Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estágios da Musculação


galloV017

Post Destacado

Acho que esse artigo tira algumas dúvidas de muitos participantes aqui do forum.

Os Estágios da Musculação

Para melhor compreensão deste universo gigantesco de informações com o qual a musculação lida, achamos por bem separá-lo em vários estágios, ou melhor, quatro estágios.

1 - Iniciantes.

2 - Intermediário.

3 - Avançados.

4 - De competição - Fisiculturismo.

1 - INICIANTES (musculação em geral).

Neste estágio você aprenderá a fazer os exercícios básicos corretamente, tendo noção de como a musculação afeta o seu corpo e como treinamentos específicos são aplicados para resultados específicos. Você também terá um aprendizado básico sobre alimentação, gastos calóricos e calorias, tipos de alimentos, etc, conhecimento este indispensável para sua vida diária e muito mais na musculação. Saberá, ainda, porque o repouso é outro fator importantíssimo para restauração das demandas do seu corpo. Esta fase dura de 3 a 6 meses.

2 - INTERMEDIÁRIOS (culturismo)

Nesta fase você começará a ter maior consciência de que seu corpo e sua mente são únicos. É a parte onde a musculação começa a tornar-se individualizada. Você aprenderá uma série de novos exercícios e técnicas que aplicará metodicamente. Formará a consciência do que funciona e o não funciona para você, selecionando, assim, os exercícios e técnicas que lhe trazem os melhores resultados. Este é um trabalho totalmente individual, onde o seu senso de auto-crítica será tremendamente desenvolvido. Porém, não só neste estágio, como em todos os outros, você terá de aplicar os princípios fundamentais da musculação ensinados na fase inicial. A fase intermediária pode durar de 2 a 10 anos.

3 - AVANÇADOS (culturismo)

O seu conhecimento sobre técnicas e métodos de treinamento será completo. Nesta fase você já terá total controle de seu corpo, aplicando-lhe o treinamento e alimentação certos, na hora certa. Saberá também usufruir de métodos restaurativos, como massagens, saunas, etc. Terá profundos conhecimentos de nutrição e suplementação, aplicando tais conhecimentos, na confecção de dietas específicas, altamente individualizadas para seu próprio caso. Nesta fase será, ainda, apresentado um aspecto completo sobre anabolizantes esteróides (perigos e benefícios).

4 - DE COMPETIÇÃO

Este estágio é relativamente curto e é aplicado 3-6 meses antes de cada competição escolhida para participar. É o estágio onde todo ensinamento anterior é aplicado, porém com margem para erros mínima. Para você adentrar neste estágio, terá que ter construída base sólida de musculatura, a qual será, agora, refinada com uma série de elementos indispensáveis para competição: definição, densidade, vascularidade, cor, apresentação (poses), etc. Terá, ainda, o suporte psicológico necessário para mantê-lo treinando mesmo sob um clima de pressão de familiares, amigos, etc, problema este enfrentado por todos os atletas profissionais do mundo. Métodos psicológicos reconhecidos nos Estados Unidos e URSS, assim como na Alemanha Oriental, estarão ao seu inteiro dispor para serem utilizados por você mesmo. Nesse estágio vc saberá todos os tópicos que levam à definição muscular, treinamento e ensaios de poses e exemplos de como se preparam vários profissionais do culturismo (Pro Bodybuilders).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 15
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

Visitante Romarcos

Belíssimo post Gallo...

Mas.., acho que concordará comigo que..., a maioria e, por preguiça, não sai do "estágio inicial".., porque vemos por ae muito nego fazendo sempre as mesmas coisas, do jeito que querem, sem embasamento nenhum, e, o pior de tudo, teimando com quem quer lhes ajudar.

Não podemos esquecer tbm de que estamos vivendo uma série crise de Vigorexia, imposta pelo modismo atuall, o que atrapalha em tudo o trabalhdo de exercícios resistidos...., concorda?!

Mas..., de qualquer maneira... belíssimo post!

Parabéns!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito q dizer q a fase inicial dura em media de 3 a 6 meses eh muito pouco. Eu arrisco a dizer q a grande maioria nao sai da fase inicial. Eu tive uma dificuldade imensa pra atingir a chamada fase intermediaria, pelo simples fato de q foi muito dificil pra mim interpretar o era melhor para meu corpo. E apesar de ter alguns bons anos de treino me considero engatinhando ainda na fase intermediaria.

Um abraco e bons treinos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é Vigorexia e modismo???

Desculpem a minha ignorância. :-?

vigorexia = louco, fanatico por academia... akeles caras com 60cm d biceps e acham q sao frangos... uma coisa eh vc gostar de treinar, treinar forte, se preocupar... mas tem nego q exagera..

modismo = o famoso maria vai com as outras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante sgtmlg

Eu to de saco cheio desse barato de fisiculturismo a cada dia que passa o negócio ta mais apelão, fico injuriado treino pesado, alimento bem, e vejo esses cara mó treininho mamão com açúcar maior que eu, ta ai os 10% de diferença que os esteróides fazem, pode comparar pau a pau meu treino com o do Dorian no QUESITO INTENSIDADE, não estou criticando o Dorian ele é meu idólo, com bomba ou sem bomba Dorian tem todos meus méritos por chegar ao seu limite fisico-psicológico em seus treinos, coisa que muito fisiculturista atual não demonstra!!!

O negócio é ser basista!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu to de saco cheio desse barato de fisiculturismo a cada dia que passa o negócio ta mais apelão, fico injuriado treino pesado, alimento bem, e vejo esses cara mó treininho mamão com açúcar maior que eu, ta ai os 10% de diferença que os esteróides fazem, pode comparar pau a pau meu treino com o do Dorian no QUESITO INTENSIDADE, não estou criticando o Dorian ele é meu idólo, com bomba ou sem bomba Dorian tem todos meus méritos por chegar ao seu limite fisico-psicológico em seus treinos, coisa que muito fisiculturista atual não demonstra!!!

O negócio é ser basista!

A diferença é bem maior que 10%, mas tenha a certeza que os resultados são bem diferentes em pessoas com uma genética favorável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu to de saco cheio desse barato de fisiculturismo a cada dia que passa o negócio ta mais apelão, fico injuriado treino pesado, alimento bem, e vejo esses cara mó treininho mamão com açúcar maior que eu, ta ai os 10% de diferença que os esteróides fazem, pode comparar pau a pau meu treino com o do Dorian no QUESITO INTENSIDADE, não estou criticando o Dorian ele é meu idólo, com bomba ou sem bomba Dorian tem todos meus méritos por chegar ao seu limite fisico-psicológico em seus treinos, coisa que muito fisiculturista atual não demonstra!!!

O negócio é ser basista!

Quando vc diz Dorian quer dizer Dorian Yates, o percursor da fisiculturismo freak?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante sgtmlg

A diferença é bem maior que 10%, mas tenha a certeza que os resultados são bem diferentes em pessoas com uma genética favorável.

Eu tenho uma genética muito boa, mas não consegui entender o que você quis dizer exatamente, acho que fiquei um pouco confuso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...