tdK Postado 2 de outubro de 2006 Postado 2 de outubro de 2006 Fala galera!!! Tudo certo? Seguinte, a +/- 1 ano atrás (setembro do ano passado) minha academia comprou uma maquina para medir a pressão, e eu só de brincadeira fui medir, resultado: 18/6. firmeza, não sabia que porra de valores eram aqueles e cheguei ao meu monitor, mostrei o resultado e ele "caiu pro lado". Passado 1 ou 2 minutos (acho que só depois disso é que a ficha caiu nele) ele chegou pra mim e disse: olha, faça hoje o seu treino normal, logo quando vc acabar o seu treino VAI IMEDIATAMENTE medir a pressão, resultado: 21/4. Depois disso ele me recomendou a pegar bem leve nos exercicios e ir o mais rapidamente possivel no cardiologista. Fiz isso, o cardiologista é bem conceituado, ele me receitou CONCOR 5mg, e falou pra eu deixar a adademia (até hoje tomo o remédio e não deixei a academia) Hoje em dia minha pressão ronda os 13,5/6,0 . A bem pouco tempo não tinha nada pra fazer e fui a internet pesquisar quais os malefícios de ter a pressão arterial alta......falando sério: Fiquei assustado!!!! Não sabia que pressão alta poderia ter tantos problemas assim!!! O que acho estranho é que, em todos os sites dizem: Fatores que fazem a pressão arterial aumentar: Obesidade Stress Tabagista Alcoolico Alta taxa de colesterol Ingestão de Sal... *(não coloco sal na comida)* ETC. Não tenho nenhum dos problemas acima citados!!!!!!!! Alguem conhece outros fatores??? é que não é possivel eu ter a pressão alta por nada!! Gostaria de saber se se eu deixar a musculação minha pressão abaixa mais. É que li que a musculação só aumenta a pressão arterial se eu fizer "apnéia" durante o exercicio, e eu não faço isso!!! E outra: 13,5/6,0 ja pode ser considerada uma pressão arterial "Normal"? Uma maquina que mede a pressão não sente mais "dificuldade" de encontrar o valor exato da pressão de uma pessoa quando essa pessoa tem um braço mais musculado? Galera, agradeço pelas eventuais respostas. Bons treinos!!!
Mentzer Postado 2 de outubro de 2006 Postado 2 de outubro de 2006 E outra: 13,5/6,0 ja pode ser considerada uma pressão arterial "Normal"? Uma maquina que mede a pressão não sente mais "dificuldade" de encontrar o valor exato da pressão de uma pessoa quando essa pessoa tem um braço mais musculado? Recomendo seriamente que siga as instruções do seu médico e pare de brincar com a sua saúde. Caso queira tirar outras dúvidas sobre o assunto devem ser feitas lá também, pois ninguém aqui é capacitado pra fazer isso. Sugiro também que você consulte com outro profissional para desencargo de consciência.
Visitante Vit04 Postado 2 de outubro de 2006 Postado 2 de outubro de 2006 uma dica boba: esprema um limão em um copo, misture um poquinho de água, feche os olhos e mande pra dentro, sempre em jejum. Ajuda mas sobre a causa, eu acredito que toda doença física vem da mente, e vc pode estar estressado e não saber
mach1 Postado 3 de outubro de 2006 Postado 3 de outubro de 2006 E aí cara, eu também tenho um pouco de pressão alta, geralmente 14 x 9. O engraçado é o seguinte: tenho 1,91 de altura e fui muito magro até meus 19 anos. Até então minha pressão era normal (eu malhava desde os 15). Com o tempo passei a malhar mais sério, sem fazer entretanto qualquer ingestão de anabolizantes. Só suplementava e em doses bem abaixo da diária recomendável. E agora, há poucos anos (tenho 26) descobri que minha pressão tava alta, e sempre media no braço. Até que um professor meu comentou que essas lonas que prendem o braço são feitas obedecendo a média do brasileiro. Que tendo um braço maior que 39 já começa a alterar o resultado. E ganhei uma massa boa nos ultimos anos e to com o braço meio grande já (42cm)....E ele falou que pode ficar tranquilo. Também não tenho nenhum dos agravantes que fazem subrir a pressão. Sei lá neh....outras pessoas já falaram o mesmo. Alguém sabe a respeito disso? Valeu Abços
Avenger Postado 4 de outubro de 2006 Postado 4 de outubro de 2006 Fala galera!!! Tudo certo? Seguinte, a +/- 1 ano atrás (setembro do ano passado) minha academia comprou uma maquina para medir a pressão, e eu só de brincadeira fui medir, resultado: 18/6. firmeza, não sabia que porra de valores eram aqueles e cheguei ao meu monitor, mostrei o resultado e ele "caiu pro lado". Passado 1 ou 2 minutos (acho que só depois disso é que a ficha caiu nele) ele chegou pra mim e disse: olha, faça hoje o seu treino normal, logo quando vc acabar o seu treino VAI IMEDIATAMENTE medir a pressão, resultado: 21/4. Depois disso ele me recomendou a pegar bem leve nos exercicios e ir o mais rapidamente possivel no cardiologista. Fiz isso, o cardiologista é bem conceituado, ele me receitou CONCOR 5mg, e falou pra eu deixar a adademia (até hoje tomo o remédio e não deixei a academia) Hoje em dia minha pressão ronda os 13,5/6,0 . A bem pouco tempo não tinha nada pra fazer e fui a internet pesquisar quais os malefícios de ter a pressão arterial alta......falando sério: Fiquei assustado!!!! Não sabia que pressão alta poderia ter tantos problemas assim!!! O que acho estranho é que, em todos os sites dizem: Não tenho nenhum dos problemas acima citados!!!!!!!! Alguem conhece outros fatores??? é que não é possivel eu ter a pressão alta por nada!! Gostaria de saber se se eu deixar a musculação minha pressão abaixa mais. É que li que a musculação só aumenta a pressão arterial se eu fizer "apnéia" durante o exercicio, e eu não faço isso!!! E outra: 13,5/6,0 ja pode ser considerada uma pressão arterial "Normal"? Uma maquina que mede a pressão não sente mais "dificuldade" de encontrar o valor exato da pressão de uma pessoa quando essa pessoa tem um braço mais musculado? Galera, agradeço pelas eventuais respostas. Bons treinos!!!
Raphael Bombado Postado 6 de outubro de 2006 Postado 6 de outubro de 2006 É que li que a musculação só aumenta a pressão arterial se eu fizer "apnéia" durante o exercicio, e eu não faço isso!!! É, mas não é bem assim como vc ta pensando... quando se fala em apnéia neguim jah pensa em "ficar 5 minutos sem respirar", e não é isso. Quando vc malha ou pratica qualquer exercício físico e prende a respiração por um mínimo tempo q seja, já causa a "Manobra de Valsalva", onde ocorre o fechamento da glote e aumento da pressão abdominal, com contração dos músculos, q acabam espremendo os órgãos respiratórios. Isso diminui o fluxo sanguíneo pro coração. Daí o cérebro faz com que aumentem os batimentos cardíacos para q o coração possa enviar mais sangue, e consequentemente a pressão. Ou seja, quanto mais tempo vc prender a respiração e fizer força, mais grave será isso. Mas isso não quer dizer q um hipertenso não possa praticar exercícios físicos. O que é terminantemente proibido pra um hipertenso é exercício isométrico na academia (por exemplo vc segura a barra do supino com o braço semi-flexionado por séries de 15 segundos, sem mexer o braço). Eu sou estudante de educação física e estudei isso semestre passado (risco de doenças cardíacas). O cara q tem hipertensão pode malhar, mas com alguns cuidados. Muitos cuidados. Não arrisque, pq realmente pode ser perigoso. Se quiser saber mais, tem esse texto aqui, direcionado para a manobra de valsalva em exercícios fisicos: http://www.3fitness.com/1fitness/valsalva.htm Abraço e sucesso =)
Visitante s4ulo Postado 9 de outubro de 2006 Postado 9 de outubro de 2006 É, mas não é bem assim como vc ta pensando... quando se fala em apnéia neguim jah pensa em "ficar 5 minutos sem respirar", e não é isso. Quando vc malha ou pratica qualquer exercício físico e prende a respiração por um mínimo tempo q seja, já causa a "Manobra de Valsalva", onde ocorre o fechamento da glote e aumento da pressão abdominal, com contração dos músculos, q acabam espremendo os órgãos respiratórios. Isso diminui o fluxo sanguíneo pro coração. Daí o cérebro faz com que aumentem os batimentos cardíacos para q o coração possa enviar mais sangue, e consequentemente a pressão. Ou seja, quanto mais tempo vc prender a respiração e fizer força, mais grave será isso. Mas isso não quer dizer q um hipertenso não possa praticar exercícios físicos. O que é terminantemente proibido pra um hipertenso é exercício isométrico na academia (por exemplo vc segura a barra do supino com o braço semi-flexionado por séries de 15 segundos, sem mexer o braço). Eu sou estudante de educação física e estudei isso semestre passado (risco de doenças cardíacas). O cara q tem hipertensão pode malhar, mas com alguns cuidados. Muitos cuidados. Não arrisque, pq realmente pode ser perigoso. Se quiser saber mais, tem esse texto aqui, direcionado para a manobra de valsalva em exercícios fisicos: http://www.3fitness.com/1fitness/valsalva.htm Abraço e sucesso =) Concordo com vc... tbm sou faço educação física e formo em desembro.. existem artigos q relatam a redução a PA por exercício resistido (musculação) em hipertensos, devido ao duplo produto (FC x PA) que faz com que a PA seja reduzida. MAs o exercício ideal é o aeróbio. As repetições na musculação nao devem ser superiores á 12 com carga reduzida lógico. Estou fazendo monografia sobre esse assunto.. mais inrfações entrem em contato. Até mais.. abraços.
neto1300 Postado 10 de outubro de 2006 Postado 10 de outubro de 2006 pergunta: Seu cardiologista fez exames completos, do tipo pressão arterial, holter, esteira? Bom, de qq forma procure a opinião de outro médico. Não sou médico mas trabalho na área, e a maioria RECOMENDA exercícios físicos, inclusive musculação, mas é lógico, vc deve ter cuidado e de preferência pesquise bastante por sua conta, tem cardiologista que acha muito mais simples mandar vc virar uma lesma. Meu pai tem 69 anos, com 67 teve que colocar 4 pontes de safena, detalhe, nunca bebeu, nunca fumou e a dieta alimentar era de pouco sal, pouca gordura etc, e andava que nem um lobinho! E agora pasme. O médico dele recomendou musculação e caminhada, musculação ninguém consegue convencê-lo a fazer, mas caminha 8 km todos os dias. Mas resumindo, consulte outro médico, revise sua dieta alimentar, pricipalmente sal, que influi mt na pressão arterial, vá constantemente a um posto de saúde ou farmácia e verifique sua PA com mais constância, mas não vá saindo da academia assim sem mais nem menos, ok?
Igor_DH Postado 1 de junho de 2007 Postado 1 de junho de 2007 Cara, tb sou hipertenso, tenho 26 anos e controlo minha pressão com medicamento ha 5 anos mais ou menos, comecei a malhar com 17 anos e a pressão era ok, até os 20 anos mais ou menso era legal, de repente ela subiu e começou a ficar irregular, já passei por 3 médico e a reação de todos foi a mesma, de imediato suspender a musculação e fazer um bateria de exames, eco, dopller, ultrasonografia, teste de esforço (ergométrico), até tomografia eu fiz, e não tenho nada que aparentemente possa provocar a HAS (Hipertensão Arterial Sistemica). De início o médico suspendeu a musculação e prescreveu medicação (vaso-dilatador) e me submeteu aos examens e me liberou para musculação de novo, só falava para eu não me matar de levantar peso, mas claro que a gente abusa um pouco, eu meço a pressão diarimanete e pelo contrário do que pode parecer, ao treinar regularmente (mesmo pesado) minha pressão se mantem estável, quando eu descambo da malhçao ela dá umas osciladas, quando parei de malhar (uns 6 meses no ano passado) engoredei e ela se descontrolou, troquei de médico no início do ano e foi a mesma coisa, troqeui de medicação, agora não tomo mais vaso dilatador (apresolina) e passei a tomar uma medicação nova Benicar HCT, que aparentemente está tendo resultados e me liberou a cerca de 2 meses para voltar a malhar, já estou retonrnaod ao ritmo normal (pesado, séries de 8 ou 6 repetições). A única relação com o aumento de pressão que encontrei foi o aumento de peso repentino e a falta de exercícios. Eu tenho "antecedentes" meu pai ´pe hipertenso, meu avô paterno era e morreu de infarto e minha mãe desenvolveu a HAS após os 50 anos. HAS é coisa séria, pode causar doenças nefrológicas (renais) sérias, derrames (AVC) infarto e diversos outro problemas até impotência sexual.
Igor_DH Postado 9 de fevereiro de 2009 Postado 9 de fevereiro de 2009 E aí, como vão os hipertensos ? Acabei tendo que parar de malhar de novo, estou usando outra medicação agora, Lozartana com Hidroclorotiazina e a pressão parece estável. Ela andou meio doida a um tempo atrás de novo. O Médico vai repetir os exames (eco dopler) e depois teste de esforço para ver se eu posso voltar a malhar, mas ele recomenda que eu não faça musculçaõ e sim caminhada, natação etc, aeróbicos, corrida só depois do teste de esforço, para ele ver o resultado, ele não probiui a musculação, mas nãoa ocnselha malhar pesado (justamente o que gosto uhauhauha)
Post Destacado
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.