A cirurgia bariátrica é uma opção para pessoas que não alcançaram sucesso em outros tratamentos para emagrecer (dietas, exercícios, medicamentos e mudança de hábitos) e que tenham IMC superior a 35, acompanhado de alguma doença crônica (diabetes, hipertensão, morbidade apneia do sono, etc).
A reeducação alimentar e um estilo de vida mais ativo são essenciais para o tratamento cirúrgico ser bem-sucedido. A Gastroplastia com Bypass em Y de Roux por videolaparoscopia é o padrão ouro, internacionalmente aceito no meio cientifico, por propiciar a melhor perda de peso a longo-prazo com o menor numero de complicações.
Intercorrências constantes no pós-cirúrgico são a ma absorção de nutrientes e alteração importante da fora intestinal (disbiose). Para evitar deficiências nutricionais de micronutrientes, os pacientes submetidos a esse tipo de procedimento podem além de ter uma alimentação saudável e equilibrada fazer uso de suplementos multivitaminicos.
Indivíduos obesos mórbidos submetidos à cirurgia bariátrica passam no período pós-operatório por uma fase critica e de difícil manutenção do equilíbrio bioquimiconutricional e homeostático do organismo, devido a restrição quantitativa da alimentação oferecida, podendo gerar varias deficiências e sintomas de desequilíbrio nutricional. O desenvolvimento de condutas que objetivem à complementação protéica com preparados de alto valor nutritivo, fácil digestibilidade e boa aceitabilidade, pelos pacientes, são recomendadas (Bordalo et al.,2011).
O Whey protein isolate (proteína isolada do soro do leite) é uma excelente opção protéica para uso após cirurgia bariátrica devido a sua fácil digestibilidade e absorção. A permanência estomacal da proteína do soro do leite durante o processo digestivo é curta em relação a outras fontes proteicas mais complexas.
A deficiência proteica no pós-cirúrgico é a mais detectada entre os macronutrientes. Nas técnicas cirúrgicas disabsortivas ou mistas (DBP/DS e BGYR), a hipoalbuminemia (albumina < 3,5 g/dL) esta presente em até 27,9% dos pacientes após dois anos. A recomendação no pós-cirurgico é de 60 a 80 g/dia de proteína ou 1,0 a 1,5 g/kg de peso ideal.
Além da rápida absorção a Whey protein é uma excelente escolha, por possuir elevados níveis de aminoácidos de cadeia ramificada e ser isenta de lactose, o que afasta o risco de alergia alimentar como efeito colateral (Burke et al., 2001). Suplementos protéicos em pó de alto valor biológico podem ser utilizados precocemente, após 48 horas da realização da cirurgia previnem degradação do tecido muscular (Bordalo et al. 2011).
Whey protein também é bem utilizada em dietas enterais em virtude de seu elevado valor nutritivo, utilizadas na forma de isolados, as proteínas do leite normalmente são ainda mais hipo-alergênicas, além de serem importante como fonte de cálcio.
Hoje, a whey protein é bastante utilizada como suplemento por indivíduos que desejam aumentar a massa muscular, pois apresenta uma absorção rápida, o que disponibiliza aminoácidos quase que instantaneamente para o organismo sintetizar proteína e pelo seu perfil de aminoácidos ser muito similar ao das proteínas do músculo esquelético, são inúmeros dos estudos que sugerem a whey protein como efetivo suplemento anabólico (lewinski, 2010).
As proteínas do soro do leite ainda demonstram efeito significativo na resposta imune, tanto em modelos in vitro quanto in vivo. Estas proteínas formam a classe solúvel do leite, compreendem 20% do total de proteínas do leite bovino englobando lactoferrinas, imunoglobulinas, e fatores de crescimento teciduais.
Individualmente, essas proteínas séricas são capazes de estimular o sistema imune e uma grande diversidade de outras funções biológicas, como efeitos probioticos, estimulo da reparação tecidual, manutenção da integridade intestinal, destruição de patógenos e eliminação de Toxinas.
Portanto, as proteínas de soro são preferidas em comparação com outras fontes protéicas por apresentar as seguintes características:
• Maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular)
• Maior teor de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s)
• Livre de lactose (muitas pessoas não digerem bem a lactose)
• Rica em Glutamina (aminoácido não essencial que promove efeito de volumização celular)
• Possui fator estimulante do sistema imunológico.
Comentários Destacados
Não há comentários para mostrar.
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora