Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[AJUDA] Pessoal, sou hipertenso. URGENTE!

tdK

Post Destacado

Postado

Fala galera!!! Tudo certo?

Seguinte, a +/- 1 ano atrás (setembro do ano passado) minha academia comprou uma maquina para medir a pressão, e eu só de brincadeira fui medir, resultado: 18/6. firmeza, não sabia que porra de valores eram aqueles e cheguei ao meu monitor, mostrei o resultado e ele "caiu pro lado". Passado 1 ou 2 minutos (acho que só depois disso é que a ficha caiu nele) ele chegou pra mim e disse: olha, faça hoje o seu treino normal, logo quando vc acabar o seu treino VAI IMEDIATAMENTE medir a pressão, resultado: 21/4.

Depois disso ele me recomendou a pegar bem leve nos exercicios e ir o mais rapidamente possivel no cardiologista.

Fiz isso, o cardiologista é bem conceituado, ele me receitou CONCOR 5mg, e falou pra eu deixar a adademia (até hoje tomo o remédio e não deixei a academia)

Hoje em dia minha pressão ronda os 13,5/6,0 .

A bem pouco tempo não tinha nada pra fazer e fui a internet pesquisar quais os malefícios de ter a pressão arterial alta......falando sério: Fiquei assustado!!!! Não sabia que pressão alta poderia ter tantos problemas assim!!!

O que acho estranho é que, em todos os sites dizem:

Fatores que fazem a pressão arterial aumentar:

Obesidade

Stress

Tabagista

Alcoolico

Alta taxa de colesterol

Ingestão de Sal... *(não coloco sal na comida)*

ETC.

Não tenho nenhum dos problemas acima citados!!!!!!!! Alguem conhece outros fatores??? é que não é possivel eu ter a pressão alta por nada!!

Gostaria de saber se se eu deixar a musculação minha pressão abaixa mais. É que li que a musculação só aumenta a pressão arterial se eu fizer "apnéia" durante o exercicio, e eu não faço isso!!!

E outra: 13,5/6,0 ja pode ser considerada uma pressão arterial "Normal"?

Uma maquina que mede a pressão não sente mais "dificuldade" de encontrar o valor exato da pressão de uma pessoa quando essa pessoa tem um braço mais musculado?

Galera, agradeço pelas eventuais respostas.

Bons treinos!!! :wink:

• Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta
Postado

Uma maquina que mede a pressão não sente mais "dificuldade" de encontrar o valor exato da pressão de uma pessoa quando essa pessoa tem um braço mais musculado?

Recomendo seriamente que siga as instruções do seu médico e pare de brincar com a sua saúde. Caso queira tirar outras dúvidas sobre o assunto devem ser feitas lá também, pois ninguém aqui é capacitado pra fazer isso. Sugiro também que você consulte com outro profissional para desencargo de consciência.

Postado

uma dica boba: esprema um limão em um copo, misture um poquinho de água, feche os olhos e mande pra dentro, sempre em jejum.

Ajuda

mas sobre a causa, eu acredito que toda doença física vem da mente, e vc pode estar estressado e não saber

Postado

E aí cara,

eu também tenho um pouco de pressão alta, geralmente 14 x 9.

O engraçado é o seguinte: tenho 1,91 de altura e fui muito magro até meus 19 anos. Até então minha pressão era normal (eu malhava desde os 15).

Com o tempo passei a malhar mais sério, sem fazer entretanto qualquer ingestão de anabolizantes. Só suplementava e em doses bem abaixo da diária recomendável.

E agora, há poucos anos (tenho 26) descobri que minha pressão tava alta, e sempre media no braço.

Até que um professor meu comentou que essas lonas que prendem o braço são feitas obedecendo a média do brasileiro. Que tendo um braço maior que 39 já começa a alterar o resultado. E ganhei uma massa boa nos ultimos anos e to com o braço meio grande já (42cm)....E ele falou que pode ficar tranquilo. Também não tenho nenhum dos agravantes que fazem subrir a pressão.

Sei lá neh....outras pessoas já falaram o mesmo.

Alguém sabe a respeito disso?

Valeu

Abços

Postado
Fala galera!!! Tudo certo?

Seguinte, a +/- 1 ano atrás (setembro do ano passado) minha academia comprou uma maquina para medir a pressão, e eu só de brincadeira fui medir, resultado: 18/6. firmeza, não sabia que porra de valores eram aqueles e cheguei ao meu monitor, mostrei o resultado e ele "caiu pro lado". Passado 1 ou 2 minutos (acho que só depois disso é que a ficha caiu nele) ele chegou pra mim e disse: olha, faça hoje o seu treino normal, logo quando vc acabar o seu treino VAI IMEDIATAMENTE medir a pressão, resultado: 21/4.

Depois disso ele me recomendou a pegar bem leve nos exercicios e ir o mais rapidamente possivel no cardiologista.

Fiz isso, o cardiologista é bem conceituado, ele me receitou CONCOR 5mg, e falou pra eu deixar a adademia (até hoje tomo o remédio e não deixei a academia)

Hoje em dia minha pressão ronda os 13,5/6,0 .

A bem pouco tempo não tinha nada pra fazer e fui a internet pesquisar quais os malefícios de ter a pressão arterial alta......falando sério: Fiquei assustado!!!! Não sabia que pressão alta poderia ter tantos problemas assim!!!

O que acho estranho é que, em todos os sites dizem:

Não tenho nenhum dos problemas acima citados!!!!!!!! Alguem conhece outros fatores??? é que não é possivel eu ter a pressão alta por nada!!

Gostaria de saber se se eu deixar a musculação minha pressão abaixa mais. É que li que a musculação só aumenta a pressão arterial se eu fizer "apnéia" durante o exercicio, e eu não faço isso!!!

Galera, agradeço pelas eventuais respostas.

Bons treinos!!! :wink:

Postado
É que li que a musculação só aumenta a pressão arterial se eu fizer "apnéia" durante o exercicio, e eu não faço isso!!!

É, mas não é bem assim como vc ta pensando... quando se fala em apnéia neguim jah pensa em "ficar 5 minutos sem respirar", e não é isso.

Quando vc malha ou pratica qualquer exercício físico e prende a respiração por um mínimo tempo q seja, já causa a "Manobra de

Valsalva", onde ocorre o fechamento da glote e aumento da pressão abdominal, com contração dos músculos, q acabam espremendo os órgãos respiratórios. Isso diminui o fluxo sanguíneo pro coração. Daí o cérebro faz com que aumentem os batimentos cardíacos para q o coração possa enviar mais sangue, e consequentemente a pressão.

Ou seja, quanto mais tempo vc prender a respiração e fizer força, mais grave será isso.

Mas isso não quer dizer q um hipertenso não possa praticar exercícios físicos. O que é terminantemente proibido pra um hipertenso é exercício isométrico na academia (por exemplo vc segura a barra do supino com o braço semi-flexionado por séries de 15 segundos, sem mexer o braço).

Eu sou estudante de educação física e estudei isso semestre passado (risco de doenças cardíacas). O cara q tem hipertensão pode malhar, mas com alguns cuidados. Muitos cuidados. Não arrisque, pq realmente pode ser perigoso.

Se quiser saber mais, tem esse texto aqui, direcionado para a manobra de valsalva em exercícios fisicos: http://www.3fitness.com/1fitness/valsalva.htm

Abraço e sucesso =)

Postado

É, mas não é bem assim como vc ta pensando... quando se fala em apnéia neguim jah pensa em "ficar 5 minutos sem respirar", e não é isso.

Quando vc malha ou pratica qualquer exercício físico e prende a respiração por um mínimo tempo q seja, já causa a "Manobra de

Valsalva", onde ocorre o fechamento da glote e aumento da pressão abdominal, com contração dos músculos, q acabam espremendo os órgãos respiratórios. Isso diminui o fluxo sanguíneo pro coração. Daí o cérebro faz com que aumentem os batimentos cardíacos para q o coração possa enviar mais sangue, e consequentemente a pressão.

Ou seja, quanto mais tempo vc prender a respiração e fizer força, mais grave será isso.

Mas isso não quer dizer q um hipertenso não possa praticar exercícios físicos. O que é terminantemente proibido pra um hipertenso é exercício isométrico na academia (por exemplo vc segura a barra do supino com o braço semi-flexionado por séries de 15 segundos, sem mexer o braço).

Eu sou estudante de educação física e estudei isso semestre passado (risco de doenças cardíacas). O cara q tem hipertensão pode malhar, mas com alguns cuidados. Muitos cuidados. Não arrisque, pq realmente pode ser perigoso.

Se quiser saber mais, tem esse texto aqui, direcionado para a manobra de valsalva em exercícios fisicos: http://www.3fitness.com/1fitness/valsalva.htm

Abraço e sucesso =)

Concordo com vc... tbm sou faço educação física e formo em desembro.. existem artigos q relatam a redução a PA por exercício resistido (musculação) em hipertensos, devido ao duplo produto (FC x PA) que faz com que a PA seja reduzida. MAs o exercício ideal é o aeróbio. As repetições na musculação nao devem ser superiores á 12 com carga reduzida lógico. Estou fazendo monografia sobre esse assunto.. mais inrfações entrem em contato.

Até mais.. abraços.

Postado

pergunta: Seu cardiologista fez exames completos, do tipo pressão arterial, holter, esteira? Bom, de qq forma procure a opinião de outro médico. Não sou médico mas trabalho na área, e a maioria RECOMENDA exercícios físicos, inclusive musculação, mas é lógico, vc deve ter cuidado e de preferência pesquise bastante por sua conta, tem cardiologista que acha muito mais simples mandar vc virar uma lesma. Meu pai tem 69 anos, com 67 teve que colocar 4 pontes de safena, detalhe, nunca bebeu, nunca fumou e a dieta alimentar era de pouco sal, pouca gordura etc, e andava que nem um lobinho! E agora pasme. O médico dele recomendou musculação e caminhada, musculação ninguém consegue convencê-lo a fazer, mas caminha 8 km todos os dias. Mas resumindo, consulte outro médico, revise sua dieta alimentar, pricipalmente sal, que influi mt na pressão arterial, vá constantemente a um posto de saúde ou farmácia e verifique sua PA com mais constância, mas não vá saindo da academia assim sem mais nem menos, ok?

• 7 meses depois...
Postado

Cara, tb sou hipertenso, tenho 26 anos e controlo minha pressão com medicamento ha 5 anos mais ou menos, comecei a malhar com 17 anos e a pressão era ok, até os 20 anos mais ou menso era legal, de repente ela subiu e começou a ficar irregular, já passei por 3 médico e a reação de todos foi a mesma, de imediato suspender a musculação e fazer um bateria de exames, eco, dopller, ultrasonografia, teste de esforço (ergométrico), até tomografia eu fiz, e não tenho nada que aparentemente possa provocar a HAS (Hipertensão Arterial Sistemica). De início o médico suspendeu a musculação e prescreveu medicação (vaso-dilatador) e me submeteu aos examens e me liberou para musculação de novo, só falava para eu não me matar de levantar peso, mas claro que a gente abusa um pouco, eu meço a pressão diarimanete e pelo contrário do que pode parecer, ao treinar regularmente (mesmo pesado) minha pressão se mantem estável, quando eu descambo da malhçao ela dá umas osciladas, quando parei de malhar (uns 6 meses no ano passado) engoredei e ela se descontrolou, troquei de médico no início do ano e foi a mesma coisa, troqeui de medicação, agora não tomo mais vaso dilatador (apresolina) e passei a tomar uma medicação nova Benicar HCT, que aparentemente está tendo resultados e me liberou a cerca de 2 meses para voltar a malhar, já estou retonrnaod ao ritmo normal (pesado, séries de 8 ou 6 repetições).

A única relação com o aumento de pressão que encontrei foi o aumento de peso repentino e a falta de exercícios. Eu tenho "antecedentes" meu pai ´pe hipertenso, meu avô paterno era e morreu de infarto e minha mãe desenvolveu a HAS após os 50 anos.

HAS é coisa séria, pode causar doenças nefrológicas (renais) sérias, derrames (AVC) infarto e diversos outro problemas até impotência sexual.

• 1 ano depois...
Postado

E aí, como vão os hipertensos ? Acabei tendo que parar de malhar de novo, estou usando outra medicação agora, Lozartana com Hidroclorotiazina e a pressão parece estável. Ela andou meio doida a um tempo atrás de novo. O Médico vai repetir os exames (eco dopler) e depois teste de esforço para ver se eu posso voltar a malhar, mas ele recomenda que eu não faça musculçaõ e sim caminhada, natação etc, aeróbicos, corrida só depois do teste de esforço, para ele ver o resultado, ele não probiui a musculação, mas nãoa ocnselha malhar pesado (justamente o que gosto uhauhauha)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar novo...