Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cafeína Pode Reduzir os Sintomas da Síndrome Metabólica


Leena Fabrini
 Compartilhar

Cafeína Pode Reduzir os Sintomas da Síndrome Metabólica

Síndrome Metabólica

A síndrome metabólica ou plurimetabólica, antes chamada de síndrome x, caracteriza-se por um grupo de sintomas relacionados a doenças cardiovasculares (como enfarte do miocárdio e acidente vascular cerebral), incluindo pressão alta, gordura no sangue, gordura localizada no abdômen, inflamações, problemas vasculares periféricos e diabetes. Ela tem resistência à ação da insulina, o que obriga o pâncreas a produzir mais tal hormônio.

A doença é genética e também advém da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da má alimentação – alto consumo de carboidratos e de gordura – e do sedentarismo.

As manifestações começam na idade adulta e aumentam com o envelhecimento. Todavia, embora acometa mais o sexo masculino, mulheres com ovários policísticos estão sujeitas a desenvolver a doença, mesmo sendo magras.

Cafeína

A cafeína é um composto químico encontrado em determinadas plantas; apresenta-se sob a forma de pó branco ou de pequenas agulhas e tem sabor amargo.

É usada como estimulante devido à sua atuação sobre o sistema nervoso central e sobre o metabolismo, o que aumenta a produção de suco gástrico. Doses terapêuticas de cafeína estimulam o coração, aumentando a sua capacidade de trabalho, acarretando, também, a dilatação dos vasos periféricos.

Uma xícara média de café contém, em média, 100mg (cem miligramas) de cafeína; numa xícara de chá ou num copo de alguns refrigerantes encontram-se 40mg (quarenta miligramas) da substância.

Mas atenção! A ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, dor de cabeça e insônia. Os portadores de arritmia cardíaca devem evitar até mesmo dosagens moderadas, ainda que eventuais, da substância. Altas doses de cafeína excitam demasiadamente o sistema nervoso central, inclusive os reflexos medulares, podendo ser letal. Estudos demonstraram que a dose letal para o homem é, em média, de 10g (dez gramas).

Tratamento

Como a obesidade é o fator que costuma precipitar o aparecimento da síndrome metabólíca, o principal e mais eficaz tratamento é uma importante mudança nos hábitos de vida, como dieta adequada e atividade física regular para a perda do peso excessivo; dependendo do caso, o tratamento farmacológico pode ser necessário.

Um grupo que ingeriu suplementos alimentares de cafeína durante 8 (oito) semanas apresentou resultados positivos, reduzindo a gordura corporal, a pressão sanguínea e o índice glicêmico. Os animais que foram alimentados com cafeína tiveram diminuídos problemas cardiovasculares e melhora no metabolismo.

Fontes:

Revista Muscular Development de dezembro/2012 à pág. 102

http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/sindrome-metabolica/

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_metab%C3%B3lica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cafe%C3%ADna

 Compartilhar

Publique seu conteúdo como colaborador

Comentários

Comentários Destacados

Bom saber disso viu, eu tomo mais pelo fato de ajudar a emagrecer e dar energia... compro sempre manipulada pelo fato de ser natural... compro sempre da mesma farmácia... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Artigo Interessante

 

Li também que a ingestão de cafeína no pré-treino tem como 

função a inversão na queima de combustível natural.

 

Até tem lógica ,tendo em vista que o café abaixa o IG dando a  entender

(para o corpo) que a reserva de carbo acabou indo para a próxima reserva remanescente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço acompanhamento medico tanto para exercícios quanto para suplementação, a cafeina em jejum e as 15 hr....nunca pré-treino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

×
×
  • Criar novo...