Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre a TRIBULUS TERRESTRIS!


ricardosc

Post Destacado

Alguns suplementos e pró-hormonais contém esta planta infestante que teve sua indicação de uso cancelado pelo Ministério da Agricultura 

Segue abaixo um texto e alguns produtos - fabricantes que contém esta planta:

Tribulus Fuel - Twinlab, Androtech - Universal, Testron SX - Nutraceutics

A planta Tribulus terrestris não é encontrada no Brasil. Na medicina tradicional de alguns países do Oriente, seus frutos e raízes têm sido usados desde a Antigüidade como diuréticos, antiespasmódicos (que aliviam cólicas graças ao relaxamento da musculatura lisa) e no tratamento da hipertensão arterial. Recomendações de uso de produtos à base dessa planta estão em vários endereços da Internet. Neles, menciona-se sua possível eficácia no tratamento da infertilidade e da ejaculação prematura, no aumento da libido e até mesmo como anabolizante. Entretanto, não se encontrou qualquer estudo científico que dê suporte a essas indicações em levantamento feito na mais importante base de dados na área biológica, a Medline. Por outro lado, análises fitoquímicas e estudos farmacológicos realizados recentemente revelaram a presença de saponinas esteroidais nos frutos da planta, às quais se atribui efeito antiespasmódico. Apesar disso, a utilização dessa planta deve ser vista com cautela, uma vez que vários estudos publicados em periódicos científicos da área veterinária indicam que animais que a ingerem podem apresentar distúrbios motores, reações de fotossensibilidade, lesões hepáticas e alterações cardíacas. Há hoje uma tendência à divulgação exagerada de informações sem suporte científico nos meios de comunicação, relacionadas não só a derivadosde plantas mas também a produtos como vitaminas e oligoelementos. A divulgação de informações dessa natureza pode criar pelo menos dois problemas: utilização de produtos ineficazes aos fins para os quais são indicados e, pior que isso, riscos para a saúde do usuário.

Maria das Graças L. Brandão

e Márcio M. Coelho

Faculdade de Farmácia,

Universidade Federal

de Minas Gerais

Fonte: Revista Ciência Hoje, ed. 156/dez 1999.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

Gostaria de fazer uma colocação importante sobre o assunto.

Num tópico recente informei que o tribulus terrestris tem capacidade comprovada de aumentar as taxas de testosterona.

Esse tópico levantado pelo ricardosc me fez ir atrás de novo de informações porque eu tinha certeza de já ter lido que ele realmente estimula a produção da testosterona.

Consegui achar na bagunça do meu quarto um artigo que eu nem cheguei a ler na época e o que indicam os estudos recentes é que o tribulus aumenta a secreção de testosterona, principalmente em homens com deficiência em sua produção, no entanto, em homens saudáveis não há aumentos relatados que possam ajudar no ganho de massa muscular devido ao aumento da sintese proteica causado pela testosterona.

É importante tópicos como esse para aumentar o nivel das discussões no fórum.

Se não me engano, no site http://www.gease.pro.br tem um artigo do paulo gentil falando sobre o assunto. Aliás, lá tem muitos artigos interessantes, vale a pena visitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...