Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino para fortalecer articulações e tendões


Mendes

Post Destacado

Lá vai:

Nos primeiros meses que comecei a fazer academia, ferrei meu joelho (eu nunca havia feito musculação e o instrutor da minha academia não instrui nada). Aí, fiquei parado por umas 4 semanas e voltei em agosto. Da cintura pra cima eu estava totalmente ok, então decidi seguir um pouco o treino HIT, principamente para bíceps e peito. Resultado: cotovelos começando a doer e ombro esquerdo também. :cry:

Já desisti de hipertrofia. Agora quero fazer um treino de fortalecimento, e ficarei nele por 1 ou 2 meses antes de começar a pegar pesado. E é aí que entra a dúvida. Já ouvi falar que altas cadências isométricas são de boa valia para fortalecer a musculatura, mas já ouvi também que para fortalecer deve-se fazer mais repetições com cargas mais leves. Esses dois 'princípios' são contraditórios entre si, e agora estou meio perdido.

1) Qual dos dois devo adotar ou priorizar?

Quero ficar com as articulações e tendões bem resistentes para que eu possa inciar o trabalho de hipertrofia com segurança, porque até agora a academia me rendeu mais lesões que resultados :lol:

Ah, outra coisa:

2) Para esse treino de fortalecimento de articulações e tendões devo treinar todo dia?

Pois para esse 'HITzinho' que eu estava fazendo eu treinava no esquema ABC, três vezes por semana.

Mais uma outra coisa: eu estava suplementando com Whey+Malto e Dextrose no pós treino.

3) Agora com esse trenio leve, posso parar de tomar essas coisas ou então tomar menos? Ou devo continuar tomando normalmente para evitar o catabolismo que certamente ocorrerá?

Estou com muita dó de perder massa, pois ganhei 5kg suados nesses 5 meses de academia que fiz, vai dar dó jogar tudo isso no lixo (fora a grana de 5 meses de academia) :x

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Isso mostra duas coisas: Em primeiro lugar, o que tem de instrutor despreparado não tá escrito! Por fim, hit não é pra qualquer um!

Caro colega, infelizmente esse seu caso é mais comum do que se possa imaginar.

As pessoas têm muita pressa para conseguir resultados, e isso leva a consequências, por vezes, desastrosas.

Quanto ao seu instrutor, nem vou falar nada. Também tive um que me ajudou a detonar meu joelho no leg press.

Mas meu conselho é: tenha paciência. Não precisa desse trabalho de fortalecimento. A hipertrofia, em si, já é um trabalho de fortalecimento.

Você tem pouco tempo de treino, ao que parece, então comece uma rotina sussi, um AB, duas vezes por semana, ou mesmo um um ABCD.

Faça os exercícios com movimentos completos, e postura correta. Alongue-se corretamente. Não comece com altas cargas. Vá progredindo aos poucos. Na última série, estando seu corpo bem aquecido e acostumado, pode pegar um pouco mais pesado, mas sempre do seu limite.

Se você seguir esses passos, e não querer impressionar o colega do lado por pegar mais peso que ele, certamente você não se machucará.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala mach1,

Vc não tem idéia com esse meu instrutor é xibungo. No primeiro dia ele me jogou lá no legpress e falou basicamente "é só empurrar o peso". :x Já vi umas pessoas nessa academina reclamando do joelho, fora um amigo meu que também ganhou a mesma lesão.

Vou ser um pouco teimoso mach1, acho que farei nem que seja por 1 mês um treino leve de fortalecimento. E minhas dúvidas que não me deixam dormir são as 3 acima que deixei em negrito XD. Tem alguma idéia?

Sobre o tempo de treino ele não é tão pouco assim, tá meio apertado mas posso dar um jeito. Eu estava pensando em manter os mesmos exerícios que faço só que agora com 15 repetições e menos peso. O médico disse que pode fazer até 20 rep.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade nem precisa de fortalecimento. Continue seu trabalho de hipertrofia mas pelos proximos meses ao inves de querer levantar o mundo tente baixar a carga e executar os movimentos de forma lenta, relmante lenta. Cada repeticao nao pode durar menos de 10 segundos, desta forma seu peso não irá ultrapassar o limite de carga de seus tendões e articulações e de quebra vc ainda consegue acostuma-los a receber cargas cada vez maiores. Sempre treinei assim e nunca tive problema. Depois de 1 ou 2 meses treinando assim voce pode mudar a serie para nao parar e aumentar um pouco o peso. Depois de mais alguns meses podera comecar a treinar HIT ou outro estilo com pesos acima do normal.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ajudou sim :o

Hoje fui retornei ao médico (pra ver o joelho)... vimos o resultado da ressonância magnética... vc não sabe o qto fiquei feliz em ver que meus meniscos, ligamentos, tendões, estão tudo ok!!! cara... eu fiquei rindo à toa aqui... posso dizer que esse 'susto' me fez aprender a lição... devo respeitar meu corpo, e preservá-lo!! eu tava mto incomodado com uma possível lesão meniscal que me comprometesse permanentemente (eu ficava pensando "nunca mais jogar bola?" "nunca mais andar de skate?")... agora vou ir com MUITA calma na academia... estou sem pressa :lol:

Acho que não farei mesmo o trabalho de fortalecimento... continuarei o trabalho de hipertrofia só que bem na moral agora... sem forçar a barra... se tem uma coisa positiva que pude retirar disso tudo eu diria que é a lição aprendida...

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Pra mim o erro foi vc começar a fazer HIT com tão pouco tempo de academia. Os tendões e ligamentos se fortalecem juntamente com o resto do corpo conforme vc vai ficando mais forte e pegando mais peso. Mas vc com pouca experiência impôs um nível de stress muito além do que o seu corpo poderia suportar, pois o HIT leva a musculatura ao extremo mesmo.

Já que os exames não apontaram nada, retorne ao treinamento normal e vá aumentando as cargas no seu ritmo. Faça aquecimento antes do treino com pesos leves e muitas repetições. Alongue os músculos nos dias que não for treina-las.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, assim que percebi que estava começando a sentir cotovelos e ombro eu parei... agora, quanto ao joelho, realmente não foi culpa minha, nunca havia feito musculação e não não houve assistência nenhuma por parte do 'instrutor'... me custou essas lesões para eu aprender como se faz certo, isso pq eu que tive que correr atrás das informações....

Pensando bem acho que farei um trabalho mais light de fortalecimento, durante um mês pelo menos, até pq meus cotovelos, ombro e joelho não estão 100% (estou todo estrupiado :x ). Eu estava até pensando se não seria melhor ficar em repouso por um tempo pra deixar tudo isso 'curar', sendo que a única coisa que eu continuaria fazendo diariamente é alongamento. Aliás eu deveria ter perguntado isso para o médico: se é melhor repousar, fortalecer ou prosseguir normalmente. :-?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom



×
×
  • Criar novo...