Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

BCAA deve ser ingerido 30 min. ANTES do treino


Post Destacado

NUTRIÇÃO ESPORTIVA
É melhor ingerir antes

Estudo de nutricionista brasiliense comprova que o uso do aminoácido BCAA antes do treino traz melhores resultados do que quando o suplemento é usado durante ou após o exercício

Nádia Medeiros

Desde os 15 anos, Spilios Garakis, hoje com 24, faz musculação. O hábito de usar suplementos alimentares para melhorar os resultados sempre foi constante. Mas, no início deste ano, ele optou por mudar sua dieta e passou a ingerir o BCAA — (do inglês branched-chain amino acids) ou aminoácidos de cadeia ramificada — 30 minutos antes de malhar, em vez de tomar durante ou depois do exercício como fazia. “Em seis semanas, já senti diferença. Substitui 4kg de gordura por 5kg de massa magra. Além disso, fiquei mais disposto, com mais gás para malhar”, conta ele, que mudou seus hábitos graças à pesquisa do nutricionista Vinícius Vieira Lacerda.

O estudo do especialista traz uma tese inédita realizada com nove voluntários que testaram o uso do BCAA antes da musculação. “A maioria das pessoas toma o suplemento depois ou durante o exercício físico. Queria mostrar que é possível atingir um resultado melhor se ingerir 30 minutos antes”, explica o nutricionista.

Apesar de parecer simples, o estudo de Lacerda vai ser publicado pela renomada revista americana International Society of Sports Nutrition (ISSN). É a primeira vez que o DF tem uma pesquisa aceita na publicação. O trabalho ganhou notoriedade porque mostrou que, quando ingerido antes, o BCAA faz com que os níveis de creatinina no sangue tenham uma redução de até 27%.

Com a diminuição do desgaste do tecido muscular, não há perda de massa magra, que ocorre quando o esforço físico é maior que a capacidade de o fígado prover o organismo com os aminoácidos de onde o músculo tira energia. Além de evitar essa perda, o BCAA ajuda na cicatrização das microlesões que aparecem no músculo depois do exercício. “O suplemento é formado por isoleucina, valina e leucina. Os dois primeiros são usados como fonte de energia pelo corpo, evitando a perda de massa. Já a leucina, ajuda na cicatrização das microlesões e, consequentemente, no ganho da massa muscular”, explica Vinícius.

Resultados
Outra paciente do nutricionista que aproveitou a descoberta da pesquisa foi Ana Maria de Oliveria, de 22 anos. A estudante nunca havia tomado suplementos e passou a ingerir BCAA antes da musculação. “Em um mês, meu percentual de gordura foi de 25% para 19%. Além disso, ganhei 3kg de massa magra. Meu abdômen e coxas ficaram bem mais definidos também. Meu instrutor se surpreendeu quando foi fazer a avaliação”, conta.

Apesar dos resultados expressivos que o uso do BCAA traz, Vinícius ressalta que é preciso também manter uma alimentação saudável. “O suplemento não faz milagre. A pessoa tem que ter uma dieta balanceada e realizar exercícios físicos regularmente”, comenta.


Entenda o BCAA

Os BCAA's são aminoácidos essenciais, ou seja, proteínas que o organismo não consegue produzir e que devem ser adquiridos pela alimentação. Ele é indicado para atletas, já que, durante exercícios prolongados, a queda da concentração dos aminoácidos acarreta a perda de massa muscular.



Intensidade

A creatinina é um marcador bioquímico que mostra o grau de microlesões que o músculo sofre durante um treinamento físico. Quanto mais alto for o nível, maior o número de lesões que o músculo sofreu.



Saiba mais

Metodologia
A pesquisa de Vinícius Lacerda foi realizada com nove voluntários, divididos em dois grupos entre outubro e novembro do ano passado. No primeiro dia, metade ingeriu 5g do BCAA 30 minutos antes do treino e a outra turma tomou placebo. Imediatamente após a ingestão, foram coletadas amostras de sangue de todos. O mesmo foi feito assim que terminaram os exercícios e 30 minutos após. Um fim de semana depois, os grupos foram alternados. Quem tomou placebo ingeriu BCAA e vice-versa.

e14.jpg

FONTE: Jornal Correio Braziliense
http://www.correiobraziliense.com.br/impresso/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Boa intenção em postar o artigo :( , obviamente o BCAA da uma diferença sim.. mas aquilo la ta mais pra anfetamina com bomba misturada doque pra BCAA.. po ir de 25% pra 19% de bf em 1 mes e ainda ganhando 3kg de massa magra ta bom ein genetica de mutante :( , eu sempre faço uso de BCAA em meus treinos, é um bom suplemento na minha opnião mas não faz esse milagre todo que o artigo diz não, ta mais pra um artigo de marketing tentando recuperar a imagem do BCAA que foi denegrida pela anvisa, geralmente os BCAA´s indicam tomar meia dose meia hora antes do treino e a outra metade depois do treino, bom como eu tomo de 1 scoop e meio a 2 scoops de whey no pos treino então sempre mando a dose inteira de BCAA antes do treino assim diminuo as chances de aconteçer uma catabolização quando se executa um treino muito intenso, e no pos treino não irei ter "falta" de BCAA porque o whey que uso tem uma boa quantidade de BCAA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

verdade, dá uma enfase no treino mesmo,  nos primeiros dias você não percebe tanto.... mas se você for tomar durante o treino ou uns 3 minutos antes nos outros dias, você verá que realmente tomar 30 minutos antes , dá mais disposição no treino e ele dura bem mais . 

 

 abraços e bom treino a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom



×
×
  • Criar novo...