Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Resposta da Prof Adriana ao Pharmabio- Uso de Creatina ! ! !


O Demolidor

Post Destacado

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

Infelizmente nao pus a mão na dovumentação mas seguindo meus parcos e escassos conhecimentos academicos, posso fazer uns comentarios.

Entao Pharma, demorou mais veio , vou simplesmente colar o que ela me mandou por e-mail:

por sinal, ela tem um ótimo curriculo, gostaria de poder fazer um curso com ela.

A respeito de algumas questões respondidas por seu amigo, tenho algumas considerações a fazer:

1)

Se a creatina demora ate 24 horas pra ser absorvida via plasma apos o exercicio, isso significa que o melhor momento NAO é no pos exercicio e sim 24 horas apos o treino, correto? Segundo seus dados sim. Quanto a ser um compartimento secundario , independente se a creatina sera excretada ou utilizada, o plasma é sim o compartimento secundário, mesmo que seja pra posterior excreção. Claro que estamos ignorando aqui o fatidico valor de meia vida de absorção e excreção da creatina, pois se ela permanecer no plasma por um periodo razoavel, no momento da necessidade será devidamente absorvida. Como os treinos nao tendem a superar 1 a 1,5 hora. isso significa que a sua sugestao otima esta afastada da minha (desconsiderada a possibilidade de saturação) por apenas 90 minutos, o que seria muito pouco, dada a baixa cinetica bioquimica por voce citada referente a creatina. Mas tenho que concordar que faz sentido, mas nao sei se os resultados com essa pratica ser revolucionario em termos de resultados, E, complica quando lembramos que os "atletas " suplementam com mais de um produto no pos treino, podendo atrapalhar a absorção da creatina quando comparada na tomada isolada.

2) no caso do uso de glicose associada para auxiliar a captação via insulina, o risco é o de hipoglicemia de rebote, e a quantidade de açúcar deve ser controlada.

Fato, tanto que o tipo de carboidrato utilizado e a qunatidade são fatores chave para um bom pico de absorção na concentração deste composto. A tuilização vai alem de carboidratos mas utilizando Insulinomimeticos como picolinato de cromo e sulfato de vanádio a fim de aumentar o transporte intracelular da creatina.

3) A creatina realmente não anaboliza , nem é anticatabólica, e tem um papel de tempo muito curto no início do exercício. Deste modo, à medida que o exercício progride, a dependência da mesma é significativamente reduzida, pois a ressíntese de ATP se dá majoritariamente por CH e lipídeos, não sendo usada JUNTO com a glicose. Tanto que após 2 minutos de exercício intenso a queda de Cp muscular é da ordem de 80%, e só se reverterá no repouso, quando a cretina voltar a se ligar aos grupamentos fosfato. Daí, não vejo a NECESSIDADE do uso da mesma no pré-exercício.

Logo, no pos tambem nao faz sentido, logo, e sabendo que ela tem mais de 24 horas de meia vida, significa que se torna apenas uma questao de COMODIDADE POSOLOGICA, ou seja, visto que a suplementação pre treino e escassa, poderia-se padronizar a tomada no pre-treino para diciplinar o uso desse suplemento. Acredito que nem o pos nem o pre vao tornar os resultados mais satisfatorios, apenas a saturação (seja imediata ou a longo prazo por acumulo.). Concordo plenamento que a re-fosforilação vai ser muito mais lipidios-carbohidrato dependente do que via creatina.

4) A saturação é o fator que realmente fará diferença no rendimento. Tanto que TODOS os estudos corroboram esta questão. O que eu disse é que, se você precisar definir o momento de ingerir sua dose diária, ingeri-la antes do treino não trará benefício algum, pois o mesmo não potencializa sua captação, podendo realmente dificultar a mesma. Portanto, o momento seqüencial ao exercício é mais indicado, principalmente a partir do restabelecimento dos níveis sanguineos de glicose após refeição carboidratada.

Defendo essa tese especialmente na questão do uso de insulinomimeticos para potencializar esse efeito, quanto a dificuldade de absorção, acredito que o p valor nao seja significativo se uma analise for efetuada. Conforme disse anteriormente, nao se pode tornar essa analise puntual relativa a creatina, visto que inumeros outros fatores estao presentes na suplementação, esntre alimentos e medicamentos. Logo, a comodidade posologica torna-se a palavra da vez, em meu raciocinio, claro.

5) em momento algum eu disse que a creatina é perdida pelas fezes, mas pelo mecanismo urinário, este então sobrecarregado por perdas excessivas,já havendo relatos de insuficiência renal adquirida após doses maciças por algum período. A excreção renal no exercício se reduz pela liberação de ADH e pelas perdas pelo suor, além da evidente diminuição do fluxo sanguineo renal, conforme vimos hoje em aula. Deste modo, qual a vantagem de se aumentar a excreção da substância em um momento em que, fisiologicamente, o rim já se encontra em função diminuída? Isto é brincar com a saúde!

Gostaria de ter mais referencias com causalidade significativa pois os desconheco. Esse fato corroba tambem a minha observação que o pre treino não vai diferir em resultados do pos treino, e novamente torna-se uma questao de CP. Não haverá aumento de excreção, justamente pela diminuição do aporte sanguineo nas capsulas de bowman, assim, todo o mecanismo de liberação renal fica letargico, ELEVANDO as concentrações plasmaticas da creatina, NAO GERANDO TAIS PERDAS. Quanto a suposto referido stress renal, acredito que doses ULTRAMACISSAS seriam requeridas nesses casos para levar a um quadro de precipitação e dano glomerular. Realmente desconheco tal capacidade nas doses preconizadas em suplementação. Talvez em casos de ingestao acidental, mas na suplementação, acredito que nao. Existem agentes bem mais potentes que nao geram esse dano em pouco tempo. Não considero brincar com a saude utilizar a dose preconizada de creatina, se assegurando que os valores de clearence de creatinina, ac urico , e um bom EAS forem o quadro do paciente. Um tanto hiperbolico não acha?

6) Leia o artigo: a creatina não é absorvida pelo tecido muscular quando o exercício é praticado até duas horas após sua ingestão. Isto é científico, e não uma hipótese ou conjectura.

Fantastico, isso significa que o uso de creatina pre treino, vai disponibiliza-la NO MOMENTO EXATO QUE O CORPO PEDIR, e nao apenas no pos treino onde vc tem que adivinhar o momento ideal de ingeri-la. Usando no pre treino, ela se transportada para o meio intracelular, exatamente quando necessario, extraindo um beneficio MAXIMO do suplemento concorda?

7) Não se pode comparar creatina com açúcar: o mesmo será captado porque é indutor da liberação de insulina. A creatina NÃO TEM ESTE PAPEL. Ela sofre influência da insulina, mas não pode promover sua liberação pelo pâncreas.

SAbemos disso, exatamebte por isso utilizamos Insulinomimeticos como os anteriomente mencionados.

8) Idosos que não treinam estão fazendo uso de creatina, e com propriedade, porque o envelhecimento é causa conhecida da redução de produção endogena e conseqüente perda de explosão muscular. São, ainda indivíduos com total indicação de uso, desde que não comprovada alteração renal.

Concordamos nesse ponto em 100%

O artigo encontra-se anexado. Divirta-se. Como toda publicação de qualidade, é em inglês.

Se necessário, retorne o contato.

Estude bastante. Temos prova na próxima semana.

Adriana Murara

Acho que deu pra quem e mais interado entender os dois pontos de vista. conforme disse AINDA DEFENDO O USO EM PRE TREINO DA CREATINA ASSOCIADA A UM CARBO DE ALTO IG (com criterio pra nao gerar hipoglicemia secundaria) CONFORME MEUS ANTIGOS POSTS.

ELA TEM UM PONTO E VISTA DIFERENTE, MAS ANALISA A CREATINA SOZINHA, ESTOU BASEANDO MEUS ARGUMENTOS EM MEUS ESTUDOS COMO PROFISSIONAL DA AREA E NO FATO QUE NO POS TREINO VCS USAM VARIOS TIPOS DE SUPLEMENTO QUE PODEM VIR A TORNAR A ABSORCAO DA CREATINA MAIS LENTO.

Mantenho minha posição e gostaria de receber o tal documento, afinal, informação é moeda. Obrigado ao demolidor por trazer alguem de fora do forum mas extremamente bem preparada para que possamos juntos otimizar os resultados dos treinos e do r$ gasto em suplementos alimentares.

Abração e espero resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom



×
×
  • Criar novo...