Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

DFHT = apenas força ou hipertrofia?


Morph

Post Destacado

Visitante Filipão
eu sou um profundo defensor da periodização...

Lógico.....como já disse neste tópico, só alguém com muito pouco conhecimento não defenderia periodização...pois ela é usada em todos os esportes por todos os profissionais!

Outra coisa....TRAIN TO FAILURE IS TRAIN TO FAIL!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

  • Respostas 56
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Visitante Filipão

ok, vamos falar na paz que é para isso que o fórum serve.

Tudo isto é muito lógico, vou tentar ser claro:

Ir á falha, estimula um número maior de fibras, sim!

Acontece que indo á falha, vai desgastar enormemente o SNC e consequentemente vai levar a ter quase ou até mesmo uma semana de recuperação pela frente.

Na minha opinião, treinos de 1 vez o musculo na semana, ir á falha, etc....servem apenas para uma coisa, prolongar excessivamente o tempo de recuperação!

Muitas pessoas entram em overtraining apenas por uma razão:

Não dão o devido descanço ao SNC, porque ele sim demora mais tempo a se recuperar....muito mais do que o musculo em si...

e também porque não utilizam periodização, pois ninguém á face da terra, consegue treinar sempre com alta intensidade, nem mesmo os melhores profissionais, quanto mais nós, meros praticantes desta modalidade.

Se não formos á falha, vamos estimular menos fibras, mas permite uma recuperação muito mais rapida do SNC e consequentemente permite treinar com mais frequência.

Pois um musculo, mesmo sendo treinado com a maxima intensidade, no máximo serão recrutadas 40% das fibras do mesmo, nunca mais que isso!

Então, treinando 1 vez na semana seriam recrutadas no maximo 40% das fibras...o que é muito pouco, comparado ao que se pode recrutar treinando mais dias na semana, mas sem ir á falha.

Periodização, tem também outras inúmeras vantagens, como por exemplo dar diferentes estimulos ao musculo, treinando em um dia com reps mais baixas e no outro com reps mais altas.

Permite utilizar mais exercicios e atacar o musculo por diversos ângulos.

Se eu fosse falar aqui de todas as vantagens de utilizar periodização, ficava escrevendo até amanhã...

Quanto ao HIT, nunca disse que não funcionava....só digo que utilizar periodização é MUITO mais produtivo do que HIT ou qualquer outra coisa do género!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ok, vou entrar no bate papo. Creio que algumas pessoas possam estar com dúvidas ou não muito confiantes sobre as informações aqui postadas.

Vc diz que não é aconselhável treinar até a falha total pois o sistema nervoso central não irá se recuperar até o próximo treino, que treinar com menos intensidade e mais vezes na semana seria melhor pois o SNC se recuperaria mais rápido e vc atingirá outras fibras não trabalhadas no treino anterior.

Quanta vezes seria melhor treinar cada grupamento na semana então? Pois se eu treino peito na segunda e depois treino peito na quinta, poderei até recrutrar outras fibras mas também estarei atrapalhando a recuperação das que foram utilizadas anteriormente.

Além disso, de que tipo de grupo de atletas vc está se referindo? Pois Coleman treina cada grupo 2x na semana mas não se pode pegar como exemplo um cara anormal como ele. Vamos pegar exemplos clássicos das academias.

Além disso, eu por exemplo treino 1x na semana cada grupo, e as pessoas passo esse tipo de treinamento conseguem ótimos resultados desde que mantenha alta intensidade. Tenho certeza de que se treinar 2x na semana ficarei cansado logo, perderei peso e força.

Outra coisa que dei uma procurada e não achei, foi sobre esse tempo de recuperação do sistema nervoso central. O máximo que eu encontrei foi que 5 minutos é tempo o suficiente para que as propriedades elétricas do neurônio voltem ao normal depois de uma série pesada. Eu sei que você não gosta de estudos, mas teria algo aí para nos mostrar? E se possível, algum treino como exemplo do que seria bom para defender a sua tese ok? :wink:

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Filipão

O que eu digo (eu e não só)...é que, só não é aconselhável ir até á falha, se se treinar mais do que 1 vez o mesmo musculo na semana.

Obviamente se só se treinar o musculo 1 vez por semana, faz todo o sentido ir á falha e trabalhar o mais intenso que se puder!

Agora, é MUITO mais produtivo treinar 2 ou 3 vezes o musculo na semana sem ir á falha do que treinar o musculo 1 vez por semana indo a falha!!!

Sem a mínima duvida!

Treinando por exemplo 2ª feira e 5ª o mesmo musculo, você não estaria atrapalhando a recuperação das fibras, pois o corpo utiliza outras fibras que não aquelas que foram recrutadas na 2ª feira.

Atenção que estou me referindo ao nosso nível, de pessoas "naturais", não aos profissionais...embora todos eles utilizem diversas formas de periodização....e eles até poderiam treinar sempre com alta intensidade em todos os treinos e cresceriam, pois estão brutalmente "vitaminados"...

Não tenho duvidas que as pessoas a quem voce passa treinos de 1vez por semana o mesmo musculo, obtem bons resultados.....mas a mim não me interessam bons resultados, mas sim EXCELENTES resultados.....e só utilizando periodização é que os obterei!

Você diz quese treinasse 2 vezes por semana o musculo, perderia peso, se sentiria cansado, etc.....não duvido, sabe porquê?

Porque você não estaria utilizando periodização, estaria treinando até á falha, etc...ou seja, fazendo as coisas de uma forma errada!

Quanto ao SNC, existem pela net muitos sites que falam sobre isso...é o SNC que controla todo o corpo....e é ele também que demora mais a se recuperar, muito mais do que o musculo em si....e é apenas por causa dele que as pessoas entram em overtraining....obviamente, só aquelas pessoas que não utilizam periodização!

Exemplo de um treino?

Basicamente grande volume de treino nos exercícios básicos, algum volume em alguns isoladores, um dia reps baixas, outro reps altas...mudança de exercicios do treino de 2ª para o treino de 5ª por exemplo,....periodização do volume, periodização da intensidade, etc...

Por exemplo 3 ou 4 semanas a treinar dessa forma e depois 1 semana a treinar com 50% dos pesos para recuperação total e posterior super-compensação....

Nos 2 fóruns Portugueses de musculação, não conheço 1 pessoa que pratique o HIT....mas conheço muitos que utilizam periodização....e esses competem!

Para dar apenas 2 exemplos, tem lá um fisiculturista no fórum e um powerlifter que utilizam diversas formas de periodização....eles são só um exemplo, existem por lá muitos praticantes comuns como nós que a usam e obviamente obtem grandes resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sobre periodização eu não tenho dúvidas, sou a favor sim. É aquele velho assunto de que o corpo se adapta sempre aos mesmos estímulos e blá blá blá.

Minha questão é sobre treinar o mesmo grupamento várias vezes na semana com intensidade mais baixa, isso que está me deixando incomodado. Posso até tentar algo parecido depois do carnaval e ver como meu corpo reage, já estava querendo mesmo mudar um pouco o treino, mas eu sempre tive bons resultados treinando 1x na semana, e nem sei se conseguiria treinar com uma intensidade mais baixa da minha atual.

Aliás, é até estranho imaginar como eu poderei aumentar a carga nos exercícios sem ia até a falha.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Filipão

Acredita em mim Marcelo, tenta uma rotina usando periodização que você não se vai arrepender.

Se já tem bons resultados treinando o musculo 1 vez por semana, terá muito melhores treinando 2 vezes sem ir á falha, usando periozação.

Quando pensar em fazer, me procura que eu te ajudo a montar a rotina.

Sobre você achar estrannho aumentar as cargas sem ir á falha, vou-te dar apenas um exemplo:

No DFHT nunca se chega á falha e no entanto o aumento dos pesos, é ENORME!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Filipão

5 anos no total, mas de uma forma séria e comprometida...sem paragens....uns 2 anos.

Mas porquê?

Não vejo em que isso contribua para o tópico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Filipão

Acho que você está confundindo.

No meu 1º post neste tópico, eu disse que o DFHT é um treino mais de força do que hipertrofia....e de fato É!

Também dá hipertrofia? Sim....no meu caso, bastante.

Dá força? Muita....ganhos enormes de força!

E é logico que quanto mais longe do limite genético você estiver, maiores ganhos de hipertrofia terá com treinos como o DFHT (mais virados para força).

Mas não se esqueçam, que existem muitos powerlifters com tanto ou mais massa muscular que Fisiculturistas...e os que não tem grande massa, é porque não querem/ não podem...aumentar o peso para poder competir na sua categoria...

E esqueçam também aquele mito que todos os powerlifters são gordos....pois os powerlifters estão tão gordos quanto os Fisiculturistas em off e com tanta ou mais massa que eles....é só ver alguns powerlifters ou halterofilistas ou caras do Strongman...

Talvez muitos aqui não saibam, mas praticamente todos os fisiculturistas, antes de serem fisiculturistas, foram powerlifters...

exemplos não faltam....Ronnie Coleman, Arnold, Franco Colombo, Lou Ferrigno, Kevin Levrone, etc, etc....

Ainda ontem estava lendo um site em que falava que o Kevin Levrone (um dos fisiculturistas mais famosos de sempre, aos 18 anos, já fazia supino reto com 180kg para 1 rep.

É certo que força nem sempre vem seguida de hipertrofia, mas na maioria das vezes (e dependendo de várias coisas, tais como alimentação, estar longe ou não do limite genético, se pensarmos bem quantos de nós estamos perto do limite genético?....concerteza muito poucos)....a hipertrofia acontece.

Mas o que eu acho que você está confundindo, é o seguinte:

O treino utilizando periodização, que eu sigo, tem muito pouco a ver com o DFHT ou com treinos de força!

Pois utilizando periodização, você estimula o musculo de diversas formas, reps baixas e altas, diferentes exercicios, etc...etc.

Para terem uma ideia mais concisa, deixo meu treino atual:

PEITO + OMBROS + TRICEP

Supino inclinado halteres- 4 x 8

Crucifixo Reto- 4 x 8

Paralelas peito- 5 x 5

Elevações laterais- 4 x 8

Supino reto halteres- 3 x 8

Tricep testa- 4 x 8

Supino Reto barra- 2 x 5 (2ª série com 90% da carga da 1ª)- fazer 5 reps com um peso com que farias facilmente 7 ou 8-subir a carga cada semana 2.5 kg durante 4 semanas, e depois voltar ao peso da 2ª semana e subir outra vez

PERNAS + COSTAS + BICEP

Agachamento- 5 x 8

Remada Curvada halteres- 5 x 8

Stiff- 5 x 8

Barra Fixa Supinada- (1,2,3,4,5) x máx- ir fazendo ao longo do treino

Rosca direta- 4 x 8

Hiperextensões com peso- 5 x 8

TRICEP + OMBROS + PEITO

Supino fechado- 5 x 8

Militar com barra de pé- 5 x 5

Crucifixo Posterior- 5 x 8

Triceps Francês- 4 x 8

Supino Reto halteres- 4 x 8

Paralelas Peito- 4 x 5

PERNAS + DORSAIS + BICEP

Levantamento Terra- 5 x 5

Barra Fixa pronada- 5 x 5

Agachamento Frontal- 4 x 5

Remada Curvada com barra- 4 x 6

Rosca martelo- 4 x 6

Rosca alternada- 4 x 6

Hiperextensões com peso- 5 x 5

Existem diversas formas de periodização, colocar reps mais altas, mudar a ordem dos exercicios, etc, etc...mas no momento, estou seguindo essa.

Se repararem, existe um grande volume em um dia e no treino seguinte o volume cai quase pela metade...isso é outra forma de periodização.

Um dos principios basicos dos treinos periodizados, é treinar dessa forma por 3, 4 semanas e depois ter 1 semana treinando com 50% dos pesos, para recuperação geral e posterior super-compensação.

Depois dessa semana leve, voltar com os pesos utilizados na 2ª semana do ultimo ciclo, ou seja, se na 2ª semana do 1º ciclo fez por exemplo supino reto na barra com 100kg....na 1ª semana do 2º ciclo, começa com 100kg e aumenta até onde conseguir, até completar o ciclo...

O mais importante de tudo, é não ir á falha...podem pensar que o treino é um pouco volumoso, mas não é....eu demoro cerca de 1 hora para completar o treino...descanço 1 minuto nos isoladores e de 1 a 3 nos compostos.

O corpo recebe diversos estimulos, nunca vai á falha e permite treinar 2 vezes na semana o mesmo musculo.

E por último, uma coisa que eu acho o mais importante de tudo:

Treinos com periodização, são treinos COMPLETOS...ou seja, não dá apenas hipertrofia, ou apenas força....dá força, hipertrofia, resistência, força máxima, flexibilidade, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente... impossivel a conquista de força e resistencia ao mesmo tempo...

semana força semana resistencia acho pouco produtivo... acredito que um macrociclo bem planejado, se chega ao final do ano com musculos mais fortes e resistentes POSSIVEL... porem algo sempre vai destacar... ou a FORÇA, ou a RESISTENCIA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom



×
×
  • Criar novo...