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Respiração durante os exercícios

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20 posts neste tópico

Durante o exercício de barra, o correto é inspirar quando subo(faço esforço) e expirar quando desço? É assim que eu faço naturalmente, mas percebi que algumas pessoas fazem exatamente o contrário. Alguém sabe qual o certo? Já ouvi dizer que estou errado, uma vez que devemos sempre expirar no momento do esforço.

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No caso do supino, inspiro quando desço a barra, e expiro quando subo...

Rosca direta por exemplo, a mesma coisa.qdo desço, inspiro, quando subo, espiro...e por aih vai...

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já foi discutido várias vezes esse assunto...por favor veja os outros tópicos
:) Só para complementar, a respiração nos pesos deve ser feita sempre pela boca e sempre com esta aberta, a fim de se evitar a "apneia" e cair para o lado, pois estamos a fazer um exercicio anerobio.

Morais

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expire no momento de maior contraçao... e expire quando volta na posiçao inicial

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na barra seria bom vc respirar quando está descendo pois a musculatura fará uma expansao dos arcos costais e aumentara ou mantera a mesma quantidade de o2 inspirado porém será menor o gasto energético para isso e no supino a inspiração no momento de subida da barra fará uma expansao toraxica melhorando a contracao do peitoral diminuindo a desvantagem mecanica.

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Entao no supino ficaria assim:

Inspira na parte concentrica e expira na parte excentrica...

Já nos outros exercícios se faz o contrário?

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Quando faço exercício anaeróbicos eu preciso respirar? Pensei que era só nos aeróbicos! :-?

Não existe um exercício que seja exclusivamente aeróbio ou anaeróbio.

O que há é a prevalência de um sistema sobre o outro. No caso da musculação para hipertrofia onde se treina a força dinâmica, há a predominância do sistema anaeróbio sobre o aeróbio. O fato de se fazer um exercício de predominância anaeróbia não quer dizer que vc não tenha que respirar(apnéia), mas sim que o organismo vai se utilizar de reações anaeróbias para conseguir dar conta das demandas energéticas

na unidade de tempo(que são altas nesse tipo de exercício), uma vez que as reações anaeróbias(que não necessitam de oxigênio), disponibilizam energia de forma muito mais rápida do que as reações aeróbias, que disponibilizam a energia de forma mais lenta. Claro que há treinos que são feitos totalmente em apnéia(por exemplo, os 100 metros rasos no atletismo, que duram cerca de 10 segs., e durante o qual não se respira).

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Não existe um exercício que seja exclusivamente aeróbio ou anaeróbio.

O que há é a prevalência de um sistema sobre o outro. No caso da musculação para hipertrofia onde se treina a força dinâmica, há a predominância do sistema anaeróbio sobre o aeróbio. O fato de se fazer um exercício de predominância anaeróbia não quer dizer que vc não tenha que respirar(apnéia), mas sim que o organismo vai se utilizar de reações anaeróbias para conseguir dar conta das demandas energéticas

na unidade de tempo(que são altas nesse tipo de exercício), uma vez que as reações anaeróbias(que não necessitam de oxigênio), disponibilizam energia de forma muito mais rápida do que as reações aeróbias, que disponibilizam a energia de forma mais lenta. Claro que há treinos que são feitos totalmente em apnéia(por exemplo, os 100 metros rasos no atletismo, que duram cerca de 10 segs., e durante o qual não se respira).

Faço 3 séries de 10 repetições no supino. Só uso 15kg, mas faço em apnéia. Será que é por isso que eu fico quase morrendo já na sexta repetição? :)

O meu instrutor disse que eu devia fazer 15 repetições, mas não dá. Meu colega diz que eu começo a ficar roxo na oitava!

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QM FALO PRA VC FICA SEM RESPIRA?

VC TEM QUE RESPIRA DURANTE OS EXERCICIOS.

O JEIT CERTO JÁ FOI DITO AI EM CIMA.

MAS NUNCA PRENDA A REPIRACAO DURANTE OS EXERCICIOS!

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Tem algum problema respirar de qualquer jeito?

O que se recomenda é expirar durante a fase concêntrica e inspirar durante a excêntrica. Respirar de qquer jeito não vai lhe possibilitar uma boa coordenação do movimento, além do maior risco de se realizar manobra de Valsalva(expirar com a glote fechada).

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Faço 3 séries de 10 repetições no supino. Só uso 15kg, mas faço em apnéia. Será que é por isso que eu fico quase morrendo já na sexta repetição? :)

O meu instrutor disse que eu devia fazer 15 repetições, mas não dá. Meu colega diz que eu começo a ficar roxo na oitava!

Não é recomendado prender excessivamente a respiração durante a execução de treinamento de força, pois nessa condição, a pressão sanguínea se eleva muito , principalmente se a glote estiver fechada. A pressão sanguínea elevada torna mais difícil o trabalho do coração para bombear o sangue através da aorta, e isso passa a requerer uma maior quantidade de energia da musculatura cardíaca, aumentando os riscos de isquemia cerebral quando se trabalha com cargas altas e manobra de Valsalva, ocasionando a clássica palidez e tontura durante e ao término do exercício. Resumindo, respire corretamente e verá que a execução do exercício tornar-se-á mais fácil e mais confortável.

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Não é recomendado prender excessivamente a respiração durante a execução de treinamento de força, pois nessa condição, a pressão sanguínea se eleva muito , principalmente se a glote estiver fechada. A pressão sanguínea elevada torna mais difícil o trabalho do coração para bombear o sangue através da aorta, e isso passa a requerer uma maior quantidade de energia da musculatura cardíaca, aumentando os riscos de isquemia cerebral quando se trabalha com cargas altas e manobra de Valsalva, ocasionando a clássica palidez e tontura durante e ao término do exercício. Resumindo, respire corretamente e verá que a execução do exercício tornar-se-á mais fácil e mais confortável.

Cara, pode crê. Hoje fiz minha série de supino respirando. Muito melhor! Acho até que dá para fazer as 15 repetições depois de uns treinos. :)

Mas um colega meu, diferente de vocês, disse que é melhor expirar quando estivesse subindo o peso. Ele falou que se eu conseguisse soprar a barra ela podia até subir com mais facilidade. Para mim pareceu lógico, mas não senti muita diferença. Isso procede? :-?

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Soprar a barra pra ela subir com mais facilidade??? Das duas, uma.... ou vc faz com peso de isopor ou vc e seu colega tem o supersopro!!!!

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Acho que não tem nada a ver mesmo. Ainda que ajude um pouco (o ar, com certeza, deve provocar algum empuxo na barra), o objetivo é forçar o músculo não é verdade?

Quanto mais esforço melhor, pois a resposta do músculo é mais rápida!

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sim, mas ai vc vão estar causando a manobra de valsava, vai aprimorar a ação dos músculos... mas as conseguencias não valem nenhum pouco a pena, a adoção da manobra de valsava no inicio do levantamento de peso aumenta a pressão arterial bruscamente e a medida que a pressão intratoracica eleva força o sangue proveniente do coração para dentro do sistema arterial o que pode causar redução de sumprimento sanguineo ao cerebro, Isso pode provocar vertigens, e até mesmo desmaios. Quando a glote é aberta e a pressão intratoracica é eliminada, o fluxo sanguineo normaliza-se.

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Eu acho q o "soprar a barra" foi só um jeito q ele encontrou de te dizer como fazer a respiração, e não q vá fazer diferença no peso. Mas e então. qual é o método correto de respiração. Eu faço como eles aí em cima, inspiro na descida e expiro na subida.

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soltar o ar na fase positiva, e puxar durante a fase negativa como disse o torque, só passei pra uma linguagem mais simples = p

o que vc não pode é prender a respiração durante a fase positiva, para não ocorrer o fechamento do glote

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