Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado

Quanto a inibição de cortisol:

Existem vários medicamentos e alimentos que podem modular a resposta do cortisol. Por exemplo uma pequena dose de dexametasona pode inibir o ACTH que gera uma inibição do cortisol.

So que isso nao vale a pena, pois, como a insulina, o cortisol tem seu papel fundamental no organismo, sendo um hormonio que controla , entre outros , a imunidade e desse modo trabalha na recuperação de lesoes. Logo, o uso de carbos pra inibi-la momentaneamente pode e deve ser efetuado caso haja necessidade, mas não há porque pensar que se trata de um hormonio maligno. A alteração desse eixo por medicamentos lava a casos de hiperglicemia, diabetes, problemas de homesostase sanguinea, tireoide, etc...

Quanto aos examens num ciclo de dura.

Faça os mesmos que eu falei la em cima do topico, Se tiver dispostoa acompanhar a evolução do ciclo e controlar a dose a ser usada, faça a Testosterona total, livre e estradiol.

Durante o ciclo, realize apenas TGO, TGP, TESTO e ESTRADIOL, procurando não elevar a TGO e TGP acima de 3x, e tantndo manter a testosterona num minimo (ciclo leve) de 1500 ng/ml. Monitore alguma elevação brusca de estradiol.

No fim do ciclo, repita TUDO + LH, FSH, 17 cetosteroides e retire o MIF.

O custo dos hormonios é por volta de 40 reais (preço consumidor). Negocie um desconto, ou peca preco de convenio que cai legal.

Esse é o UNICO meio de fazer um ciclo com doses OTMIZADAS e RESULTADOS MELHORADOS. Assim, vc consegue manter a dose dentro do que vc espera, nao disperdicando medicamento, e DETECTANDO DROGAS FALSAS.

Desculpem a demora, mas é que estava atendendo vários pacientes nessa semana. A dispensação não para.

• 10 anos depois...
Postado

Boa tarde pessoal,

Meu nome é Paulo, tenho 24 anos e estou no último ano de medicina. Iniciei agora com um estilo de vida mais saudável, e andei procurando algumas informações e me deparei com este tópico. E ví que vocês estão com muitas dúvidas, e é normal porque até pra gente o assunto é um pouco complicado mesmo. 

Eu vou tentar ajudar, de um jeito bem fácil, a criar uma rotina de exames que vocês possam solicitar antes de trocar o ciclo, ou até mesmo para verificar se a saúde está em dia. Claro, isso nunca vai dispensar a consulta com um médico, e os resultados podem variar de acordo com várias situações como eu vou tentar explicar abaixo! 

OBS: Eu não acho que seja necessário solicitar todos os exames abaixo, você é quem vai decidir o que você quer solicitar ou não, dependendo daquilo que você quer analisar. Mais uma vez repito, isso é só a título de conhecimento e não dispensa uma consulta médica =)

--> Hemograma Completo : O hemograma é um exame que analisa as proporções dos componentes sanguíneos que estão rodando ai nas suas veias e artérias. Ele é dividido em 3 partes: A série vermelha, A série branca e as plaquetas. O que mais vai importar para você é a série vermelha. Basicamente, você vai avaliar a hemoglobina e o hematócrito. A hemoglobina mostra se você possui ou não uma anemia, sendo que a hemoglobina é a substância responsável por levar oxigênio até a sua célula, e é normal em pessoas que praticam muitos exercícios que ela esteja um pouco aumentada. O hematócrito mostra o quanto as suas células vermelhas estão juntas umas das outras, ou seja, ela mostra indiretamente o seu nível de hidratação. O hematócrito tem que ser aproximadamente o 3 VEZES o valor da hemoglobina. Se ele estiver acima disso, pode demonstrar que você está desidratado. Se o valor for menor, pode demonstrar um acúmulo de água. Os demais valores da série vermelha são mais utilizados na vigência de anemia (ou seja, se a hemoglobina estiver abaixo do normal). 

--> TGO / TGP (ou AST/ALT): Acho que muitas pessoas já devem ter ouvido falar desses dois aí. Elas são duas enzimas, que estão presentes em grande quantidade no fígado (principalmente a TGP), no interior das células. De maneira fácil, pensa comigo: Se você lesionar a célula hepática (do fígado), essas enzimas não vão cair na corrente sanguínea? Se ela cair na corrente sanguínea, o valor dela não estará aumentado no sangue? Portanto, altos valores de TGO e TGP, podem indicar lesão hepática, mas não se esqueçam que também existem (principalmente a TGO), em outras células, como as musculares, então tem que ter um pouco de bom senso e experiência antes de avaliar esses valores. Lembrem-se também que a TGO e a TGP NÃO SÃO os únicos marcadores de função hepática. Para se avaliar completamente a função do fígado precisamos também solicitar: Proteína total e suas frações, TAP, Bilirrubina total e frações, colesterol total e frações e triglicérides. 

--> Urina tipo I (EAS): É o exame de urina, aquele que você coloca no potinho. Ele simplesmente vai ver o que está passando (de maneira bem grosseira) do seu rim para o meio externo. O rim, é o responsável pela filtração do sangue através de estruturas ULTRAFINAS, que não permitem em geral a passagem de proteínas, hemácias e glicose. Quando você encontra essas substâncias na urina, é porque alguma coisa lá em cima PODE estar alterada, mas não obrigatóriamente. Cada caso é um caso, mas em geral, proteinúria maciça, ou grande quantidades de proteína indicam que o rim está precisando de uma ajuda, ou que ele está sobrecarregado.

--> Uréia e Creatinina: São dois exames muito simples, mas que ajudam muito a ver o que está se passando com o rim. A creatinina é um subproduto do metabolismo muscular, que é filtrado pelo rim em quantidades praticamente constantes. Se a gente começa a encontrar mais creatinina no sangue do que a gente esperava, é porque o rim não está fazendo muito bem a função dele, correto? Só que como a creatinina é um exame que mede a quantidade dessa molécula que é liberada pelo metabolismo do músculo, se a pessoa tem um metabolismo muscular muito alto, os valores vão aumentar por aumento da produção e não por queda da função renal (na maioria das vezes), e por isso o médico precisa fazer algumas contas pra saber qual é a causa da elevação. A uréia segue o mesmo princípio, só que ela não é necessariamente um subproduto do metabolismo muscular. Sendo assim, se a uréia E a creatinina estão aumentadas, em geral é mais fácil que a causa seja um dano renal. ENTRETANTO, para que os níveis de uréia e creatinina se alterem, o rim tem que já ter perdido pelo menos uns 30% da sua função normal. Então ele é um marcador relativamente tardio. 

--> Sódio, Potássio, Cálcio, Cobre, Magnésio, Vitamina D : Muita gente solicita, mas a verdade é que essas substâncias precisam de um estrago muito grande para estarem alterados. eu não vejo necessidade e não solicito de rotina, principalmente para homens em não idosos. Sódio e potássio a gente pede pelo menos uma vez por ano, mas o que eles significam é meio complicado de mais para explicar aqui, mas tem a ver desde a função cardíaca, até a renal. 

------- OS HORMÔNIOS ---------

Ta ai o grande desespero de todo mundo!!! Solicito ou não cortisol? E a insulina? Mas tem 3 tipos diferentes de testosterona, e agora? 

CORTISOL: A dosagem de cortisol é um rolo em medicina. Ele é EXTREMAMENTE difícil de colher, existem trilhões de opções (salivar, sanguínea...), e pode ser feito seriado, noturno, e por aí vai. A questão é, por qual motivo você quer colher o cortisol? Primeiramente, a gente só colhe quando a gente suspeita de uma hipercortisolemia (ou seja, cortisol está alto de mais), principalmente em crianças que apresentam obesidade, gibas cervicais, perda muscular periférica, hirsutismo, dentre outros, que podem ser sinais de síndrome de cushing. Se você brigou com a namorada, o cortisol pode aumentar. Se você não dormiu direito, o cortisol pode aumentar. Na mulher, o cortisol varia durante o ciclo menstrual. O CORTISOL VARIA ATÉ COM O HORÁRIO DO DIA. E outra, se seu cortisol estiver levemente aumentado, você vai fazer o que?

Então, eu NÃO recomendo solicitar um exame cujo resultado vai mais te atrapalhar do que te ajudar.

TESTOSTERONA / SHBG / Albumina : Bom, a testosterona é um hormônio anabolizante, portanto todo mundo quer ter uma testosterona alta. Entretanto, a que mais vai te ajudar a entender como anda a sua testosterona é a fração livre e a testosterona total. A fração livre, é aquela que não foi captada pelas proteínas plasmáticas (SHBG / albumina), e ficou meio que "Sobrando" na corrente sanguínea, mas isso não quer dizer necessariamente que ela seja biologicamente ativa (ou seja, que sirva para alguma coisa). Já a SHBG é a proteína que se liga fortemente à testosterona e que carrega ela para cima e para baixo, entregando aos tecidos. Com esses 3 valores (testosterona / SHBG / Albumina), você vai conseguir calcular qual a fração da sua testosterona é BIODISPONÍVEL, ou seja, está alí te fazendo crescer, digamos assim. 

Insulina / Hemoglobina glicosilada: São dois testes que eu sempre peço em conjunto. A insulina, mostra o quanto seu corpo está tendo que produzir para dar conta do açucar que você ingere. A hemoglobina glicosilada te mostra quanto de açucar andou rodando aí no seu sangue nos últimos 3 meses (a média). Olhando os dois, a gente consegue ver se você está ou não criando uma resistência ao trabalho dessa insulina. Se você tem uma glicemia boa e uma insulina boa, é porque essa insulina não sente resistência pra colocar esse açucar dentro da célula. Se o corpo tá produzindo muita insulina, e a glicemia está alta, aí é porque o corpo está resistente à insulina, e devemos lembrar que a insulina é anabolizante. 

Bom, espero ter ajudado pelo menos um pouco. Conforme for passando o tempo, vou tentando expandir um pouco esse post e deixando vocês mais atualizados. Eu escrevi tudo isso aí de cabeça, então pode ser que uma coisa ou outra tenham passado desapercebidas, fico grato se houver necessidade de alguma correção. Tentarei responder sempre que puder. 

att

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
  • Criar novo...