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Nutrição

Matérias sobre nutrição esportiva

123 matérias nesta categoria

  1. Adoçantes naturais e artificias: use os melhores


    Aprenda a usar os melhores adoçantes para cada tipo de alimento e para a sua saúde!
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    Carlos Eduardo Martins
  2. Dieta flexível: prazer sem culpa?


    Você odeia fazer dieta? E se fazer dieta for algo prazeroso? Isso é possível? conheça a dieta flexível
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    Héverson Gomes
  3. Devo ser vegano? O documentário Dieta de Gladiadores diz que sim!


    Assistiu ao documentário e está pensando em se tornar vegano? Leia isso antes. Apresentamos críticas construtivas e motivos para ajudar na sua decisão.
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    Isabella Faria
  4. Cafeína serve para emagrecer e hipertrofia: saiba tudo!


    A cafeína é uma droga estimulante que pode ajudar muito no emagrecimento e no ganho de massa muscular se usada corretamente.
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    Talyta Machado
  5. Planilha e dicas básicas para você montar sua própria dieta para emagrecer ou hipertrofiar


    Muitas pessoas não conseguem consultar um nutricionista por falta de dinheiro ou por residir em local distante. Faça sua própria dieta!
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    Batata...
  6. Considerações importantes sobre o jejum intermitente


    O que é jejum intermitente Jejum caracteriza-se como um estado em que o nosso corpo, após ficarmos um período sem nos alimentarmos, utiliza mais substratos energéticos próprio organismo do que  os provenientes da dieta. Nosso organismo pass
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    Bruna Bosco
  7. Termogênicos naturais e industrializados (suplementos)


    Para queimar gordura você pode contar com a ajuda de alimentos termogênicos e de suplementos termogênicos
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    Bruna Bosco
  8. Aprenda a escolher as versões mais saudáveis de "junk food"


    Ketchup, mostarda, chocolate, molho de tomate, biscoito, suco industrializado, tempero pronto... produtos muito comuns e populares, mas que são considerados escolhas “não saudáveis” para a alimentação. A indústria alimentícia vem criando novas v
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    Bruna Bosco
  9. A importância da dieta no treinamento de musculação


    A nutrição é um dos fatores que pode favorecer o desempenho atlético, já que, quando bem orientada, pode reduzir a fadiga, permitindo que o atleta ou praticante de atividade física treine por mais tempo ou que se recupere melhor entre os treinos redu
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    Dra. Elissa Amaral da Cunha
  10. Vale a pena fazer cheat meals (refeições do lixo)?


    O que são as cheat meals? Apesar de ser um tema bastante falado no mundo da nutrição esportiva, ao pesquisarmos artigos científicos, podemos verificar que não existem informações científicas específicas sobre as cheat meals ou refeições do lixo.
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    Bruna Bosco
  11. Pipoca para praticantes de musculação


    Comer pipoca é indicado para dietas para ganho de massa muscular ou perda de gordura?
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    Bruna Bosco
  12. Qual é o melhor sal para a sua dieta?


    Antes de tudo é fundamental lembrar que o sódio na dieta é importante e não deve ser zerado. Mesmo os mais inteligentes atletas de fisiculturismo não fazem essa prática com exceção alguns dias antes da subir num palco. O sódio regula o volume sanguín
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    LeandroTwin
  13. Qual é a quantidade ideal de proteínas para a hipertrofia muscular?


    A proteína é um nutriente vital para os seres vivos, pois consiste em uma macromolécula presente em todas as células de organismos vivos. Como os carboidratos e as gorduras, as proteínas contêm átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, diferindo-se p
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    Pedro Alvim Neto
  14. Jejum intermitente: vale a pena?


    Estou de volta, amantes do ferro! Desta vez, para fazer algumas considerações sobre jejum intermitente. Primeiro, é necessária uma definição: jejuar é uma prática alimentar, não uma dieta. Você pode praticar o jejum, mas ter uma dieta hipocalórica, h
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    Daniela R Del Giorno
  15. Dieta cutting e bulking: o que é e como se fazer?


    A cada dia os praticantes de musculação estão mais conscientes de que precisam fazer dieta (melhor ainda, reeducação alimentar) para hipertrofiar (ganhar massa magra ou engordar) ou secar (emagrecer ou queimar as gorduras). Por isso, os termos ingles
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    fisiculturismo
  16. Alimentação Saudável no Ambiente de Trabalho


    Ficamos pensando em uma vida mais qualitativa como se fosse algo utópico e inatingível, e, ainda, impossível de se encaixar em nossa rotina diária, visto que a pressão e situações cotidianas, principalmente no trabalho, nos afetam física, emocionalme
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    Dra. Elissa Amaral da Cunha
  17. Frutas em Dieta para Emagrecer, até que Ponto isso é Correto?


    Olá amigos do FISIculturismo.com.br, este mês resolvi falar sobre mais um assunto polêmico, que às vezes muitas pessoas tem isso como a verdade. Este artigo é em homenagem às pessoas que dia após dia vem me perguntar sobre as frutas. Sei que mui
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    Héverson Gomes
  18. Alimentos termogênicos: conheça os alimentos que podem auxiliar na redução de gordura corporal


    Muito se tem falado sobre os suplementos termogênicos, sejam eles a base de cafeína, guaraná, chá verde e algumas outras substâncias mais que ajudam no processo de aceleração do metabolismo, de perda de gordura. O que alguns não sabem, é que exi
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    Dra. Shalimar Diniz
  19. Dia do lixo: vale mesmo a pena fazê-lo?


    Dia do lixo: coma tudo o que quiser Muitos atletas e indivíduos que desejam queimar gordura há alguns anos, vêm beneficiando-se de uma estratégia um tanto quanto saborosa para obter resultado. Estas pessoas comem tudo o que quiserem em um dia da
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    Rodolfo Peres
  20. Batata Doce - o Carboidrato do Atleta


    Sem dúvida, a batata doce é um dos alimentos fonte de carboidratos prediletos dos praticantes de musculação, especialmente, dos culturistas. Está sempre presente no cardápio da maioria dos campeões, principalmente na fase mais específica da preparaçã
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    Rodolfo Peres
  21. O que Comer Antes e Após o Treino de Musculação?


    Sem dúvida, todas as refeições que compõem o programa alimentar de um atleta e/ou esportista são importantes, mas neste artigo vamos discutir a alimentação em dois momentos cruciais para o praticante de musculação: antes e após o treinamento. An
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    Rodolfo Peres
  22. Coma Sardinha!


    Esse peixe por muitas vezes sofre preconceito por seu custo tão baixo. No entanto ele é riquíssimo em nutrientes e fonte excelente de proteína e de gordura boa. Assada, grelhada ou na pressão a sardinha pode render vários pratos deliciosos e saudávei
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    Dra. Shalimar Diniz
  23. Amaranto: Conheça este Poderoso Grão


    

O amaranto é conhecido em vários países há muito tempo, porém, aqui no Brasil não faz muito tempo que começamos a escutar falar sobre esse grão altamente nutricional! As pesquisas realizadas com o amaranto começaram por volta de 1996 e a partir daí
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    Dra. Shalimar Diniz
  24. O dia do lixo vale a pena mesmo?


    Frequentemente somos questionados quanto ao uso desta metodologia e se a mesma funciona mesmo. Perguntas do tipo, “não vai embaçar”, “não vou perder todo o trabalho da semana?” ou “será que eu posso?” são uma rotina em nosso dia a dia. Hoje expl
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    Rafael Bracca dos Santos
  25. Açúcar no Shake Pós-Treino


    Hoje em dia, uma grande parte da população está obesa, e a principal razão é o alto consumo de açúcar, que é facilmente encontrado em fastfoods, refrigerantes, doces, etc. A razão para que o açúcar cause acúmulo de gordura decorre do fato de ser
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    Visitante
  26. Azeite Extra Virgem: Vilão ou Herói?


    Ele é uma fonte de gordura e é potencialmente mais calórica? SIM. Mas isso não faz dele um vilão e sim um HERÓI! Analisar o alimento apenas com base nas calorias é muito falho, muito mesmo. É preciso ficar atento ao fato de que essas calorias pr
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    Everton Santos
  27. Pimentas para Gastar mais Calorias


    As pimentas, embora muitos nem imaginem, têm propriedades TERMOGÊNICAS, ou seja, contribuem para o gasto calórico. Numa fase onde você está com a dieta bem restritiva, ela pode ser uma ótima alternativa para variar no sabor e ao mesmo tempo contribui
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    Everton Santos
  28. Dieta Cetogênica e Riscos ao Coração


    A primeira dieta cetogênica, dieta do cetônico ou dieta da proteína foi criada por um médico americano: trata-se da Dieta do Dr. Atkins Scardale. Alguns profissionais na área de nutrição esportiva fizeram alterações para adaptá-la ao culturismo e con
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    Leena Fabrini
  29. Cafeína Pode Reduzir os Sintomas da Síndrome Metabólica


    Síndrome Metabólica A síndrome metabólica ou plurimetabólica, antes chamada de síndrome x, caracteriza-se por um grupo de sintomas relacionados a doenças cardiovasculares (como enfarte do miocárdio e acidente vascular cerebral), incluindo pressã
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    Leena Fabrini
  30. Insulina: o Hormônio Polêmico


    Este mês vamos analisar um hormônio muito conturbado no mundo do treinamento com pesos: a insulina. Afinal, a insulina é boa ou ruim? Ela é anabólica ou deixa engorda? Qual é o melhor momento para usar este hormônio a seu favor, se é que existe algum
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    Héverson Gomes
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