Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado

Não entendi essa conta. 

1 ovo inteiro tem em média 5g de proteína. Como 2,5 ovos sem clara produzem 40g?

A clara é metade da proteína do ovo. A outra metade fica na gema.

Baseei-me na tabela TACO, da Unicamp onde há o seguinte registro:

Ovo, de galinha, clara, cozida/10 minutos. Cada 100 g contém:

• 59 kcal;
  • 13,4 g de Proteína;
  • 0,1 g de Gordura (destas zero g de gorduras saturadas);
  • zero mg de colesterol;
  • zero g de carboidratos;
  • 181 mg de sódio.

Eu preciso cozinhar três ovos, retirar-lhes as gemas e cortar um deles na metade para fechar estas 100 g.

Para chegar aos meus 40 g, eu como 2,5 ovos desta forma cozidos no lanche da manhã, no almoço e na janta, isto é, três vezes no dia. 

Portanto isso dá 3 x 13,4 g = 40,2 g

Essa tabela foi desenvolvida por equipes multidisciplinares na Unicamp (ver link) exatamente com o intuito de servir de marco de referência nas diversas informações nutricionais desencontradas em diferentes locais.

Eu larguei até o fatsecret.com.br depois que descobri essa tabela.

• Moderador
Postado

Vc tinha falado que 2,5 ovos cozidos sem gema produziam 40g de proteína.

Na verdade as 3 porções diárias que vc come de ovo é que tem 40g de proteína, e não 2,5 ovos.

2,5 ovos produzem sem gema produzem 13,4g.

Postado

É verdade mestre! E o pior é que não dá pra corrigir. O botão de "Editar" some depois de um tempo que a gente postou a mensagem. Vou tentar dar outro jeito. 

Obrigado por ter observado isso!

Postado

Fiz um cálculo aproximado com base nos preços que o mestre Locemar nos trouxe. 

Acompanhem por favor:

• 2,5 ovos cozidos (aproximadamente 100g) sem clara produzem 40,35 g de proteína (seguramente animal...rs);
  • eu consumo a porção acima mencionada três vezes ao dia para complementar (isso mesmo, não é para suplementar! É para chegar em 1,8 g / kg de massa magra) a taxa de proteína, o que dá 7,5 unidades ao dia, 225 unidades ao mês, perfazendo um total de R$ 65,00 para 1210 g de proteína com ZERO de carboidratos;
  • Um pote com 900 g de 3w para atender à mesma demanda de proteína iria requerer quase duas scoops ao dia (54 g para 40 g de PTN supostamente animal... não se sabe ainda). Com esse consumo o pobre pote duraria no máximo 17 dias para fornecer as mesmas 1210 g de proteína.

Por favor, na linha em destaque, onde se lê "2,5", leia-se "7,5".

Postado
Segue um post mais completinho do duelo...

Tomei como base um destes bi-aprovados, o 3W Whey, para postar um duelo entre este produto e alguns alimentos que uso para complementar os meus 1,6 a 1,7 g de proteína / kg de massa magra.

Vamos aos combates, então.
Data das lutas: 16/06/2014, 15:30h

Desafiante
3W Whey Protein Complex
Preço: R$ 186,82
Peso: 930 g
fonte: Suplementos Zone, via pesquisa no Google. Visualmente era o que oferecia o menor preço, desconsiderando-se o que deva ser pago com frete.

Para cada 30 g deste produto, é informado no site que há 25 g de proteína, confirmados pelo re-teste do Félix.

Logo, em 930 g temos 930 * 25/30 = 775 g de proteínas totais consumindo-se todo o conteúdo deste produto.

Portanto, o preço da proteína através do 3W custa R$ 186,82 / 775 = R$ 0,241058 a grama da proteína.

Observação: O Félix não pôde confirmar se de fato esta proteína seja animal, pois enviou para a análise e ainda aguarda os resultados, conforme comenta no vídeo (vide o vídeo do primeiro post).

Desafiado #1 (Já existia antes do 3W nascer... "das antigas"...rs)
Atum Sólido em Óleo Coqueiro
Preço: R$ 4,99
Peso: 170 g
fonte: Mercadorama, via pesquisa no Google, lembrando-me de um supermercado que costumo ir.

Via tabela TACO, o atum tem 26,2 g de proteína (seguramente) animal para 100 g.

Logo, em 170 g temos 170 * 26,2 / 100 = 44,54 g de proteínas totais consumindo-se todo o conteúdo deste produto.

Portanto, o preço da proteína através do Atum custa R$ 4,99 / 44,54 = R$ 0,112034 a grama da proteína.

Atum wins...

Desafiado #2
Clara de ovo cozida
Preço: R$ 2,94
Qtde: Uma dúzia
fonte: Mercadorama, via pesquisa no Google, lembrando-me de um supermercado que costumo ir.

A prática deste forista levou-o a concluir que, aproximadamente 2,5 ovos cozidos, sem as respectivas gemas, fornecem 100 g.
Via tabela TACO, o ovo cozido sem clara tem 13,4 g de proteína (seguramente) animal para 100 g.

12 unidades têm então aproximadamente 12*100/2,5 = 480 g

Logo, em 12 unidades que tenham aproximadamente 480 g temos 480 * 13,4 / 100 = 64,32 g de proteínas totais consumindo-se os tais doze ovos cozidos e sem suas gemas.

Portanto, o preço da proteína através do Ovo custou para este cenário R$ 2,94 / 64,32 = R$ 0,045709 a grama da proteína.

Ovo wins...

Comentário final: não foi considerados os macronutrientes como carboidratos e gorduras, pois os mesmos podem ser redimensionados em suas planilhas de macronutrientes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
  • Criar novo...