Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tempo de recuperação muscular


Body Burn

Post Destacado

Não há necessidade de ir 6x por semana a academia, pode dividir em 4 ou 5 treinos que fica legal (ex.: biceps + triceps, ombro + costas, ou triceps + peito, costas + biceps, ...), os resultados poderão ser até melhores, com menor desgaste e maior tempo para recuperação.

e se eu fizesse só 1 músculo por dia?

seg peito

ter costas

quart ombro

quin triceps

sex biceps

sab pernas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Se o treino abcx2 na semana está dando um bom resultado não há porque alterará-lo, mas a medida que começar a fadigar e dar overtraining deve ser revisto e mudado.

Isto varia da particularidade de cada indivíduo, pode ocorrer uma recuperação mais rápida de um músculo e mais lenta de outro em uma mesma pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ABCABC é valido por pouco tempo.

O tempo de recuperação é curto e isso é bom e ruim...se vc souber usar isso ao seu favor pode ser um grande progresso. Pois se o tempo de recuperação é curto, quer dizer que vc esta conseguindo submeter o seu corpo a uma condição que ele n suporta.

Vc deve sim submeter seu corpo a varios tipo de treinamento ao longo do ano.

Treinamento volumoso é valido sim.

Treinamento intenso e baixo volume tb.

O grande segredo é n seguir uma receita de bolo e nunca fechar a mente, precisamos tentar entender que precisamos que nossa musculatura sofra mudanças para que receba novos estímulos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O conceito de recuperação muscular é muito relativo para cada indivíduo.

Além da individualidade biológica, não se pode descartar certos fatores como alimentação, descanso, intensidade de treino, tempo de treino, entre outros.

Sobre a questão da alimentação, deve-se ter em mente o controle de três coisas:

1. A recuperação da água com isso o balanço de electrólitos.

2. A recuperação rápida dos níveis de glicogénio.

3. A restauração da proteína muscular e com isso a prevenção do catabolismo.

Aliando tais fatores a um bom descanso de no mínimo 8h/noite, você provavelmente não terá problemas de recuperação muscular.

Foi citado acima conselhos de grande valia sobre os treinamentos. Não encare os exercícios como uma receita de bolo, pois existem sempre grandes variações a serem aplicadas. Deve haver uma busca incessante pela quebra da homeostase corporal, provocando assim novos estímulos para o crescimento muscular.

Ouça o seu corpo, ele vai ser o melhor informante quando você precisar descansar 1 dia a mais.

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um amigo meu diz que tem que treinar todo dia o mesmo músculo, se não os resultados demoram muito a aparecer.

Um usuário aqui disse que precisamos dar 1 semana de descanso pro músculo. Outro disse que é errado treinar todo dia!

E aí????? :-?

Não há uma "média" que possa ser válida pra maioria das pessoas? Para que eu tenha uma referência pelo menos. Aí saberei se estou muito acima ou abaixo dessa média e poder perceber também qual desvio da minha média em relação a essa média geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer um resumo pra vc.....

Quando somos iniciantes nós geralmente treinamos com menos intensidade, longe da falha etc... isso gera um menor stress muscular e sistemico, somado a isso o fato de um iniciante poder se recuperar melhor ao estimulo, nao que ele tenha maior capcidade de recuperacao mas sim que ele nunca fez isso na vida entao o organismo facilita a hipertrofia........por isso e outras causas um iniciante consegue até mesmo ganhos treinando o mesmo grupo 2 ou até 3 x na semana.

Ja queando somos intermediariso ou avancados isso nao ocorre mais, o stress causado por um treino é bem maior que antes, gastando muito de nossa reserva de recuperacao, fazendo com que o ganho de musculos seja muito menor.......somado a isso o organismo tem a tendencia de evitar a hipertrofia, ja que ela nao é benefica em altos graus, ja que é um tecido com metaboilismo rapido, exige muita energia e tal, entao o meio de fuga do corpo é provocar o aumento de forca e nao hipertrofia, por isso a hipetrofia nesses estagios toran-se dificil, por isso tambem devemos treinar com menos volume mais intensidade, gerando assim menor stress que basicamente é provocado em altos gruas pelos treinos volumosos.

Por isso que em avancados nao se treina 1 grupo 2x na semana, isso é perda de tempo, a nao que vc seja um freak geneticamente falando ou use muitoa anabols, por isso fisiculturistas treinam as vezes 2x o mesmo grupo na semana (por serem freaks e usarem anabols), mesmo assim, veja Dorian, ele treinava um grupo por semana.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes de mais nada obrigado pela resposta! foi muito esclarecedora... :lol:

então posso continuar com meu treino "ABCABC" (ou seja, trabalhando o mesmo músculo 2 vezes por semana) por até 1 ou 2 meses?

PS: fiz musculação por três meses, não rendeu muito (ganhei apenas 4kg), e estou parado vai fazer 1 mês. Quando eu voltar, posso continuar com o treino ABCABC mesmo assim? Eu me considero totalmente iniciante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tempo de recuperação muscular é algo que envolve VÁAAAAAAARIAS variáveis

ectomorfos costumam se recuperar mais rápido que meso/endomorfos, devido ao metabolismo mais acelerado.

tempo de recuperação muscular varia até mesmo de um músculo para outro no corpo, exemplo, o bíceps geralmente tem grande capacidade de recuperação, enquanto músculos da coxa costumam demorar mais, enfim.

ALIMENTAÇÃO e DESCANSO são vitais para uma boa recuperação muscular e consequente hipertrofia significativa.

outra coisa, o tempo de recuperação varia conforme o nível de intensidade que foi aplicado no treinamento. treinos fullbody costumam maximizar o tempo de recuperação. treinos até a falha também, assim como variáveis de intensidade, mas acredito que isso seja de conhecimento de vcs. aplicando um nível alto de intensidade talvez o músculo precise de 4, 5 dias pra se recuperar. não confudam nível de intensidade alto com treinos volumosos.

espero ter ajudado

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha contribuição:

treino ha 2 anos..sempre treinei no esquema ABCABC...

no inicio ganhei massa muscular...afinal estava MUITO magro mesmo..

depois, o peso (e a massa corporea) estabilizou...

começei a ter insonia, etc..malhava todo dia, não me sentia cansado...

mas começei a ficar de saco cheio de não aumentar a massa...

pesquisei outros metodos de treino...descobri o HIT..especificamente o HEAVY DUTY...

começei dia 2 agora...em 9 dias, 1,8kg!!!! dormindo blz..(ontem fui dormir 9:40 da noite!!!) estava em overtrainng!!!

num é uma formula magica, ja que um amigo meu treina no esquema de ABCABC ha um tempao e ainda tem otimos ganhos...

talvez vc deveria fazer uns testes...tirar uma folga p ver os pros e contras VC mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

minha contribuição:

treino ha 2 anos..sempre treinei no esquema ABCABC...

no inicio ganhei massa muscular...afinal estava MUITO magro mesmo..

depois, o peso (e a massa corporea) estabilizou...

começei a ter insonia, etc..malhava todo dia, não me sentia cansado...

mas começei a ficar de saco cheio de não aumentar a massa...

pesquisei outros metodos de treino...descobri o HIT..especificamente o HEAVY DUTY...

começei dia 2 agora...em 9 dias, 1,8kg!!!! dormindo blz..(ontem fui dormir 9:40 da noite!!!) estava em overtrainng!!!

num é uma formula magica, ja que um amigo meu treina no esquema de ABCABC ha um tempao e ainda tem otimos ganhos...

talvez vc deveria fazer uns testes...tirar uma folga p ver os pros e contras VC mesmo...

Falou bonito albanibr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...