Zé Gotinha1338434125 Postado 22 de setembro de 2003 Postado 22 de setembro de 2003 Leia meu post acima q editei e veja se compreende o que eu disse. ALEM do mais, nao tenho q discutir mais nada.Ja citei os devidos codigos e tenho certeza do que estou te falando: nao cabe e nem é permitido ao médico brincar com seus pacientes...sair por ai receitando qquer medicamento sem os mesmos precisarem ou que possa reverter/aliviar/melhorar algum quadro clinico.Receitar esteroides anabolicos p/ pessoas normais, que nao os necessitam terapeuticamente é de uma forma ou de outra contribuir p/ q aparecem efeitos colaterias nessas pessoas e lesar a saúde das mesmas.Isso é proibido no código de ética médica e ja falei...leia os capitulos e os artigos..ai se quiser descordar vá descordar de quem escreveu aquilo . Embora eu use e seja favoravel ao uso de aes eu nunca passei nenhum tipo de aes p/ ninguem sem antes orientar sobre os riscos,etc..alias, só receitei virtualmente memso...vc nunca vai me ver atendendo em um consultorio indicando aes..o maximo q posso fazer é ajudar a amenizar os colaterais ou orientar o usuario a nao fazer maiores cagadas ja q o mesmo insiste em usar.
Pharmabio Postado 22 de setembro de 2003 Postado 22 de setembro de 2003 ah é? E vc pode me falar o pq q administram a clonidina pra paciente sofrendo de deficit de somatropina, ou ainda o uso de betabloqueador em paciente DPOC??..pode me dizer??? Nao se faça de desentendido meu jovem...o que estou querendo dizer é que o médico nao pode passar um medicamento que uma pessoa nao tem necessidade nenhuma se esse medicamento nao vai ajudar em nada em seu quadro clinico ou até agrava-lo.Se descubrissemos que um remedio terapeuticamente utilizad p/ disfunçao ertil fosse a cura da AIDS, obviamente que o pacinete q tem AIDS e nao necessita de um medicamento p/ disfunçao eretil poderia sim ser medicado com esse medicamento p/ disfunçao ereitl, mas pq isso levaria a uma melhora em seu quadro clinico ....agora, vc usaria tal medicamento se ele nao fosse ajudar em nada??Claro q nao usaria...isso poderia provacar uma serie de colaterias desnecessarios em seu paciente e vc responder isso p/ o resto de sua vida. ps: esse telefone nao é meu caralh o //leia direito isso ai...esse endereço e telefone é do Dr.Joao Alberto de Mattos....meu ex-professore na minha opiniao o cara q mais manja disso. Acho que o que vc disse está CERTISSIMO e CONCORDO PLENAMENTE... MAs o assunto aqui é BENEFICIO / RISCO... Ou seja, visto que anabolizantes NAO TRAZEM BENEFICIO NENHUM AO PACIENTE (ou beneficio meramente estetico), associado a altos riscos, seu uso deveria ser RESTRITO A CASOS EXTREMOS... O fato é que, SE O MEDICO ACHAR QUE EXISTE BENEFICIO ele PODE PRESCREVER... NAO QUERO ENTRAR NA DISCUSSAO DE PRINCIPIOS MORAIS DA CLASSE MÉDICA, MAS AO MEU VER ISSO É BESTEIRA.... A MESMA COISA A FLUTAMIDA, CHEIA DE RISCOS E MESMO ASSIM È PRESCRITA PRA MYULHERES PRA ACNE, SEM ESTUDOS CLINICOS RECONHECIDOS... ACNE, podendo gerar cancer e feminilização de FETO... NAO ME COMPREENDA MAL, CONCORDO COM VC NA ESSENCIA DO PENSAMENTO... MAS AFIRMAR QUE O CONSELHO NAO ADMITE MEDICO PRESCREVENDO ANABOLIZANTES FOI ERRADA... Concordo com vc, acho que remédio nao é brinquedo pra ficar fazendo merda, e acho que nao deve ser prescrito apenas em casos de extrema necessidade... O problema é que , já que o povo vai usar, e se deixar, o povo usa qualquer coisa de qualquer jeito, alguem tem que tentar reduzir danos... E é isso que eu venho fazer aqui.. além de aprender é claro.. Vamos buscar um exemplo... VC fez internato aonde? Chegou a fazer residencia?
Pharmabio Postado 22 de setembro de 2003 Postado 22 de setembro de 2003 A atitude de Pilatos - lavar as mãos e dar as costas ao que acontece, sem se envolver - talvez se encaixe melhor no conceito de Ética que um famoso colega de profissão, o qual admiro muito, emitiu logo após a minha entrevista truncada e editada pelo SBT pois, segundo ele (e de acordo com o Código de Ética Médica), o médico não pode receitar esteróides anabolizantes para quem não esteja precisando. Segundo um artigo do Dr. José Maria Santarem intitulado “O médico e os anabolizantes”, não é proibido ao médico receitar medicamentos esteróides anabolizantes mediante receituário médico; o que é proibido é o uso por parte de atletas de competição. O que foi prescrito é uma quantidade pequena, para um paciente que não é atleta competitivo, cuja necessidade é pessoal e profissional, sendo que o ato médico realizado visou apenas preservar a integridade do paciente , dando uma opção com toda a certeza segura , ao invés de virar-lhe as costas para que o mesmo se submetesse a uma overdose perigosa de múltiplos esteróides anabolizantes , inclusive de origem e qualidade duvidosas. O que vc me diz a respeito disso que vc postou?
Zé Gotinha1338434125 Postado 22 de setembro de 2003 Postado 22 de setembro de 2003 Como vc diz q receitar esteroides anabolicos p/ pessoas que realmente nao necessitam de usa-los nao é errado? Claro que é errado e o conselho de ética médica deixa bem claro isso. Imagina que eu resolva fazer isso em um individuo de 16 anos por exemplo , que apenas quer aumentar sua massa muscular, nao tem necessidade terapeutica de usar tal droga e acaba tendo fechamento precoce dos discos de crescimento localizados nas epifises ósseas?? Esse individuo terá uma limitaçao de crescimento, a toa, por irresponsabilidade de um médico que resolver passar esteroides anabolizantes a esse jovem sem o mesmo ter real necessidade, nem ao menos uma disfuçao hormonal. Ou entao, chegar um paciente querendo perder peso e ao invez de dieta exercicios eu entupir o cidadao de HGH e de repente, ele apresentar a médio/longo prazo acromegalia, desenvolvimento de alguma neoplasia pre-existente, ou diabetes??O cara só queria emagrecer...e eu consegui fu der com ele inteiro... Vamos ser racionais.Com medicamento e com saude dos outros nao se brinca.Se quer se entupir de anabolizantes ou fazer de seu corpo uma cobaia, ok, concordo e nao tenho nada com isso, mas agora usar um outro ser humano como cobaia, sendo que essa cobaia nao será util p/ nada no futuro, apenas p/ chegar a 47 cm de braço e com 5% de goredura...eu discordo totalmente e sempre irei descordar. As pessoas confiam muito nos médicos e sendo assim, nao podemos sair por ai querendo abusar dessa confiança e testar nossos conhecimentos nos corpos alheios. fisiculturismo 1
Pharmabio Postado 22 de setembro de 2003 Postado 22 de setembro de 2003 Exatamente, chegamos ao ponto em comum, faço das suas palavras as minhas... A questão é: SERÁ QUE O MÉDICO VAI NEGAR O MEDICAMENTO À ESSE ADOLESCENTE? SERÁ QUE NEGARÁ FORNECER UAM RECEITA DE HGH PARA ESSE CARA? Ou seja, o CÓDIGO DE ÉTICA depende apenas da capacidade e índole do profissional em afirmar a relação risco benefício... Se esse médico resolver prescrever, ele estara atestando que existe beneficio risco favoravel para o uso ... Logo, estará amparado... Esse é o problema... Realmente as pessoas confiam demais nos médicos... Claro que são os profissionais mais preparados para resolver os problemas, mas quem é responsavel pela sua saúde é vc mesmo... E poucas pessoas percebem isso.. Os profissionais médicos estao aqui pra ajudarnos quando precisamos, e mesmo assim temos várias pessoas se submetendo a tratamentos cheios de vieses utilizando coqueteis de anorexigenos, anti depressivos , efedrina e diureticos, achando que o "médico gente boa" está dando pra ela uma nova vida... Em parte a responsabilidade é dos pacientes... Em parte , dos médicos que acreditam que devem prescrever esse tipo de coisa para casos de falta de satisfação com a propria estética... É bom saber que a mentalidade dos médicos de hoje pode ser igual a sua... Ciente que não se pode utilziar cobaias apenas por usar um jaleco branco... Sem querer babar o ovo, mas gostaria de te dar parabéns pela forma de pensar... Sinceramente... Abraços... fisiculturismo 1
Dócrates1338434128 Postado 28 de setembro de 2003 Postado 28 de setembro de 2003 Já foi avisado... Continue seu negocio por outros meios...
j i u Postado 29 de setembro de 2003 Postado 29 de setembro de 2003 pq nao excluem esse mané logo do forum?
anbes Postado 1 de outubro de 2003 Postado 1 de outubro de 2003 Pharmabio, eu entendo com seu pto de vista e virtualmente vc até está certo, pois diversas prescrições, procedimentos são realmente feitos sem uma base previa de estudo, ou estes de forma insuficiente. Acontece que rolam 2 coisas: 1o., o procedimento correto (ou pelo menos mais correto) é basear sua conduta no que já foi provadamente ser eficaz e fim. Isso não tem discussão, se tal coisa é melhor fazer de tal jeito ou tal droga prescrita de tal forma é assim que deve ser. (apesar de, evidentemente, nem sempre ser assim, mas seria o correto, o ético) 2o. É uma discussão mais puramente ética o uso de qualquer coisa com o fim de "mudar" um ser previamente saudável submetendo-o a alguns riscos. Pelo menos s/ respaldo cientifico. É bem esse o pto de vista. P. ex. uma cg plástica envolve riscos, e realmente cabe ao médico decidir se é viável ou não, pesando os riscos e benefícios. Mas isso ele pode fazer baseado em estudos estenuantes, que demostram as indicações, as tecnicas possiveis.... Com anabol não existe nada assim. Então, digamos que até pode-se prescrever um anabol com o objetivo de mudança fisica, mas se der qquer cagada o médico está fudi, pois não existe até agora respaldo cientifico p/ essa situação. E nesse pto entra muito a questão ética, pois os objetivos do uso de anabol nesse caso seriam p/ mudar um ser humano, aumentar sua massa msucular a cima do geneticamente determinado...digamos que só tivesse efeito benéfico..mesmo assim, até agora, vc não tem direito de fazer tais mudanças. É uma discussão semlehante, p. ex, à clonagem. Eqto esses critérios éticos não ficarem evidentes, vc não pode incorrer no erro. O uso de anabol pode sim ser prescrito pelo médico. Porém esse uso se verá em situações bem documentadas e já definidas (ainda mais pela questão ética envolvida), como hipogadismo hipogonadotrófico, algumas hematopatias, impotencia, puberdade retardada.... Vc citou um monte de drogas coisa e tal. É verdade que exitem coisas sendo testadas e outras drogas sendo usada..lálálálá.. Mas p. ex, ainda é preferível dar tetrriclina, fazer tto com drogas tópicas em mulheres ao invés de submetê-la a uma droga teratogenica (num primeiro passo) e ser for faze-lo existe, como vc deve saber, uma enorme burocracia p/ prescrição de tais drogas, envolvendo concientização da pc, assinatura de termo de responsabilidade... e a droga que sem duvida seria escolhida seria a isotretinoina. Aí digamos que nada funcionou. Pode ser que usem a flutamina, que vc citou, com pouco respaldo mesmo, mas com alguns testes já. Qual a diferença básica, nesse caso? seria uma doeça, acne, provavelmente conglobata ou pior (grau iV, pex.), resistente aos demais ttos. Já no caso dos anabols o uso não envolveria qquer necessidade sobre alguma patologia, ou resistencia àlgum tto. Portanto, concluindo, apesar de controverso, não sendo p/ as claras e às vezes até mais inimagináveis, finalidades TERAPEUTICAS, o uso de anabols, como muitos livros dizem "devem ser desencourajados" e portantos são proibidos, tal como sua compra e venda s/ receitas.Logo, concordo c/ o Zé, apesar de concordar em se tratar de hipocrisia!!!! fisiculturismo 1
Pharmabio Postado 1 de outubro de 2003 Postado 1 de outubro de 2003 Exato esse o ponto da questão... O problema aí reside no profissional médico.. A pergunta foi se o médico PODE prescrever anabolizantes.. A resposta é PODE.. Mas só se houver relação benefício/risco positiva... Isso quer dizer que no ganho de massa muscular isso NAO SE APLICA, pois os beneficios são minimos e secundários quando comparados aos riscos... O peoblema é que é o médico que determina o benefício primario, e se ele aprovar o uso pra um atleta, ele pode sim prescrever... Incorrendo dano, esse profissional será submetido a uma junta de avaliação no conselho de classe que arbritará a respeito da decisão... Tomemos como exemplo a flutamida, diferentemente da isotretinoina, éla não apresenta termo de consentimento ou resposabilidade, não é usado apos a isotretinoina e sim antes, e apenas em mulheres... AS maiores indicações são de acne (normal resistente a tetraciclina ou recidivante), acne androgenica, hirsutismo e alopécia androgenética.... O beneficio é minimo comparado aos riscos.. Falo isso por estar trabalhando atualmente num artigo que poderá levar a suspensao do uso da flutamida em pacientes femininas.... E esses médicos podem prescrever a vontade, visto que ELES se responsabilizam pela relação risco/beneficio... Ou seja, ELE arbitraram a favor do uso por enxergar que o uso de anti androgenicos em pacientes para fins estéticos cosmetologicos não graves era viável... Claro que se um feto sofrer feminilização, e a paciente submeter o profissional a processo no conselho de classe, dificilmente o médico saira impune... O mesmo aconteceu agora em brasilia, com um profissional prescrevendo clonidina para pacientes que gostaria de crescer mais na adolescencia.. Constatado que a curva de somatropina estava dentro dos padroes genéticos da familia (pais de baixa estatura), ele comecou uma terapia de clonidina (sabidamente um estimulante de somatropina para diagnostico laboratorial) a LONGO PRAZO... Ou seja, ele quer repetir o sinal de clinidina pra aumentar a sintese de HGH... Também acompanhei o caso e não existem estudos que avalisem o uso de longo prazo... Adivinha o que aconteceu, o paciente foi a obito por hipotensao profunda, logicamente seguida de edema pulmonar, choque e coma... Será que valia o risco de usar clonidina em paciente adolescente (12 anos) só pra crescer mais que os pais geneticamente? Mesmo nao existindo patologia, e sim uma insatisfação com o corpo? O lipostabil e nossa doutora patricia rittes? Que vantagem terapeutica o lipostabil oferece? E os riscos desconhecidos devido a completa falta de estudos do uso de uma substancia desenhada pra ser endiovenosa e usada como cosmético? Em TODOS os casos acima, os riscos eram muito maiores que os beneficios (nao terapeuticos), no entanto a prescrição ocorre... OU SEJA, O MÉDICO ARBITRA SOBRE A RELACAO RISCO BENEFICO... Se ele achar que há beneficio, ele PODE PRESCREVER... É somente esse meu ponto... O codigo de ética médica falha em especificar esses casos, entende? Logo, o codigo de ética médica não proibe... Afinal o que é o codigo.. Em deontologia vc deve se lembrar que são um compilado de leis que determina as boas açoes, não necessa´riamente prevendo punições, e deve ser estabelecido antes do infração ocorrer... Talvez esteja na hora de criar um código mais restrito, OU , criar profissionais menos aventurosos e dispostos a submeter pacientes que sofrem com insatisfações internas em cobaias... Depois de citados os exemplos, o que vc acha.. quero uma opinião sincera, mesmo porque tive a oportunidade de estudar a fundo o caso desses medicamentos, e todos sao prescritos no pis inteiro... Será realmente que os anabolizantes não se enquadram nessa lista, lembrando que a flutamida não é pra acne grave, e sim pra acne normal, entre as outras indicações acima mencionadas... Resumindo: A questao de beneficio é variavel a depender da interpretação do médico e do interesse nesse paciente... Se ele achar que vai ajudar fazendo o adolescente ganhar mais massa muscular, OU se ele achar que da pra ficar rico com esse negocio, ele pode se por a favor... Um dos pilares da prescrição é tornar o médico o responsável pela introdução da terapeutica medicamentosa na casuistica... E por ela ser responsabilizado por quaisquer danos (em caso de má pratica, claro) acometidos ao paciente...
TribalWolf Postado 13 de agosto de 2004 Autor Postado 13 de agosto de 2004 Legal a gente se deparar com tópicos que ja tinha esquecido a muito tempo. Tava pesquisando sobre diuréticos, coisa nada a ver e... surprise!!! Putz, deu altas broncas com o Zé Gotinha, he he he. Upei pq o tópico nao deixa de ser instrutivo.
Post Destacado
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora