Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado

oi senhores...

uma duvida:

ja vi muitos comentarios e parece lógico que a dor muscular nao esta extritamente ligada com a recuperacao muscular (nao exclusivamente, mas ha ligacao). o que eu queria saber é como dá pra saber, de individuo p individuo, qual o tempo de intervalo para treinar um mesmo grupo? sei q muitos vao falar que vc tem q conhecer seu corpo e bla bla bla, mas como fazer isso se só pela dor q vc sente nos dias pós treino vc nao pode tirar unica e exclusivamente como base pra montar uma serie e seus denscansos? se eu treino e meu musculo fica dolorido por 3 dias consecutivos ao treino, isso nao quer dizer q meu quarto dia é o ideal para eu treinar. entao... como resolver isso?

abraços

• Respostas 11
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Postado

Alguns dizem que é melhor descansar tipo 1 semana antes de fazer denovo, outros dizem que é melhor descansar até a dor passar, pq se ficar mais q isso vai ta desperdiçando tempo..

Postado

dor nunca é bom sinal... o que vc deve sentir dias apos os treinos é um incomodo moderado.

Na média a recuperaçao é obtida em 3 a 4 dias...

mas existem os que conseguem se recuperar em 2... e já vi cara grande treinar o mesmo musc dia sim dia nao

Postado

então pergunto, no caso do normal, que é de uma recuperação de 3 a 4 dias, como eu dividiria meu treino para que treinasse sempre o musculo 3 ou 4 dias depois? hj em dia malho o musculo 1 vez por semana, sinto aquela dor provinda do exercicio de peso que dura mais ou menos 3 ou 4 dias porém só volto a malhar o mesmo musculo 7 dias depois, estaria errado?

Visitante Romarcos
Postado

Puxa vida.. outro tópico que discutem números.....

Gente... coloquem na cabeça que o corpo "fala" exatamente o que precisamos.. basta sabermos entender o que se passa com ele....

Esse negócio de x repeticoes, x dias.... x tempo de intervalo não funciona... Nosso organismo é biológico e não mecânico.

Se vc sente que com 2 ou 3 dias consegue destruir o musculo numa serie de musculação...., Mãos à obra.. , mas se vc sente que precisa de 4 ou 5 dias de descanso, muito bem.. é isso q precisa mesmo.

Não que "mas se eu descansar 3 dias não estarei estacionando o treino/perdendo resultados.., etc etc etc..." porque isso realmente não existe.

Treine de uma maneira que vc sinta que precise descansar o suficiente e nao mais que isso para repetir o treino e por favor, tenham paciência, respeitem o físico de vcs, o crescimento não vem da noite para o dia e sim de uma árdua disciplina. Com perseverança todo mundo chega lá, mas calma.. por favor.. calma.. lembrem-se que treino/descanso/metodologia náo é receita de bolo.. a INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA é a chave... mas só o tempo irá mostrar isso!!

Abraços

Postado
sei q muitos vao falar que vc tem q conhecer seu corpo e bla bla bla

Cara, literalmente nao tem como fugir disso. As academias tem um padrão a ser seguido em relação às séries. Quando o indivíduo entra na academia, o programa já tá montado, o q varia é um exercíciozinho aqui outro acolá, mas a série é praticamente a mesma pra todos. Você acha q todos reagem igual a essa mesma série? LÓGICO q não, mas a academia não tem cacife pra bancar um personal pra cada aluno, pra q essas séries sejam personalizadas e dêem o melhor resultado. Nesse caso, só vc se adaptando ao ambiente da academia, tendo maior conhecimento teórico e prático pra poder estar adaptando o treino padronizado da academia, ao seu corpo. Todas as pessoas q eu conheço q malham há um bom tempo, já tem capacidade pra montar uma série personalizada pra sí. Claro q talvez nao seja a melhor, mas certamente é melhor do q a padronizada.

O que eu quero dizer com isso? Q não tem como fugir, sempre vai dar no mesmo princípio do treinamento esportivo: INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA, já citado pelo nosso colega Romarcos, q aliás, deu uma bela resposta.

Ainda sobre a resposta do Romarcos, eu só não concordo quando ele diz a primeira frase dele, sobre "discutir números".

É verdade, o corpo reage a estímulos, e não a números. Mas onde nos baseamos para estipular os "estimulos" q vamos utilizar em certa parte de nossa periodização? Nos baseamos em PESQUISAS CIENTÍFICAS. Pelo menos eu me baseio nelas. E o que as pesquisas fazem? Pegam uma certa amostra de pessoas e aplicam um certo treinamento. Treinamento este, baseado em números, q dão certos resultados. Resultados estes provenientes dos tão criticados números.

Concordo com ele também quando diz q nosso corpo é biológico e não mecânico, mas eu penso q precisamos lançar mão dos números para podermos nos auto-avaliar durante o treinamento.

É meio vago realmente discutir números quando tratamos de biologia, mas não tem como fugir deles. Matveiev, o Russo q "inventou" o planejamento treinamento esportivo, trata de números em seu livro. Fleck e Kraemer, monstros do treinamento de força, citam números o tempo todo em seu livro.

O que eu quero dizer é que, realmente nosso corpo não entende 8 repetições, 10 repetições, 12 repetições, não entende números. Mas infelizmente não podemos descartá-los quando falamos sobre musculação.

Postado

a minha pergunta foi justamente para saber como dividir um treino para a cada tres ou quatro dias esta treinando o musculo novamente, não por mim, pois hj estou malhando o musculo uma vez por semana, arraso com o musculo por treino, tanto que toda semana sinto o peito, as costas, a perna doerem devido a intensidade dos exercicios e estou gostando disso, pois sei que na semana que malhei perna, por exemplo, não aguentaria malhá-las de novo, e assim consecutivamente com os outros musculos. Acho que o descanso do musculo depende da intensidade aplicada nos treinos. Meu treino hj em dia esta sendo:

SEG: PEITO E BICEPS

TER: PERNA E PANTURRILHA

QUI: COSTA E TRICEPS

SEX: OMBRO, TRAPEZIO E PANTURRILHA

Postado

E só uma observação (que serviu como experiencia pra mim): DEÊM ATENÇÃO PRIMORDIAL A ALIMENTAÇÃO, PRA MIM HJ A ALIMENTAÇÃO ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR, SEM UMA ALIMENTAÇÃO O MAIS CORRETA POSSIVEL NÃO CONSEGUIRIA DAR O MAXIMO NOS TREINOS, FALO POR EXPERIENCIAS FEITAS EM MIM.

Postado
então pergunto, no caso do normal, que é de uma recuperação de 3 a 4 dias, como eu dividiria meu treino para que treinasse sempre o musculo 3 ou 4 dias depois? hj em dia malho o musculo 1 vez por semana, sinto aquela dor provinda do exercicio de peso que dura mais ou menos 3 ou 4 dias porém só volto a malhar o mesmo musculo 7 dias depois, estaria errado?

Isso tem a ver com o princípio da supercompensação.

Postei isso aqui em outro fórum, respondendo a um tópico sobre tipos de séries:

O princípio da supercompensação é um dos vários princípios do treinamento esportivo. Nessa página ele fala de alguns:

http://www.meioemidiacult.com.br/cult.q ... AIA-73UQ9D

Alguns q ele cita, eu nunca ouvi falar (aclimatação e aclimação). Em contrapartida, quando estudei isso na faculdade, ouvi sobre princípios q ele não citou, como o da inter-relação volume x intensidade. Mas vamos ao q ele diz sobre a sua dúvida:

O princípio da supercompensação é a capacidade do organismo de aumentar suas reservas energéticas após uma carga depletora quase máxima, desde que seja submetido a um período de descanso suficiente. É a evolução dos treinamentos, o atleta adquiriu facilidade em realizar exercícios que antes tinha dificuldade e está pronto para treinos mais fortes.

Isso seria mais fácil de explicar utilizando um gráfico, mas como não tem, vou tentar apenas com palavras mesmo.

Traduzindo o q o texto diz, se vc malha hj, vc depleta ("gasta") suas reservas energéticas, e seu corpo precisa de um certo tempo de descanso pra recuperar o q foi perdido (além do descanso tem aquele monte de coisa q a gente já sabe, como alimentação e etc...). Quando o corpo se recupera, ele consegue reabsorver td q foi gasto e mais um pouco, te tornando "melhor" do q vc era antes de malhar hj. Esse pouco "melhor" q vc ficou caracteriza uma supercompensação. Ele compensou o q perdeu te deixando como antes, e ele supercompensou te deixando melhor do q era antes. Mas se vc nao utilizar esse "pouco melhor" q vc ficou, seu corpo descarta, voltando assim ao normal. Isso acontece quando vc descansa em excesso.

A questão é: quanto tempo de descanso é necessário para seu corpo supercompensar? Depende muito do q vc treina (musculação, arte marcial, natação, futebol, etc... cada modalidade tem um tempo para supercompensar diferente). Pra musculação, algumas literaturas trazem 24h a 72h. Ou seja, se vc descansa 1 semana pode ser q quando vc for voltar a malhar seu grupamento muscular novamente, ele já tenha supercompensado e perdido o q poderia fazer o seu treino render mais (eu disse "pode ser" pq não existem estudos q comprovam o tempo certo para essa supercompensação, por isso q cada um diz uma coisa).

Sem a supercompensação vc consegue malhar e consegue crescer, mas se malhasse no ápice da supercompensação, os resultados seriam melhores, deu pra entender?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Criar novo...