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    • Por Ronaldo FIBRA
      Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (USP): basta acessar o link:

      http://www.fcf.usp.br/departamentos/pagina.php?menu=107&pagina=602&departamento=1

      Abraço.


      ---

      Para visualizar as propriedades do alimento que deseja basta colocar o nome do mesmo no campo para pesquisa, conforme está indicado na imagem abaixo:
       

       
    • Por Linhares
      gostaria que vcs falassem o melhor pao para se comer ou aqueles que vcs que buscam aumentar a massa muscular usam e pq ninguem recomenda o pao françes???: engorda muito??
    • Por zeus_2003
      ae galera......to querendo ganhar massa........malho a 1 ano....tenho 1,79 e 67 kg.........ultimammente tenho comido muito pão.......uns 3 pela manhã e uns 3 a tarde..........o pão faz mal ?...........vai me dar muita gordura ?......pq quero ganhar massa magra e não gordura.........to tarado por pão....rssss.............o q eu faço ?
    • Por rafaelcorrea
      ÍNDICE GLICÊMICO: Comidas com Índice Glicêmico alto fazem o corpo produzir quantidades enormes de Insulina.
      Para quem não sabe o Índice Glicêmico (IG) é um fator que diferencia os carboidratos. Este índice está relacionado com o nível de açúcar no sangue, ou seja, toda vez que ingerimos carboidratos estes entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades, com isso podemos classifica-los de acordo com sua habilidade em promover esta entrada.
      Quanto mais rápido, maior vai ser a descarga de insulina, pois o corpo tenta manter o equilíbrio. Esta escala está relacionada em porcentagens de uma comida padrão,que no caso é o pão branco que tem valor igual a 100.
      Comidas que afetam pouco a resposta de insulina no sangue são chamadas de baixo valor glicêmico, e as que tem descarga alta, de alto valor glicêmico, algumas possuem um valor até mais alto que o pão branco.
      Porque isto é importante? Se você come comidas com IG alto o corpo lança quantidades enormes de insulina, para manter normais os níveis de açúcar, a insulina é um hormônio que tem o poder de levar o açúcar para dentro dos músculos na forma de glicogênio, mas estes depósitos têm uma capacidade limitada, por série complexa de reações, todo o excesso de glicose no sangue é convertido em ácidos gordurosos e triglicérides, que subseqüentemente é armazenado na forma de gordura.
      O que é pior, é que se você continua comendo sempre comidas de alto IG seu corpo começa a adquirir uma certa resistência á insulina. Seus receptores vão deixando de metabolizá-lo de forma ideal, então seu corpo para compensar começa a produzir uma quantidade ainda maior de insulina.
      Pessoas com resistência a insulina têm seu índice de glucagon também alto, glucagon é o hormônio antagônico a insulina, ou seja faz o papel inverso ao da insulina, quando o nível de açúcar sanguíneo está baixo ele retira o glicogênio dos músculos para normalizar a taxa sanguínea.
      Em resumo, pessoas com insulina resistentes são tipicamente mais gordas que o ideal com menos massa magra (músculos).Hoje as pessoas continuam se tornando mais gordas apesar das comidas serem livres de gorduras (fat-free).
      Vejamos um pouco da história.Antes do Século XVII, os grãos para se fazer pães eram moídos de forma artesanalmente,assim a granulometria ficava grandes e os pães pareciam que continham areia.Quando veio os moedores de alta velocidade conseguiu se uma farinha muito mais refinada e pães muito mais bonitos e macios como os de hoje.A partir daqui, o número de diabetes aumentou consideravelmente ao redor do mundo.
      O que aconteceu ?!
      Como o refinamento dos grãos, os carboidratos presentes passaram a ser absorvidos com muito maior rapidez, maior até que o açúcar comum,com isto estourando a produção de insulina leva aos problemas acima descritos.
      Muitas outras coisas além da granulometria interferem no índice glicêmico, embora haja muitas fat-free no mercado, isto está ajudando as pessoas ficarem mais obesas, se você retira a gordura dos alimentos as partículas de carboidratos são absorvidas muito mais rapidamente. Agora se você associa as duas coisas-farinhas refinadas e sem gordura, você produz alimentos com IG inacreditáveis.
      Por isso bolachas fat-free, pão branco, bolos de arroz e até mesmo batata assada, não são boas comidas.O cozimento também é um fator que aumenta o IG.
      Há algumas regras que podem melhorar seu cardápio, você deve evitar carboidratos altamente processados.
      Tente comer um pouco de gorduras boas (EFA'S) junto com seu carboidrato, se você tem que comer carboidrato processados que tal colocar um pouco de cada macroniente junto, ou seja, tente sempre comer comidas em combinação, carboidratos, gorduras e proteínas em conjunto.
      A comida ideal seria uma comida onde você não altere muito o nível de açúcar sanguíneo.
      O interessante é que você pode usar este efeito a seu favor, logo o treino seu corpo está pedindo por carboidratos, aminos, creatina e tudo mais que você possa oferecer, portanto neste período ou "janela de oportunidade", deve-se então ingerir carboidrato com o maior índice glicêmico possível como a Dextrose que tem sua fórmula química idêntica a da glicose sanguínea e um IG = a 137, junto com aminos ou uma proteína de fácil digestão como a whey protein e mais creatina, pois estudos demonstraram que creatina junto com carboidrato de alto IG tem uma utilização muitas vezes melhor do que tomada pura.
      É que a insulina é um hormônio altamente anabólico e se você une as duas coisas, a necessidades do seu corpo mais a força da insulina em "empurrar" aminos, cretina e carboidrato para dentro dos depósitos musculares,faz com que esta seja talvez a mais importante refeição do atleta moderno.
      Durante todas as outras refeições, deve-se manter o índice glicêmico o mais estável possível,somente no pós treino é que se utiliza o artifício de alto IG.
      Um provável erro que muitos atletas cometem na preparação para um campeonato, é na chamada super compensão de carboidratos, onde - se come muito carboidrato simples, causando descargas de insulina o dia todo e se o músculo não conseguir absorver toda a glicose sanguínea, resulta em armazenamento de gordura, que é justamente o que se quer evitar prestes a uma competição.
      Por isso segue uma pequena lista de carboidrato e seus respectivos valores de IG.
      Lembrando só que estes valores são puros, se você adiciona gordura e proteína,você consegue baixar consideravelmente, com esta matéria esperamos que você consiga montar melhor seu cardápio, afim de atingir suas metas.
      PRODUTOS DE PADARIA
      Bolo de banana feito com açúcar------------67
      Bolo de batata-----------------------------77
      Bolo de banana feito sem açúcar------------79
      Pizza de queijo----------------------------86
      Muffins------------------------------------88
      Bolo, pudim de leite condensado------------93
      Croissant----------------------------------96
      Bolo comum---------------------------------98
      Donuts------------------------------------108
      Waffle------------------------------------109
      BEBIDAS
      Soja leite---------------------------------43
      Laranja------------------------------------94
      Fanta--------------------------------------97
      PÃES
      Aveia Farelo de trigo & Pão de mel---------43
      Núcleo de cevada, pão----------------------55
      Núcleo de centeio, pão---------------------66
      Centeio, pão-------------------------------78
      Hamburger,pão------------------------------87
      Farinha de centeio,pão---------------------92
      Semolina,pão-------------------------------92
      Farinha de cevada,pão----------------------95
      Pão de trigo,fibra alta--------------------97
      Pão de trigo-------------------------------99
      Pão de trigo, branco----------------------101
      Bagel, branco-----------------------------103
      Pão de lanche-----------------------------105
      Pão de trigo,glúten livre-----------------129
      Baguette francês--------------------------136
      CEREAIS DE CAFÉ DA MANHÃ
      Farelo de trigo----------------------------27
      Kelloggs' com Farelo de trigo--------------55
      Aveia Farelo de trigo----------------------78
      Muesli-------------------------------------80
      Mingau de aveia----------------------------87
      Nutri-granola------------------------------94
      Trigo Biscoito----------------------------100
      Cheiros-----------------------------------106
      O café da manhã em barra de cereais-------109
      Arroz Krispies----------------------------117
      Cornflakes--------------------------------119
      GRÃOS DE CEREAL
      Cevada-------------------------------------36
      Centeio------------------------------------48
      Trigo núcleo-------------------------------59
      Arroz fervido 1 minuto---------------------65
      Arroz branco-------------------------------83
      Cuzcuz-------------------------------------93
      Arroz Sunbrown Quick----------------------114
      Tapioca fervida com leite-----------------115
      Arroz fervido 6 minutos-------------------128
      Arroz Bolos-------------------------------110
      BISCOITOS
      Aveia biscoitos----------------------------79
      Café matutino biscoitos-------------------113
      COMIDAS DE LEITERIA
      Iorgurte light com adoçante----------------20
      Leite + 30g farelo de trigo----------------38
      Leite integral-----------------------------39
      Leite desnatado----------------------------46
      Yakult(leite fermentado)-------------------64
      Sorvete, light-----------------------------71
      Sorvete------------------------------------87
      FRUTA E PRODUTOS DE FRUTA
      Cerejas------------------------------------32
      Pêra,fresca--------------------------------53
      Maçã---------------------------------------54
      Ameixa-------------------------------------55
      Maçã suco----------------------------------58
      Pêssego, fresco----------------------------60
      Laranja------------------------------------63
      Uvas---------------------------------------66
      Abacaxi suco-------------------------------66
      Pêssego,enlatado---------------------------67
      Suco laranja-------------------------------74
      Kiwi---------------------------------------75
      Banana-------------------------------------77
      Fruta coquetel-----------------------------79
      Manga--------------------------------------80
      Passas-------------------------------------91
      Melancia----------------------------------103
      LEGUMES
      Feijão-soja enlatado-----------------------20
      Feijão-soja--------------------------------25
      Lentilhas----------------------------------36
      Feijões assados, enlatados-----------------69
      Lentilha verde enlatada--------------------74
      Feijões largos(feijões de fava)-----------113
      MACARRÃO
      Fettuccine---------------------------------46
      Raviole,carne------------------------------56
      Espaguete,ferveu 5 min.--------------------52
      Espaguete,branco---------------------------59
      Capellini----------------------------------64
      Macarrão-----------------------------------64
      LEGUMES DE RAIZ
      Inhame-------------------------------------73
      Batata doce--------------------------------77
      Beterrabas---------------------------------91
      Batatas cozidas em vapor-------------------93
      Batata triturada--------------------------100
      Cenouras-----------------------------------70
      Batatas cozidas e trituradas--------------104
      Batata assada microondas------------------117
      Batata assada-----------------------------121
      AÇÚCARES
      Frutose------------------------------------32
      Lactose------------------------------------65
      Mel----------------------------------------83
      Sacarose-----------------------------------92
      Glicose(Dextrose)-------------------------137
      Glicose tabletes--------------------------146
      Maltose-----------------------------------150
      fonte:
      http://www.fisiculturismo.com.br/forum/ ... 04&forum=4
      tabela completa do IG: http://www.mendosa.com/gilists.htm
    • Por Aviador
      Galera,

      no lanche da tarde ou no café da manhã muita gente come pão integral com peito de peru e queijo branco. A minha pergunta é: essa é realmente um boa opção de lanche pra quem treina pra hipertrofia ou pra definição ou seria muito melhor se adaptar à famosa dupla batata e frango dos fisiculturistas profissionais?


      Opinem aê!

      Abç
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