Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pode o Médico Prescrever Anabolizantes para Hipertrofia ou Acompanhar um Ciclo?


TribalWolf

Post Destacado

Leia meu post acima q editei e veja se compreende o que eu disse.

ALEM do mais, nao tenho q discutir mais nada.Ja citei os devidos codigos e tenho certeza do que estou te falando: nao cabe e nem é permitido ao médico brincar com seus pacientes...sair por ai receitando qquer medicamento sem os mesmos precisarem ou que possa reverter/aliviar/melhorar algum quadro clinico.Receitar esteroides anabolicos p/ pessoas normais, que nao os necessitam terapeuticamente é de uma forma ou de outra contribuir p/ q aparecem efeitos colaterias nessas pessoas e lesar a saúde das mesmas.Isso é proibido no código de ética médica e ja falei...leia os capitulos e os artigos..ai se quiser descordar vá descordar de quem escreveu aquilo .

Embora eu use e seja favoravel ao uso de aes eu nunca passei nenhum tipo de aes p/ ninguem sem antes orientar sobre os riscos,etc..alias, só receitei virtualmente memso...vc nunca vai me ver atendendo em um consultorio indicando aes..o maximo q posso fazer é ajudar a amenizar os colaterais ou orientar o usuario a nao fazer maiores cagadas ja q o mesmo insiste em usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


ah é? E vc pode me falar o pq q administram a clonidina pra paciente sofrendo de deficit de somatropina, ou ainda o uso de betabloqueador em paciente DPOC??..pode me dizer???

Nao se faça de desentendido meu jovem...o que estou querendo dizer é que o médico nao pode passar um medicamento que uma pessoa nao tem necessidade nenhuma se esse medicamento nao vai ajudar em nada em seu quadro clinico ou até agrava-lo.Se descubrissemos que um remedio terapeuticamente utilizad p/ disfunçao ertil fosse a cura da AIDS, obviamente que o pacinete q tem AIDS e nao necessita de um medicamento p/ disfunçao eretil poderia sim ser medicado com esse medicamento p/ disfunçao ereitl, mas pq isso levaria a uma melhora em seu quadro clinico ....agora, vc usaria tal medicamento se ele nao fosse ajudar em nada??Claro q nao usaria...isso poderia provacar uma serie de colaterias desnecessarios em seu paciente e vc responder isso p/ o resto de sua vida.

ps: esse telefone nao é meu caralh o //leia direito isso ai...esse endereço e telefone é do Dr.Joao Alberto de Mattos....meu ex-professore na minha opiniao o cara q mais manja disso.

Acho que o que vc disse está CERTISSIMO e CONCORDO PLENAMENTE... MAs o assunto aqui é BENEFICIO / RISCO... Ou seja, visto que anabolizantes NAO TRAZEM BENEFICIO NENHUM AO PACIENTE (ou beneficio meramente estetico), associado a altos riscos, seu uso deveria ser RESTRITO A CASOS EXTREMOS...

O fato é que, SE O MEDICO ACHAR QUE EXISTE BENEFICIO ele PODE PRESCREVER... NAO QUERO ENTRAR NA DISCUSSAO DE PRINCIPIOS MORAIS DA CLASSE MÉDICA, MAS AO MEU VER ISSO É BESTEIRA....

A MESMA COISA A FLUTAMIDA, CHEIA DE RISCOS E MESMO ASSIM È PRESCRITA PRA MYULHERES PRA ACNE, SEM ESTUDOS CLINICOS RECONHECIDOS... ACNE, podendo gerar cancer e feminilização de FETO...

NAO ME COMPREENDA MAL, CONCORDO COM VC NA ESSENCIA DO PENSAMENTO... MAS AFIRMAR QUE O CONSELHO NAO ADMITE MEDICO PRESCREVENDO ANABOLIZANTES FOI ERRADA...

Concordo com vc, acho que remédio nao é brinquedo pra ficar fazendo merda, e acho que nao deve ser prescrito apenas em casos de extrema necessidade...

O problema é que , já que o povo vai usar, e se deixar, o povo usa qualquer coisa de qualquer jeito, alguem tem que tentar reduzir danos... E é isso que eu venho fazer aqui.. além de aprender é claro..

Vamos buscar um exemplo... VC fez internato aonde? Chegou a fazer residencia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A atitude de Pilatos - lavar as mãos e dar as costas ao que acontece, sem se envolver - talvez se encaixe melhor no conceito de Ética que um famoso colega de profissão, o qual admiro muito, emitiu logo após a minha entrevista truncada e editada pelo SBT pois, segundo ele (e de acordo com o Código de Ética Médica), o médico não pode receitar esteróides anabolizantes para quem não esteja precisando. Segundo um artigo do Dr. José Maria Santarem intitulado “O médico e os anabolizantes”, não é proibido ao médico receitar medicamentos esteróides anabolizantes mediante receituário médico; o que é proibido é o uso por parte de atletas de competição. O que foi prescrito é uma quantidade pequena, para um paciente que não é atleta competitivo, cuja necessidade é pessoal e profissional, sendo que o ato médico realizado visou apenas preservar a integridade do paciente , dando uma opção com toda a certeza segura , ao invés de virar-lhe as costas para que o mesmo se submetesse a uma overdose perigosa de múltiplos esteróides anabolizantes , inclusive de origem e qualidade duvidosas.

O que vc me diz a respeito disso que vc postou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como vc diz q receitar esteroides anabolicos p/ pessoas que realmente nao necessitam de usa-los nao é errado?

Claro que é errado e o conselho de ética médica deixa bem claro isso.

Imagina que eu resolva fazer isso em um individuo de 16 anos por exemplo , que apenas quer aumentar sua massa muscular, nao tem necessidade terapeutica de usar tal droga e acaba tendo fechamento precoce dos discos de crescimento localizados nas epifises ósseas??

Esse individuo terá uma limitaçao de crescimento, a toa, por irresponsabilidade de um médico que resolver passar esteroides anabolizantes a esse jovem sem o mesmo ter real necessidade, nem ao menos uma disfuçao hormonal.

Ou entao, chegar um paciente querendo perder peso e ao invez de dieta exercicios eu entupir o cidadao de HGH e de repente, ele apresentar a médio/longo prazo acromegalia, desenvolvimento de alguma neoplasia pre-existente, ou diabetes??O cara só queria emagrecer...e eu consegui fu der com ele inteiro...

Vamos ser racionais.Com medicamento e com saude dos outros nao se brinca.Se quer se entupir de anabolizantes ou fazer de seu corpo uma cobaia, ok, concordo e nao tenho nada com isso, mas agora usar um outro ser humano como cobaia, sendo que essa cobaia nao será util p/ nada no futuro, apenas p/ chegar a 47 cm de braço e com 5% de goredura...eu discordo totalmente e sempre irei descordar.

As pessoas confiam muito nos médicos e sendo assim, nao podemos sair por ai querendo abusar dessa confiança e testar nossos conhecimentos nos corpos alheios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, chegamos ao ponto em comum, faço das suas palavras as minhas... A questão é: SERÁ QUE O MÉDICO VAI NEGAR O MEDICAMENTO À ESSE ADOLESCENTE? SERÁ QUE NEGARÁ FORNECER UAM RECEITA DE HGH PARA ESSE CARA?

Ou seja, o CÓDIGO DE ÉTICA depende apenas da capacidade e índole do profissional em afirmar a relação risco benefício... Se esse médico resolver prescrever, ele estara atestando que existe beneficio risco favoravel para o uso ... Logo, estará amparado... Esse é o problema...

Realmente as pessoas confiam demais nos médicos... Claro que são os profissionais mais preparados para resolver os problemas, mas quem é responsavel pela sua saúde é vc mesmo... E poucas pessoas percebem isso.. Os profissionais médicos estao aqui pra ajudarnos quando precisamos, e mesmo assim temos várias pessoas se submetendo a tratamentos cheios de vieses utilizando coqueteis de anorexigenos, anti depressivos , efedrina e diureticos, achando que o "médico gente boa" está dando pra ela uma nova vida...

Em parte a responsabilidade é dos pacientes... Em parte , dos médicos que acreditam que devem prescrever esse tipo de coisa para casos de falta de satisfação com a propria estética...

É bom saber que a mentalidade dos médicos de hoje pode ser igual a sua... Ciente que não se pode utilziar cobaias apenas por usar um jaleco branco... Sem querer babar o ovo, mas gostaria de te dar parabéns pela forma de pensar... Sinceramente... Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pharmabio, eu entendo com seu pto de vista e virtualmente vc até está certo, pois diversas prescrições, procedimentos são realmente feitos sem uma base previa de estudo, ou estes de forma insuficiente. Acontece que rolam 2 coisas:

1o., o procedimento correto (ou pelo menos mais correto) é basear sua conduta no que já foi provadamente ser eficaz e fim. Isso não tem discussão, se tal coisa é melhor fazer de tal jeito ou tal droga prescrita de tal forma é assim que deve ser. (apesar de, evidentemente, nem sempre ser assim, mas seria o correto, o ético)

2o. É uma discussão mais puramente ética o uso de qualquer coisa com o fim de "mudar" um ser previamente saudável submetendo-o a alguns riscos. Pelo menos s/ respaldo cientifico. É bem esse o pto de vista. P. ex. uma cg plástica envolve riscos, e realmente cabe ao médico decidir se é viável ou não, pesando os riscos e benefícios. Mas isso ele pode fazer baseado em estudos estenuantes, que demostram as indicações, as tecnicas possiveis.... Com anabol não existe nada assim. Então, digamos que até pode-se prescrever um anabol com o objetivo de mudança fisica, mas se der qquer cagada o médico está fudi, pois não existe até agora respaldo cientifico p/ essa situação. E nesse pto entra muito a questão ética, pois os objetivos do uso de anabol nesse caso seriam p/ mudar um ser humano, aumentar sua massa msucular a cima do geneticamente determinado...digamos que só tivesse efeito benéfico..mesmo assim, até agora, vc não tem direito de fazer tais mudanças. É uma discussão semlehante, p. ex, à clonagem. Eqto esses critérios éticos não ficarem evidentes, vc não pode incorrer no erro.

O uso de anabol pode sim ser prescrito pelo médico. Porém esse uso se verá em situações bem documentadas e já definidas (ainda mais pela questão ética envolvida), como hipogadismo hipogonadotrófico, algumas hematopatias, impotencia, puberdade retardada....

Vc citou um monte de drogas coisa e tal. É verdade que exitem coisas sendo testadas e outras drogas sendo usada..lálálálá.. Mas p. ex, ainda é preferível dar tetrriclina, fazer tto com drogas tópicas em mulheres ao invés de submetê-la a uma droga teratogenica (num primeiro passo) e ser for faze-lo existe, como vc deve saber, uma enorme burocracia p/ prescrição de tais drogas, envolvendo concientização da pc, assinatura de termo de responsabilidade... e a droga que sem duvida seria escolhida seria a isotretinoina. Aí digamos que nada funcionou. Pode ser que usem a flutamina, que vc citou, com pouco respaldo mesmo, mas com alguns testes já. Qual a diferença básica, nesse caso? seria uma doeça, acne, provavelmente conglobata ou pior (grau iV, pex.), resistente aos demais ttos.

Já no caso dos anabols o uso não envolveria qquer necessidade sobre alguma patologia, ou resistencia àlgum tto.

Portanto, concluindo, apesar de controverso, não sendo p/ as claras e às vezes até mais inimagináveis, finalidades TERAPEUTICAS, o uso de anabols, como muitos livros dizem "devem ser desencourajados" e portantos são proibidos, tal como sua compra e venda s/ receitas.Logo, concordo c/ o Zé, apesar de concordar em se tratar de hipocrisia!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato esse o ponto da questão... O problema aí reside no profissional médico.. A pergunta foi se o médico PODE prescrever anabolizantes.. A resposta é PODE.. Mas só se houver relação benefício/risco positiva... Isso quer dizer que no ganho de massa muscular isso NAO SE APLICA, pois os beneficios são minimos e secundários quando comparados aos riscos... O peoblema é que é o médico que determina o benefício primario, e se ele aprovar o uso pra um atleta, ele pode sim prescrever... Incorrendo dano, esse profissional será submetido a uma junta de avaliação no conselho de classe que arbritará a respeito da decisão...

Tomemos como exemplo a flutamida, diferentemente da isotretinoina, éla não apresenta termo de consentimento ou resposabilidade, não é usado apos a isotretinoina e sim antes, e apenas em mulheres... AS maiores indicações são de acne (normal resistente a tetraciclina ou recidivante), acne androgenica, hirsutismo e alopécia androgenética.... O beneficio é minimo comparado aos riscos.. Falo isso por estar trabalhando atualmente num artigo que poderá levar a suspensao do uso da flutamida em pacientes femininas....

E esses médicos podem prescrever a vontade, visto que ELES se responsabilizam pela relação risco/beneficio... Ou seja, ELE arbitraram a favor do uso por enxergar que o uso de anti androgenicos em pacientes para fins estéticos cosmetologicos não graves era viável...

Claro que se um feto sofrer feminilização, e a paciente submeter o profissional a processo no conselho de classe, dificilmente o médico saira impune...

O mesmo aconteceu agora em brasilia, com um profissional prescrevendo clonidina para pacientes que gostaria de crescer mais na adolescencia.. Constatado que a curva de somatropina estava dentro dos padroes genéticos da familia (pais de baixa estatura), ele comecou uma terapia de clonidina (sabidamente um estimulante de somatropina para diagnostico laboratorial) a LONGO PRAZO... Ou seja, ele quer repetir o sinal de clinidina pra aumentar a sintese de HGH... Também acompanhei o caso e não existem estudos que avalisem o uso de longo prazo... Adivinha o que aconteceu, o paciente foi a obito por hipotensao profunda, logicamente seguida de edema pulmonar, choque e coma... Será que valia o risco de usar clonidina em paciente adolescente (12 anos) só pra crescer mais que os pais geneticamente? Mesmo nao existindo patologia, e sim uma insatisfação com o corpo?

O lipostabil e nossa doutora patricia rittes? Que vantagem terapeutica o lipostabil oferece? E os riscos desconhecidos devido a completa falta de estudos do uso de uma substancia desenhada pra ser endiovenosa e usada como cosmético?

Em TODOS os casos acima, os riscos eram muito maiores que os beneficios (nao terapeuticos), no entanto a prescrição ocorre... OU SEJA, O MÉDICO ARBITRA SOBRE A RELACAO RISCO BENEFICO... Se ele achar que há beneficio, ele PODE PRESCREVER...

É somente esse meu ponto... O codigo de ética médica falha em especificar esses casos, entende? Logo, o codigo de ética médica não proibe... Afinal o que é o codigo.. Em deontologia vc deve se lembrar que são um compilado de leis que determina as boas açoes, não necessa´riamente prevendo punições, e deve ser estabelecido antes do infração ocorrer...

Talvez esteja na hora de criar um código mais restrito, OU , criar profissionais menos aventurosos e dispostos a submeter pacientes que sofrem com insatisfações internas em cobaias...

Depois de citados os exemplos, o que vc acha.. quero uma opinião sincera, mesmo porque tive a oportunidade de estudar a fundo o caso desses medicamentos, e todos sao prescritos no pis inteiro...

Será realmente que os anabolizantes não se enquadram nessa lista, lembrando que a flutamida não é pra acne grave, e sim pra acne normal, entre as outras indicações acima mencionadas...

Resumindo: A questao de beneficio é variavel a depender da interpretação do médico e do interesse nesse paciente... Se ele achar que vai ajudar fazendo o adolescente ganhar mais massa muscular, OU se ele achar que da pra ficar rico com esse negocio, ele pode se por a favor... Um dos pilares da prescrição é tornar o médico o responsável pela introdução da terapeutica medicamentosa na casuistica... E por ela ser responsabilizado por quaisquer danos (em caso de má pratica, claro) acometidos ao paciente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...