Realmente é estranho a prescrição de bold.
A verdade é que Existe uma grande diferença entre usar esteróide como ergogênico e usar pra fins terapêuticos.
Tratamento de hipogonadismo primário realmente pode ser com enantato ou cipionato, após excluir os fatores de risco pra câncer de próstata.. O tempo de uso varia muito.. Geralmente fazemos por 12-24 meses, e controle de lab cada 3 meses, e quando o paciente quer ter filho, tem que fazer terapia com hCG e LH/FSH.
Não entendi a prescrição de bold, ja q o objetivo seria terapêutico 🤔🤔
E ainda mais... 200 mg de cipionato semanal é uma boa quantidade, tanto pra hipogonadismo como pra fim estético.
Acredito q primeiro tem q cuidar da saúde... Hipogonadismo é comum em homens. Causas não faltam ( varicocele, insuficiência gonadal, infecções, medicamentos, estresse, falta de sono, etc etc)
Primeiro é importante saber se é primário ou secundário ( por isso os exames que passou) maioria das vezes é primário, e atividade física + alimentação é suficiente pra alcançar uma taxa basal boa... Mas as vezes precisa dar exógeno.
Mas realmente não entendi a bold nesse contexto.
Eu não faria assim.
@Foston falou certo, são poucos médicos que sabem usar esteróide pra fim estético, até porque não tem estudos que respaldem e tem estudos que mostram o efeito deletério cardiovascular... Então existe esse tabu, que eu acho errado demais.
tive q buscar muitos textos e artigos de SOP, HIPERANDROGENISMO, INFERTILIDADE, DISTUBIO DE CRESCIMENTO, etc.. Pra poder fazer encaixar a fisiologia que estudamos na faculdade, e adaptar pra uso ergogenico... É quase um quebra cabeça.. Não tem estudo direcionado, é tudo empirismo.