Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena aumentar o metabolismo e envelhecer mais rapidamente?


thiago_sa

Post Destacado

Olá pessoal, to há muito tempo sem postar e to vendo que tem muita gente nova.
Bom, eu faço biociências e tenho uma informação importante para relatar a vcs só para refletirem um pouco.
O que nós vemos muito ultimamente é pessoas preocupadas com a estética, querendo ficar mais bonitas e isso é absolutamente normal.
Agora, uma coisa interessante nisso tudo é como as pessoas são capazes de utilizar todos os recursos possíveis pra isso.
Bom, todos sabem os efeitos nocivos dos anabolizantes, ou pelo menos parte deles.
Outra coisa que acredito que deve ser bem clara na mente da maioria das pessoas é o quão problemático pode ser o uso de hormônios tireoidianos. A tireóide age nas células somáticas, dentre outras formas, aumentando a ação das mitocondrias. Pra quem não sabe, são as responsáveis pela nossa produção de energia.
Baixas taxas de tireóide podem diminuir essa produção causando hipotireoidismo. Altas taxas causam o oposto.
Algumas pessoas utilizam da t4 como forma de aumentar o metabolismo e emagrecer. Só não sabem que essa quantidade de hormonio podem causar danos sérios, sendo deles, o menor que é você ganhar tudo que perdeu e mais um pouco ao parar de usá-lo, isso porque altas concentrações de t3 e t4 reduzem a liberação de TSH que é o responsável pela produção desses hormonios.
Fora o uso desses hormonios, vemos muito o uso de anfetamínicos e termogenicos (ECA, epinefrina etc).
Com relaçãp aos anfetamínicos, estes diminuem o apetite pois agem no sistema simpático, que estimula quase todas as funções do corpo mais inibe as funções do tubo digestivo. Alguns incovenientes desse são dependencia, problemas com pressão, problemas cardíacos e podem matar dependendo do caso, esse também após parar, vc pode ganhar tudo denovo, não compensa.
Aí vem os termogênicos que estimula os receptores beta das células gorduras estimulando a queima de gordura (também aumentam o metabolismo). Estes também tem efeitos parecidos com a anfetamina, só que mais raros, porém ainda existem.
Agora, vou chegar no ponto real do assunto.
O que poucas pessoas sabem é o problema de se aumentar o próprio metabolismo em si, com o uso dessas drogas (tireoideanos, termogenicos, anfetaminicos e anabolizantes(que por incrivel que pareça também aumentam o metabolismo))

Todos conhecem muito bem o famoso oxigênio (O2). Pois é, o grande salvador das nossas vidas, pois sem ele não podemos viver.
Mas a longo prazo, pode ser considerado um pouco vilão na história.
Em nosso organismo, o O2 se liga a uma base presente no DNA chamada Guanina, formando no produto final 8-oxo-GTP (GTP é parecido com ATP ok?). GTP é uma molécula que se liga ao DNA liberando dois fosfatos em sua ligação. A base guanina, pareia no DNA com a citosina por duas pontes de hidrogenio.
Porém o 8-oxo-GTP irá ligar ao DNA formando GO (guanina oxidada) que inves de parear com citosina irá parear com adenina.
Isso gera lesões que se não forem paradas podem formar mutações.
Logicamente nosso organismo tem um sistema de reparo para essa lesão, porém, não com 100% de fidelidade. O simples aumento na respiração celular aumenta a probabilidade de uma lesão se transforme em mutação.
Estudos controlados em laboratório com moscas (drosophilas) provou isso na seguinte forma. Utilizaram um grupo de moscas normais e um outro grupo de moscas em que foi alterado o seu metabolismo (foi diminuído). O grupo normal, com vida controlada no laboratório, viveu em torno de 40 dias. Já o grupo cujo metabolismo foi reduzido, viveu 80 dias. Claro que essas moscas fora de laboratório viveriam menos devido a fatores ambientes. Mas a conclusão do estudo foi suficiente com esses dados. Parece que o aumento na utilização do O2 diminue a vida util de uma célula e assim de um organismo.
Agora, com base nisso, pensei. Será que vale a pena mexer com algo que pode faze-lo envelhecer mais rápido ou até gerar cancer apenas pra ficar mais bonito com menos esforço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • 2 semanas depois...

é isso mesmo, Ja ouviu falar que exercício mata ? é verdade.

Porém, o que mata mais rapido é ser atleta e nao ativo, nao podemos confundir, voces nao veem que as vezes morre uns jogadores de futebol do nada por aí ? Outra coisa, lembrem - se do coracao galera, ele que bombeia todo o sangue do seu corpo, Pensem: O que torna a vida dele maior ? bombear um organismo de 130 KG de puro musculos, ou um organismo de 70 Kg ? é isso aí... a medicina ja provou isso. é só nao exagerar...hehe

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então se a pessoa tiver baixas taxas de t3 e t4, causando hipotireoidismo ela viveria mais igual as moscas? o.O

bom, o importante eh que minha endocrinologista já fez meu exame de t3 e t4 e eu não tenho isso heuiauiea

mas muito boa essa informação!

Não! Como eu disse, o estudo foi controlado, em um ser humano, o hipotireoidismo trás outros problemas relacionados inclusive a obesidade.

Mas vlw a pergunta rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...