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Aprenda a escolher as versões mais saudáveis de "junk food"

Bruna Bosco
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Ketchup, mostarda, chocolate, molho de tomate, biscoito, suco industrializado, tempero pronto... produtos muito comuns e populares, mas que são considerados escolhas “não saudáveis” para a alimentação.

A indústria alimentícia vem criando novas versões desses produtos e lançando no mercado versões mais saudáveis. Porém, infelizmente, não podemos acreditar em todo marketing que a marca de determinado produto faz, pois fica muita coisa nas entrelinhas e um produto que se vende como uma versão mais saudável (geralmente com preço mais elevado) acaba não sendo a melhor opção.

Então, como escolher a melhor opção? Você deve saber ler a lista de ingredientes! Sim, é fundamental saber ler a lista de ingredientes de qualquer produto, você deve saber do que é composto aquilo que está se alimentando.

Por uma determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que regula a rotulagem de alimentos no Brasil, as embalagens sempre informam os ingredientes em ordem decrescente, começando pelos que estão em maior quantidade, ou seja: o primeiro ingrediente de um produto é sempre o que está presente em maior quantidade e o último é sempre o que está presente em menor quantidade.

Uma dica que funciona é optar por alimentos com a lista de ingredientes a mais reduzida possível. Alimentos mais simples, menos processados e com menos aditivos são frequentemente mais saudáveis.

Lembre-se que os ingredientes são mais importantes que a tabela de informação nutricional, pois dois alimentos podem conter a mesma quantidade de calorias, porém compostos por diferentes quantidades de carboidratos, proteínas e/ou gorduras e, assim, exercerem efeitos completamente diferentes no seu organismo.

  • Ketchup:

A melhor opção de ketchup desse ser composta composição de tomate, sal, açúcar, vinagre e outros condimentos naturais. No entanto, muitos fabricantes adicionam em seus produtos espessantes, estabilizantes e corantes. Evite marcas que contenham esses ingredientes que não são saudáveis.

  • Mostarda:

O primeiro ingrediente de sua lista, vai ser o vinagre, seguido da mostarda. Escolher opções que contenham temperos naturais, tais como cúrcuma, páprica e corantes naturais.

  • Biscoitos:

Dentre as opções salgadas, é importante dar atenção especial a dois componentes para não prejudicar a saúde: gorduras e sódio. Deve-se evitar biscoitos que contenham gordura trans. Optando pelas versões com menos gorduras totais e mais fibras. Biscoitos de arroz são uma boa opção.

Já no caso dos biscoitos doces, dê preferência àquelas sem recheio, já que essas costumam conter altas quantidades de gorduras. Vale dizer que os cookies também se enquadram nessa situação.

  • Molho de tomate:

primeiro ingrediente deve ser o tomate, geralmente depois é composto de suco ou polpa de tomate e as vezes contém sal ou outros temperos naturais. Evitar produtos que contenham glutamato monossódico, amido de milho e aromatizantes. O molho de tomate pelado é o que possui menos sódio e menos ingredientes quando comparado a outros molhos, portanto é o mais recomendado.

  • Suco industrializado:

Deve conter somente a fruta como ingrediente, geralmente são vendidos resfriados ou congelados (polpa). Evite comprar sucos com água, açúcar e corantes artificiais em sua lista de ingredientes, pois isso mostra que o produto contém pouca fruta em sua composição.

  • Chocolate:

o primeiro ingrediente deve ser o cacau, seguido por açúcar ou mel. Quanto maior o teor de cacau, menos açúcar terá e melhor será a composição do chocolate.

  • Tempero pronto:

Muita atenção pois muitas marcas utilizam como principais ingredientes: sal, intensificadores de sabor e gordura vegetal hidrogenada.  Escolha temperos secos, que contenham cebola, alho, especiarias, pimenta e aromas naturais, esses temperos devem ser isentos de sal em sua composição.


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Muito interessante esta matéria. Com a evolução das técnicas de produção e tecnologia de sabores e desenvolvimento de produtos da indústria alimentícia, bem como pelo crescente interesse mundial na adoção de hábitos mais saudáveis de alimentação, surgem no mercado diversas versões mais saudáveis de produtos considerados como "junk food".

Para ilustrar esta excelente matéria da nutricionista @Bruna Bosco, vamos colar aqui alguns exemplos reais e atuais de alimentos tradicionais e alimentos mais saudáveis do mesmo tipo:

chocolate.JPG

ketchup.JPG

mostarda.JPG

biscoito.JPG

molho-de-tomate.JPG

suco.JPG

A seguir, a tabela comparativa entre os produtos tradicionais e os produtos saudáveis:

Produto: Versão tradicional Versão saudável:
Chocolate Açúcar, massa de cacau, gordura, gordura vegetal, leite em pó integral, manteiga de cacau, emulsificantes lecitina de soja (322) e polirricinoleato de poliglicerol (476) e aromatizante.

Cacau orgânico, açúcar orgânico e manteiga de cacau orgânica.

Catchup

Polpa de tomate, açúcar líquido, vinagre, sal, amido modificado, acidulante ácido cítrico, conservador sorbito de potássio, aroma natural de ketchup, espessante goma guar e realçador de sabor glutamato monossódico.

Polpa de tomate orgânica (70%), açúcar orgânico, vinagre, cebola, alho, pimenta orgânica e sal orgânico.

Mostarda Vinagre, água, mostarda, amido modificado, açúcar, sal, cúrcuma, pimenta-do-reino preta e conservador benzoato de sódio. Vinagre, mostarda, sal, especiarias cúrcuma, páprica e alho em pó.
Biscoito Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, gordura vegetal hidrogenada, farinha de trigo integral, açúcar invertido, açúcar, sal e fermentos químicos fosfato monocálcico, bicarbonato de sódio e bicarbonato de amônio e aromatizante (contém derivado do leite). Arroz integral, sal.
Molho de tomate Tomate, amido modificado de milho transgênico, açúcar, sal, cebola, salsa, aroma natural de alho, conservadores sorbato de potássio e benzoato de sódio e acidulante cítrico. Tomate sem pele e suco de tomate.
Suco Água, açúcar, soro concentrado de laranja, aroma natural de laranja, acidulante ácido cítrico, antioxidante ácido ascórbico e espessantes goma xantana. Suco de laranja integral.

Com opções saudáveis dos alimentos tradicionais, por qual motivo comprar a versão "não saudável"? E para quem eliminou esse tipo de "junk food" da dieta, pode pensar em incluí-lo novamente no cardápio. Comer coisas gostosas e sem culpa.

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