade, mas desconfio de um desequilíbrio muscular. Talvez isso tenha gerado a lesão de um dos lados. Um lado mais fraco ou mais baixo, sei lá. É apenas suposição.     

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Como ele sempre diz que meu caso é gravíssimo, talvez isso justifique os 45 dias. Mas eu tô achando demais. Cansa. E nesses 26 dias que passaram ainda não dormi direito, pois a tipóia incomoda, deixando meu braço dormente por estar dobrado, além de esquentar e coçar. Esqueci de mencionar que o médico me mostrou o filme da cirurgia. Vi o momento em que ele mostra o osso do meu ombro pelado, sem tendões, totalmente exposto. E um buraco que ficou nas costas, bem na linha do ombro. Lá também deveria ter tendões, mas tinha um espaço quase vazio. Essa diferença nas minhas costas dá pra ver claramente no espelho. É bem estranho. Fica logo abaixo do trapézio e esse local está achatado. Como se tivesse ocorrido um afundamento. E não tenho certeza se vou poder malhar novamente com esse "defeito". Dos inúmeros casos que ele trata atualmente, o meu é único. Essa cirurgia só corrigiu meu problema parcialmente, como ele mesmo disse. Os outros 50% será com a fisioterapia. Pelo menos meu ombro não estala mais. Acho que é porque o osso estava exposto, não é?

Eu não tenho certeza do que aconteceu comigo para chegar a esse nível de gravidade, mas desconfio de um desequilíbrio muscular. Talvez isso tenha gerado a lesão de um dos lados. Um lado mais fraco ou mais baixo, sei lá. É apenas suposição.

Olá Tetsuo, um caso a parte pode sim ter uma demora maior para o início da fisioterapia, mas sem acompanhar não tenho como me posicionar melhor sobre isso.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Finalmente hoje, dia 21 de novembro, completei 45 dias de uso da tipóia, mas há uns 4 ou 5 dias atrás, já não estava usando. Entrei em contato com o médico e ele disse que não havia problema dispensar o uso mesmo antes do prazo. Meu ombro está excelente. Mesmo sem fisioterapia, alguns movimentos voltaram normalmente. Talvez apenas os de rotação do manguito estejam bem difíceis. Estou ansioso para começar a fisioterapia, que foi adiada, pois dia 21 aqui tem um feriado local, então o início é na próxima terça. Primeiro dia que dormi sem a tipóia foi sensacional, hehe!! Apaguei literalmente, foi uma ótima noite de sono. Espero nunca mais usar aquilo. 

 

Essa dor cortante por dentro, bem levezinha e suportável, que sinto no ombro, desaparece com eletrochoques e ultrassom, por exemplo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Após mais de 4 meses da cirurgia, já estou fazendo a décima terceira sessão de fisioterapia. Nunca imaginei que a recuperação do ombro fosse tão demorada. Além dos exercícios, a fisioterapeuta aplica sessões de choques junto com o que parece ser um laser vermelho, que esquenta meu ombro e gera um alívio. Tem ultrassom também. O que mais me incomoda é a fisgada, que parece que não vai sumir nunca. Meu ombro já faz alguns movimentos que não fazia antes. Agora a rotação do braço é que vai a passos lentos. A fisioterapeuta me explicou que essa rigidez em relação a rotação, é porque meu ombro foi "amarrado" e precisa ser solto para girar novamente. O tal laser vermelho ajuda a soltar, pois é como se fosse uma compressa quente. Mas os exercícios são fundamentais. Faço 13 exercícios no total. E em casa repito sozinho todos os dias os mesmos. Ela me recomendou musculação só daqui a seis meses. Não sei se conta do tempo que fez a cirurgia ou se conta do dia que começou a fisio. Ela deu a entender que malhar pesado nunca mais. Aliás, nem estou assim por isso, pois nunca malhei pesado. Estou assim por causa das paralelas, que romperam meus tendões. Tem como crescer sem malhar pesado? Ah, e só vou deixar de fazer a fisio quando o meu braço levantar, coisa que ele ainda não faz totalmente. A musculatura do bíceps e do ombro estão atrofiadas. Aliás, o bíceps "sumiu". E tem o fato do ombro ainda estar "preso". Talvez por isso não tenha força para levantar totalmente. Foram colocados duas âncoras e uns fios, que dá para ver na radiografia. Não sei do que é feito esses fios. Ficam no lugar dos tendões? Realmente não sei. Andar de ônibus, de bicicleta, empurrar carrinho de supermercado, dirigir, são algumas coisas que ainda não consgo fazer devido ao ombro fraco.  

Editado por Tetsuo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Fala meu amigo, realmente ombro é uma das recuperações mais chatas. Mas vc parece estar evoluindo normalmente.

Os fios não substituem os tendões, eles são colocados para aumentar a estabilização da articulação ou como sua fisioterapeuta disse "amarrar".

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala meu amigo, realmente ombro é uma das recuperações mais chatas. Mas vc parece estar evoluindo normalmente.

Os fios não substituem os tendões, eles são colocados para aumentar a estabilização da articulação ou como sua fisioterapeuta disse "amarrar".

Abraço

 

Estou me recuperando muito bem sim. A cada dia meu ombro está se soltando. A fisgada ainda está presente, mas não incomoda tanto como antes. Apesar da recuperação demorada, minha fisioterapeuta disse que estou evoluindo até bem rápido para quem só fez 13 sessões. Como eu tenho feito todos os dias em casa, talvez isso esteja fazendo a diferença. Fiquei usando o braço esquerdo durante uns 3 meses e ele já estava bastante cansado. A pouco tempo decidi distribuir pesos para os dois braços e o direito, do ombro operado, está reagindo muito bem. Não carrego coisas pesadas demais, é claro. Levar um ventilador ou empurrar uma cadeira, abrir a porta da geladeira. Coisas simples, mas que me deixa satisfeito por fazer e saber que tudo está melhorando. Sobre o problema de tentar levantar o ombro e sentir aquele peso que parece jogar ele para baixo, minha fisioterapeuta diz que isso é realmente demorado para resolver. Agora a estabilidade do meu ombro me surpreende a cada dia. Isso foi o que mais evoluiu.

Editado por Tetsuo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...