Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bebida após refeição (dúvida simples)


Venix

Post Destacado

Minha mãe sempre me dizia que beber muito depois da refeição esticava o estômago e com tempo ia aumentando a barriga. Antigamente eu bebia uns 2 copos de suco depois do almoço e minha barriga parecia que ia explodir! Hoje eu só tomo no máximo 1 copo de suco natural ou água porque dá muita sede depois de comer... Alguém aí (de preferência com barriga magrinha ou definida) sabe alguma coisa sobre o assunto? Valeu : )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Dias mais ativos

Membros mais ativos neste tópico

Dias mais ativos

Minha mãe tambem diz isso...

eu nao sou nenhum medico nem nada, mas creio q tenha uma explicação...

simplesmente porque as paredes do nosso estomago se dilatam com o tempo. Com o estomago maior, da a impressao de barriga estufada alem de que vc vai ter que comer mais pra saciar sua fome ate q seu orgão mande a msg pro cerebro:

"estou cheio"

é como se fosse um jarro... vc pode enxe-lo de areia ate a boca que mesmo assim ainda cabe bastante agua dentro dele

de qualquer forma... eu tambem tenho esse mal costume de comer bebendo =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho umas técnicas para este tipo de coisa:

1 - Regule sua dieta. Uma dieta correta, com refeições consumidas dentro do intervalo correto, vai disciplinar o apetite. O importante é comer quando tiver fome, e assim fazendo, sentirá fome nos horários corretos.

2 - Coma quando tiver fome. Esta dica depende única e exclusivamente da primeira. Simplesmente porque a fome gera salivação, e quanto mais saliva, menor a necessidade de se beber durante a refeição. Eu já não bebo junto com a minha refeição há anos.

3 - Beba água abundantemente durante o dia. Manter-se hidratado gera menos secura bucal. De 2 a 3 litros para mais, para quem faz exercícios físicos, como nós.

4 - Apele para a salada fresca. Um macete interessante é abusar de vegetais crus, folhas e leguminosas abundantes em água; "mata-se" a sede com a salada. Ela ajuda na salivação. Uma dica é temperá-la com suco de limão, outro estimulante para as glândulas salivares.

Beber durante a refeição atrapalha a digestão depois. É melhor passar o dia se hidratando corretamente, e ficar sem beber durante a refeição e pelo menos, uns 40 minutos depois.

Abraços e bons treinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DIGESTÃO

NÃO tome líquidos com as refeições!

Nosso trato digestivo produz 3 litros de sucos digestivos por dia! Só de saliva, produzimos 1,5 litro por dia! E ainda tem muitas pessoas que dizem que não conseguem comer sem tomar um suquinho dizendo que a comida “desce” muito seca.

Vários problemas digestivos podem ser causados pela ingestão de líquidos junto com o almoço ou jantar. Desde a boca até o intestino, o alimento sofre a ação de enzimas, substâncias produzidas pelo nosso corpo para digerir os alimentos. Quando o alimento chega seco ao estômago os sucos gástricos que contém essas enzimas digestivas são liberados pela parede do estômago caem diretamente no alimento. A digestão é bem melhor. Quando enchemos o estômago de água, essas enzimas são diluídas na água e não conseguem agir sobre o alimento. É como se elas tivessem que “nadar” até o alimento e nem sempre conseguem chegar. A conseqüência é a má-digestão. Além disso, o ambiente estomacal deve ser ácido para que as enzimas ajam com eficácia. Os líquidos tiram essa acidez natural do estômago.

ESTUFAMENTO

Tem ainda o problema da sensação de “estufamento” que os líquidos podem provocar! Nosso estômago é elástico. Quando comemos ele se estica. Mas, este “elástico” tem seu limites! Se colocarmos todo dia, além dos alimentos secos, uma grande quantidade de líquidos, o estômago vai esticar demais. Pior do que “empurrar” os alimentos com água ou suco, é tomar refrigerante que além do líquido vai liberar seus gases no estômago e estufar ainda mais. A conseqüência disso é que um estômago maior precisa de mais alimentos para se saciar. E chega um dia em que não volta ao tamanho normal e fica maior. A pessoa com um volume gástrico muito grande acaba comendo mais para se sentir saciado pode ficar obesa. Isso é tão comum que muitas pessoas, atualmente, estão fazendo cirurgia para diminuir o tamanho do estômago. O ideal seria não tomar líquido nenhum de 30 minutos até 2 horas (que é o tempo de digestão) depois das refeições!

SOLUÇÃO

Para quem tem este péssimo hábito de beber líquidos junto com as refeições, tem algumas dicas importantes! A primeira e talvez mais importante é a MASTIGAÇÃO! Como disse antes, produzimos muita saliva que além de ter enzimas digestivas, tem a função de umedecer os alimentos. Quem não mastiga tem a sensação de que a comida está seca mesmo, pois não deu tempo de envolver o alimento na saliva. A segunda dica é para quem coloca a jarra de suco ou garrafa de refrigerante na mesa para que todos se sirvam à vontade! Nada disso: coloque 1 copo para cada pessoa. Tente comer toda a comida primeiro e depois tomar o líquido bem lentamente, a pequenos goles! Depois de um tempo assim, já é hora de tirar o copo da mesa. Deixe o suco na cozinha ou geladeira e, quem quiser, vá buscar seu copo depois que terminar o almoço.

Outra dica é evitar preparações muito secas trocando carnes assadas por carnes ensopadas. Deixar o arroz mais pastoso também pode ajudar. Não exagerar no sal é fundamental, pois pratos muito salgados dão mais sede. Esse processo pode levar meses, mas é importante tentar. Com o tempo, o líquido não fará falta nenhuma! Pelo contrário, deixar de tomar líquidos com as refeições só fará bem para sua saúde!

Fonte:

http://bemstar.globo.com/index.php?modu ... ara+Pasqua

Mais fácil que isso é você beber água 30 minutos antes de almoçar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

além do estufamento que causa que já postaram, o problema se agrava quando é refrigerante. Já vi um médico demonstrar isso. Ele pegou um copo de água na refeição e um copo de refrigerante (mesmo que seja light, diet, o caralho a 4). Ambos causam dilatação, mas enquanto que a água dilata um pouco e é até aceitável (desde que não passe de 1 ou 2 copos), basta um pouco do gás do refrigerante para que a comida dentro do estômago fique uma bola muito maior e mais difícil de ser digerida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...