carloscesargomes Postado 18 de agosto de 2008 Postado 18 de agosto de 2008 Maltodextrina é um tipo de carboidrato complexo, que apresenta características de carboidrato simples por ter um alto índice glicêmico. Utilizada como suplemento durante a atividade física, se a mesma for prolongada e se o requerimento de carboidratos for necessário. Ela mantém a glicemia e repõe estoques de glicogênio muscular e hepático. Ou seja, deve ser utilizada quando realmente houver necessidade. Tem gente enganada....
Mendes Postado 18 de agosto de 2008 Postado 18 de agosto de 2008 heheh ainda não há consenso. Também já ouvi falar que a maltodextrina, apesar de ser carbo complexo, é de rápida absorção, e que há algumas exceções para a regra "complexo, então baixo IG". Malto é ou não é carbo complexo?
Ódas1338434368 Postado 26 de agosto de 2008 Postado 26 de agosto de 2008 http://www.fisiculturismo.com.br/forum2 ... highlight=
Golfo Postado 3 de maio de 2010 Postado 3 de maio de 2010 é o seguinte galera eu não sou nutricionista nem nada, mas eu pesquisei bastante sobre o assunto e descobri o seguinte: existem três tipos de carboidratos conforme sua composição: monossacarídeos formados por apenas uma molécula de açucar, que são os mais simples como a dextrose, os dissacarídeos ou oligossacarideos que possuem de duas até vinte moléculas de açucar, é neste grupo que entra a maltodextrose e os polissacarideos, que são os mais complexos que são os amidos e etc com mais de vinte moléculas de açucar. Ou seja, a maltodextrose é complexa porque possui mais do que uma molécula de açucar em sua composição, porém não faz parte do grupo dos mais complexos. Abraço.
maxalain Postado 6 de maio de 2010 Postado 6 de maio de 2010 Maltodextrina é um carboidrato complexo. A maltodextrina contém polímeros de dextrose/glicose, compostos de açúcar unidos que são mais fáceis para o corpo assimilar e usar. Apesar da maltodextrina ser um carboidrato complexo, a união dos compostos que formam a maltodextrina e a tornam um carboidrato “complexo” são fracos e extremamente simples o que faz com que a digestão dela seja somente um pouco mais lenta que a da dextrose. Em relação ao IG, quanto maior o índice glicêmico do carboidrato maior vai ser o pico de insulina. Quanto maior o pico de insulina, maior vai ser o transporte de nutrientes para dentro das células, como as proteínas, creatina, glutamina, bcaas, entre outros nutrientes (por isso malto e dextrose são utilizados junto de whey, creatina, etc). De uma forma simples, o índice glicêmico é um sistema de ranking numérico que indica como um carboidrato eleva a glicose no sangue e conseqüentemente a insulina, no qual a dextrose tem o valor de 111 contra 105 da maltodextrina. Ambos são elevados e a maltodextrina pode gerar um pico de insulina quase tão alto quanto o da dextrose. Se o seu objetivo for usar a malto para a reposição de glicogênio que foi perdido durante o treino e elevação da insulina para aumentar a absorção de outros nutrientes como proteína, vai conseguir fazer o trabalho com certa eficácia. Eu costumo tomar maltodextrina com whey e bcaa 1 hora antes do treino e durante o treino (para aproveitar a hiperemia): dextrose (em razão do IG e da taxa de absorção mais alta que a da malto), whey, bcaa/leucina, creatina, beta-alanina, glutamina e AAKG. No pós-treino eu faço uma refeição decente: batata doce e frango (e tem dia que eu inverto a ordem para não cair na rotina - frango e batata doce). Max Treinar, comer e dormir: SEMPRE.
Reinaldo.Gomes Postado 7 de maio de 2010 Postado 7 de maio de 2010 só esqueceu de citar a fonte do texto. e pra que reviver um tópico idiota desses...
Post Destacado
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.