Ir para conteúdo
fhmattos

Creatina x Glutamina: uma diminui o efeito da outra?

Avalie este tópico:

Post Destacado

Oi, estou eu aqui de novo tentando ajudar a galera do site.... Agora trago uma novidade:

Novas pesquisas chegaram a conclusao de que tomar creatina e glutamina ao mesmo tempo é uma péssima mistura, já que uma diminui o efeito da outra..... Calma.... Nao se equivoquem antes de me xingar.... Vou explicar.... Uma diminui o efeito da outra porque descobriram que elas concorrem pelo mesmo receptor em seu organismo ao serem absorvidas.... isso mesmo, a creatina e a glutamina concorrem pelo mesmo receptor..... Entao o que fazer???? Parar de tomar uma das duas???? NÃO..... não é preciso parar de tomar uma delas.... A soluçao é bem simples: basta tomar as duas em horas diferentes do dia, por exemplo, uma antes de malhar e outra depois, ou uma a noite e outra de manha..... Bem pelo contrario, creatina e glutamina trazem altos beneficios se tomadas conjugadas, basta toma-las em horarios diferentes.... Abraços e um feliz natal aos moderadores e a galera do site........

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, você poderia postar esta pesquisa aqui? Não querendo ser chato, mas isso não tem nada a ver. Primeiro, que receptor é esse? Não existe nenhum receptor na absorção dessas substâncias....Eu tenho muitos livros que falam sobre nutrição e suplementos, não me lembro em qual, mas num deles até sitam que tomados juntos, eles possuem um efeito sinergista (como efedrina e teofilina , ZMA e tribulos , entre outros). Lembro-me que sitava que para máximo efeito sinergista era pra misturar logo após o treino 3-7 g de Creatina com 4 –8 g de Glutamina e 500-800mg de Potássio com uma refeição alta em carboidratos e Proteínas após o treinamento. Mas posta a pesquisa aí, para podermos debater melhor o assunto.

FALOW

Compartilhar este post

Link para o post

É talvez realmente nao tenha nada a ver.....

Vamos fazer algumas ressalvas:

1) Os livros de nutriçao e exercicios ditos acima ( provavelmente um "Body for Life" ou um "Anabolismo Total" da vida ) esteja mandando tomar os dois juntos porque suas ultimas pesquisas são da decada de 90, pois o estudo a qual me refiro e que pretendo publicar, é de no maximo 2 semanas atras, a nao ser que o livro comprado pelo individuo em questao tenha novidades da semana passada....

2) Que receptores??? Queridos.... Qualquer coisa que entre em seu organismo, seja uma gordura, uma proteina, sódio, uma cafeina ou até mesmo um tijolo, terá que ter em suas células receptores para poder recebe-los e enzimas para converte-los, qualquer estudante de farmacologia ou fisiologia sabe disso, quem dirá eu de medicina, se nao, nao funciona e nao sera absorvido, ué nao dizem que nao adianta tomar mais de 2 meses de creatina senão os receptores fecham e vc nao absorve mais, aí se deve dar uma parada de 1 mes... e ou entao a nova pesquisa sobre aquela substancia 7 methoxy isoflavona que promete aumentar a sintese de proteinas, e agora está com seus dias contados pois descobriu-se que o corpo humano nao tem receptores para essa substancia.... Não somos aguas-vivas cujas substancias entram em suas celulas atraves da agua do mar, pois esses animais nao possuem sangue, nós temos um sistema complexo, as substancias nao caem em nosso sangue e saem circulando por aí, é o caso tambem dos esteroides, vai dizer que nunca ouviram falar de seus receptores....

Infelizmente as pessoas ainda estão naquela de querer escutar apenas o que se quer ouvir, sinto se desapontei aos que tomam a creatina e a glutamina no mesmo horario, mas elas vao competir entre si, abram suas mentes e encarem a realidade.... Abraços

OBS: Nao sou o dono da verdade, estou apenas citando mais um estudo, pode ser que eu e o estudo citado esteja errado, que surja outra pesquisa semana que vem dizendo o contrario, todos sabem que no mundo da musculaçao tudo é muito controverso, como em relaçao a numero de series ideais, numero de repeticoes ideais e quem dirá a suplementos.... uns pesquisadores dizem uma coisa outros dizem outras...

Compartilhar este post

Link para o post

1) Onde está a pesquisa??? posta ela aí para todos termos acesso e podemos debater o assunto...

2) Cara, se você realmente for estudante de medicina e pensar assim....Quanto a sua informação se tratando de enzima concordo plenamente - enzimas são proteínas obrigatórias para ocorrência de reações no organismo, são específicas, ou seja, se ligam somente a um substrato e bla,bla,bla -Agora nem todas as substâncias necessitam de citos receptores. Estes citos receptores estão presentes na célula muscular , nas glândulas cebáceas, nos folículos capilares, em várias outras glândulas e em certas regiões do cérebro. A capacidade destas células de receber uma determinada substância é denominado de afinidade.

3) Quando você toma 2 meses de creatina seguido, é recomendado um período de pausa para a volta da produção endógena dessa substância, pois o organismo se "acostuma" com ela e suspende sua produção. Não tem nada a ver "por que senão os receptores fecham e você não absorve mais a substância". O que ocorre, é que quando uma determinada droga se afina com uma célula receptora (clembuterol por exemplo), esta se torna resistente à droga quando é muito utilizada. Os esteróides que foram citados por você se enquandram nessa mesma situação.

4)Realmente tenho os 2 livros que você citou (entre muitos outros), mas essa resposta não foi baseada em nenhum dos 2. Também não sou o dono da verdade, não to dizendo que você não viu esta pesquisa. Existem milhares de pesquisas na net, e cada uma diz uma coisa (por isso pedi para você postar a pesquisa aí).

FALOW

Compartilhar este post

Link para o post

Fala aí rafao, nao quero criar inimizades e em nenhum momento estava te agredindo, é que as vezes meu jeito de responder parece um pouco agressivo, pelas suas respostas e pelo numero de mensagens postadas: 200 contra dez minhas, seria ate um abuso eu querer chegar aqui contrariando os que estao há mais tempo, vc é um cara que entende e bastante inteligente, mas peço desculpas por algo, mas essas discussoes sao importantes para chegarmos a um concenso, pois queremos o melhor para os frequentadores do site, e cada um tem seu ponto de vista e respeito muito o seu, na minha resposta tentei ser o mais democratico possivel... Mas vou fazer mais algumas observaçoes:

1)A creatina é uma fonte de ATP, como o sódio e o potassio ela entra na celula, vc já deve ter ouvido falar que se deve tomar a creatina junto com carboidratos (estes sim sao sinergistas, pois a glutamina em nada ajuda a creatina em seu efeito) , pois a insulina ajuda e facilita a entrada da creatina na celula, aí entra a questao, quando a glutamina é tomada junto com a creatina as duas tem que ocupar o mesmo espaço na celula, pois a glutamina tambem vai entrar nesta, já que um dos efeitos das duas é o inchaço pois atraem agua para dentro dessas celulas, é como se duas pessoas quisessem sentar na mesma cadeira, ou se pegassemos uma garafa e enchessemos de uma substancia apenas, essa substancia vai encher a garrafa toda, mas se colocarmos mais uma substancia, as duas vao ocupar espaço e aquela que antes ocuparia a garrafa toda agora vai ter que dividir seu espaço com outra e consequentemente cabera menos, nao seria a mesma coisa que enchermos a garrafa com uma substancia só....

2)" O organismo se acostuma " essa foi uma frase que vc colocou pois talvez nao tenha sabido explicar a palavra " acostuma ", foi exatamente uma contradiçao sua, vc disse que a produçao endogena diminui, vc tem toda razao, apesar que eu sou um pouco contra, pois se for assim um cara que come muita carne vai ter sua producao de creatina diminuida, concordo com vc, mas a diminuicao da produçao endogena nao vai diminuir o efeito da creatina, o que vai diminuir seu efeito é esse se " acostuma ", que vou explicar, é como o que acontece nos esteroides, apos 8 semanas de uso os receptores se fecham, e vc nao absorve mais e a substancia nao faz mais efeito, isso seria o corpo se " acostumar", outras substancias nao se acostumam, como é o caso do anti concepcional, que a mulher pode tomar por mais de um ano sem perder o efeito, com a creatina é o mesmo, apos um certo tempo de uso, sua celula nao absorve mais esta substancia, pois já está lotada......

3)Quando disse que as pessoas quererem ouvir apenas o que querem escutar, eu NÃO me referia a vc rafao, é que lembrei de uma coisa que o moderador Mestre batalha muito neste site, contra mensagens sobre esteroides, pois muitas pessoas vem aqui querendo escutar que estas substancias fazem bem, nao fazem mal, querem escutar isso porque tudo que é facil é bom, e seria muito bom se entupir dessas substancias e ficar forte sem nenhum esforço e sem efeitos colaterais, como diversos sites que dizem que esteroides nao fazem mal pois nao se tem uma lista de obitos sobre eles, curiosidade que foi postada uma lista nas ultimas mensagens desse forum, ate o valdemar guimaraes defende eles......

4) Nao sou apenas de falar, eu divulguei a pesquisa confirmando tudo o que disse sobre o myostat, mas estou com dificuldades de entrar no site da pesquisa sobre a glutamina.....

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante Mestre

Discussõe Técnicas sempre são sadias.

Compartilhar este post

Link para o post

Também quero pedir desculpas pela maneira talvez um pouco agressiva como respondi ao tópico, minha intenção não era essa. Bem, como este é um fórum democrático, na minha opinião todos tem direito de expor suas idéias (seja um moderador ou um usuário que esteja postando sua primeira mensagem). Divergências de opiniões sempre ocorrem e sempre ocorrerão, mas toda vez que forem tratadas de uma maneira saudável, acho que só vem a acrescentar ao fórum. Vamos voltar ao assunto debatido no momento:

*) Concordo plenamente ao que se diz respeito a ingestão de creatina junto a carboidratos (pois a insulina liberada ajudará no transporte da creatina para o interior da célula). Efeito sinergista como você certamente já sabe, seria a combinação de dois ou mais nutrientes para ocasionar um melhor resultado do que um só (maior aproveitamento nutricional). Nesse aspecto, a combinação (glutamina,creatina,potássio) ajudaria no seguinte: tanto glutamina com creatina possuem a habilidade de aumentar o volume de agua dentro da musculatura. E quanto mais hidratada estiver a célula muscular, melhor será o potencial anabólico. Por outro lado, a glutamina também aumenta a formação de glicogênio, e o potássio é um importante mineral para formação do Glicogênio. A junção destes dois nutrientes proporcionaria uma melhoria na criação do glicogênio.

*) Um dos motivos de eu não acreditar muito nessa pesquisa, é que sabemos que após a saturação da creatina ( as células musculares estarão totalmente cheias de creatina ). Assim, por que quando tomamos a glutamina em outro horário ela será absorvida, mesmo a célula estando totalmente saturada de creatina? Na minha concepção, as 2 só potencializarão o efeito de volumização celular.

*) Acho que você não entendeu o que eu quiz dizer com "se acostuma" (não estendi muito meu pensamento pois o texto já tava ficando muito grande). Sempre que uma substância que é produzida pelo próprio organismo é colocada na forma livre sobre ele (ao ponto de suprir as suas necessidades) a produção endógena é diminuida (ou em certos casos totalmente parada). Isso não possui relação a receptores, que é devido a utilização frequente eles se fecham.

*) Vamos por isso num exemplo prático: a utilização de esteróides anabolizantes. Quando a pessoa recebe testosterona sintética, isso afeta o eixo hpta e ela tem a produção endógena de testosterona suprimida. Mesmo ela não produzindo testosterona (hormônio anabólico), ela possui grandes resultados em relação a hipertrofia (pois o sintético faz o papel). Agora se esta pessoa usa por um tempo excessivo esses hormônios, os receptores se fecham e ela passa a não apresentar mais resultados com a utilização do mesmo. O que você disse sobre a creatina é diferente, pois uma pessoa quando ingere carne, o organismo sintetizará a creatina (próprio organismo produzindo) o que é diferente de ela ingerir o suplemento creatina (que já está em sua forma livre).

Mais uma vez peço desculpas se fui agressivo com você, e espero podermos debater outros assuntos (ou mesmo esse), pois vejo que você possui bastante conhecimento.

FALOW

Compartilhar este post

Link para o post

Ae, gente...desculpem eu voltar nesse assunto.

mas eh q eu to com um pote de creatina e de glutamina aki. Queria saber se posso toma-los juntos ou nao...afinal, eu estava lendo ae acima e n cheguei a nenhuma conclusao...

por favor tirem essa duvida :)

Compartilhar este post

Link para o post

hahahahahahhaha eu também não cheguei a conclusão alguma, e também estou com um pote de glutamina e creatina aqui..... to combinando os dois a muito pouco tempo, por isso nem to sentindo diferença.... to na fase de saturação da creatina ainda.....

mas é bom saber direito esse negócio de corta o efeito um do outro hein...

como aquela história de que não se pode tomar creatina com leite porque o leite corta o efeito da creatina... tem gente q diz q sim e tem gente que diz que não tem nda a ver !!

Compartilhar este post

Link para o post
hahahahahahhaha eu também não cheguei a conclusão alguma, e também estou com um pote de glutamina e creatina aqui..... to combinando os dois a muito pouco tempo, por isso nem to sentindo diferença.... to na fase de saturação da creatina ainda.....

como aquela história de que não se pode tomar creatina com leite porque o leite corta o efeito da creatina... tem gente q diz q sim e tem gente que diz que não tem nda a ver !!

LEITE cortar o efeito da creatina? NUNCA ouvi falar..Cafeína anula o efeito da creatina, isso sim..

Falows

Compartilhar este post

Link para o post

A respeito do leite cortar o efeito da creatina, não conheço nenhuma pesquisa concreta que prove este fato. O que algumas pessoas dizem, é que o cálcio presente no leite prejudicaria a absorção da creatina. Eu prefiro preparar meu shake pós treino com água....

Em relação a ingestão de creatina e glutamina juntos, é um assunto muito polêmico. Fiz pesquisas em fóruns gringos renomados (com pessoas sérias respondendo) e vi que eles não chegam a um consenso também. Eu faço uso de creatina e glutamina em conjunto, e sinto melhores resultados do que quando uso eles isoladamente. Mas o melhor a fazer, é experimentar e tirar suas proprias conclusões :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal, é a primeira vez que participo no fórum, como tal gostaria de mandar um abraço a todos vós e agradeçer-vos por terem criado um fórum tão completo e rico em informação...

Sobre o tópico devo dizer-vos que já tomo glutamina e creatina em conjunto á cerca de dez semanas e tive um aumento de 7 quilos... Comigo tem resultado...

Compartilhar este post

Link para o post

Caros...

Estou tomando Creatina junto com Glutamina, estou obtendo ótimos resultados, em uma semana 2kgs e meio.

Sempre malhei desde os 15 anos e Creatina foi sempre um dos melhores suplementos que já utilizei...

Quanto ao fato de ser ou não receptado, não tenho o que reclamar....

Cretina + Glutamina, sempre uma boa pedida....

Iniciei uma nova suplementação semana passada.

Semana passada:

Creatina (Saturação) = 20 grs /dia

Glutamina = 10 grs / 5 antes treino / 5 depois

Além de:

Albumina 2 colheres pela manhã e 2 colheres antes de durmir.

Maltodextrina junto com uma das doses de Creatina, normalmente durante o treino.

OBS:

Estava lendo em outras partes do fórum sobre Creatina X Cafeína.

Adoro café durante o dia...

Quer dizer que enquanto estiver fazendo a utilização da Creatina não poderei tomar café?

Compartilhar este post

Link para o post
vipneo disse:
Caros...

Estou tomando Creatina junto com Glutamina, estou obtendo ótimos resultados, em uma semana 2kgs e meio.

Sempre malhei desde os 15 anos e Creatina foi sempre um dos melhores suplementos que já utilizei...

Quanto ao fato de ser ou não receptado, não tenho o que reclamar....

Cretina + Glutamina, sempre uma boa pedida....

Iniciei uma nova suplementação semana passada.

Semana passada:

Creatina (Saturação) = 20 grs /dia

Glutamina = 10 grs / 5 antes treino / 5 depois

Além de:

Albumina 2 colheres pela manhã e 2 colheres antes de durmir.

Maltodextrina junto com uma das doses de Creatina, normalmente durante o treino.

OBS:

Estava lendo em outras partes do fórum sobre Creatina X Cafeína.

Adoro café durante o dia...

Quer dizer que enquanto estiver fazendo a utilização da Creatina não poderei tomar café?

Em constante busca sobre Creatina X Cafeína e como fiz a pergunta sobre o assunto, estou enviando uma resposta que localizei no site SAUDE NA REDE (Fórum), sei que não está em tópico correto mas a dúvida acabou surgindo, segue post encontrado:

Opa galera blz ?

Conversando com o Mestre, moderador do mesmo forum que eu (fisiculturismo.com.br) através desse mito que circula a internet, principalmente nos foruns fiz o pedido para ele escrever um bom texto relacionando o consumo de cafeína quando se está fazendo a administração de creatina, como ele concordou em disponibilizar esse texto estarei disponibilizando para o pessoal, pois acredito ser de grande valia.

Pois tenho visto muitas pessoas falando que a cafeína atrapalha a absorção da creatina e não sabe nem o pq, só pq viu em algúm site ou algo do tipo.

Segue o texto do MESTRE abaixo.

Muito se fala sobre o uso de produtos com Cafeina durante o uso da Creatina. Criou-se até um lenda entorno disso.

Mas o pensamento certo, nem é:

- Que a Cafeina atrapalha ou inibe a absorção da Creatina.

- Nem tbm pensar que a Cafeina "CORTA" o efeito da Creatina.

Ambas afirmações estão incorretas.

A Creatina eh usada pelo nosso corpo, e foi criada pela Natureza para recuperar o ATP.

Todos nós possuimos Creatina no corpo, e o corpo de todas pessoas no mundo(treinando ou não) faz uso da Creatina nas 24 horas do dia.

Quando o ATP(adenosina tri fosfato) eh usado para gerar energia no nosso corpo, ele se converte ADP(adenosina di fosfato). São varias as formas cetogenicas que o corpo possue para novamente transformar o ADP em ATP.

A Creatina eh usada pelo nosso corpo, como uma das fontes para a recuperação do ATP.

- A Cafeina em nada impede que esse processo Fisiologico descrito acima, possa acontecer.

- Outra coisa que a Cafeina tbm não interfere, eh na absorção da Creatina no trato Gastro Intestinal.

Oque ocorre eh que quando usamos doses grandes de Creatina, eh que uma quantidade muito acima do normal de Creatina, acaba indo para dentro das celulas musculares. E na ocorrencia desse fato, isso faz com que muita agua tbm entre para dentro desse contexto celular do musculo. Causando assim o efeito de aumento de peso de volume dado pela Creatina.

O que a Cafeina realmente faz eh desidratar o corpo.

O processo de desidratação que a Cafeira causa, está ligado a um hormonio que regula a pressão arterial, que usa e controla em uma de suas ações fisiologicas, a saida de agua do organismo.

Esse Hormonio eh a a Vasopressina, ou Hormonio Anti-diuretico ou ainda ADH.

- A Vasopressina quando presente, inibe a saida de agua do corpo, agindo nos Rins.(ou seja, não deixa a agua sair do corpo).

- A Vasopressina quando presente, tbm causa uma Vasoconstrição dos Vasos Sanguineos.

Essa são as duas formas que a Vasopressina usa para controlar a Pressão arterial.

Pois bem, a Cafeina eh naturalmente Vasoconstritora. E o corpo quando percebe que já temos na corrente sanguinea um outro Vasoconstritor(a Cafeina no caso). Inibe a produção da Vasopressina, causando um efeito diuretico no nosso corpo.(ou seja, colocando agua para fora)

Pois bem:

- Se vc está tomando Creatina em doses que usamos nos Suplementos, para experimentar seu efeito de maior concentração de agua no contexto muscular; qualquer coisa que possa desidratar o corpo será ruim, e a Cafeina tbm.

OBS: O Alcool tbm inibe a Vasopressina, e tbm eh Diurético.

Isso tudo que citei acima, eh que deu origem a lenda sobre CAFEINA x CREATINA.

Abraços

(Postado pelo usuario Guilsilva no fórum SAUDE NA REDE)

Desde já agradeço antecipadmente....

Agora, pelo que entendi e depois de muito ler vi que um POUCO de café não irá interferir na receptação da creatina o que vai é apenas te fazer urinar mais, acabei com esse problema aumentando a quantidade de água ingerida.

Compartilhar este post

Link para o post

Aê galera, pra quem ainda não viu o famoso site no Youtube do grande Waldemar Guimarães e amigos, de seu shake pós-treino:

Obs.: Ele mistura Creatina com Glutamina, como podem ver no vídeo... E acho que pra eles dá certo! :wink:

Aquele Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

• Conteúdo Similar

• Por vicentelaff
      Eae galera,
      Entao, eu tava pensando em comprar uma glutamina, um BCAA e um whey, mas tava em dúvida sobre as marcas e se vale msm a pena. Depois que eu comprei aquele lixo daquele pacote de "hipertrofia máxima" da x-pharma, só vou comprar suplemento perguntando aqui antes ! kkk !
      Então, a glutamina seria essa daqui  glutamina-body-size-300-gr   eai ? a marca é boa ? o preço ta bom ?
      O BCAA seria esse bcaa-dymatize-400-capsulas eai ? a marca é boa ? o preço ta bom ?
      E o whey seria esse daqui super-whey-100-pure-907gr eai ? a marca é boa ? o preço ta bom ?
      Valeus galera !
    • Por Isabela Borba
      Início de ciclo e academias fechadas na quarentena do coronavírus
      Janeiro de 2020 começou e você se lançou à todo vapor no mundo da musculação. Você já treinava há anos e buscava melhorar ainda mais sua estética física! Era chegada a hora de usar algum esteroide anabolizante.
      Você iniciou o uso e veio a triste notícia do coronavírus: todas as academias iriam fechar! Bom, você pensou: "vou manter meu ciclo, pois, logo logo tudo voltará ao funcionamento normal". Semanas se passaram e a situação do mundo apenas piorou. Já se passaram meses, e as academias ainda não estão em funcionamento normal.
      E então, o que fazer com o meu ciclo de anabolizantes?
      Faça exercícios funcionais e aeróbios
      Primeiramente, não se desespere. As academias realmente fecharam, mas você ainda pode minimamente treinar em casa. Não se pode comparar a potência de um treino funcional em casa com um treino bem feito em uma academia com cargas.
      Entretanto, pode-se evitar a perda de massa magra com esse tipo de treino. Deve-se, ainda, manter uma média de 30 minutos de exercícios aeróbios ao dia, tanto para a saúde cardiovascular, quanto para se evitar uma deposição maior de gordura nesse período. 
      E meu ciclo de esteroides? Devo parar? Devo fazer TPC na quarentena?
      A verdade é que não há uma resposta correta. Mas, na minha experiência como médica e atleta profissional de fisiculturismo, esse é o pior momento para se interromper um ciclo.
      Quando se interrompe um ciclo de esteroides em homens, deve-se realizar uma TPC (terapia pós-ciclo) adequada para que o eixo fisiológico hipotálamo - hipófise - gônadas retorne ao funcionamento e, consequentemente, a produção de testosterona fisiológica. 
      Em conjunto, deve-se manter uma rotina de treinamentos intensos e dieta à risca para haver menor perda de massa muscular possível no período, afinal, você retornará ao seu nível “normal” de testosterona.
      A estratégia mais inteligente para os homens, então, seria manter a testosterona em uso e retirar outros esteroides, caso haja alguma associação. Por exemplo, caso você esteja utilizando deposteron associado à oxandrolona, deve-se considerar retirar a segunda droga. 
      Já no caso das mulheres, que, geralmente, utilizam os derivados de DHT (como a oxandrolona e o estanozolol) para performance, é interessante que se mantenha o uso deste tipo de esteroide em uma dose reduzida nesse período. Caso você esteja utilizando outros tipos de esteroides, considere retirar essas drogas. 
      Obviamente, tudo isso deve ser discutido e conversado com o seu médico, que analisará seus exames laboratoriais e fará sua avaliação corporal. Juntos vocês poderão discutir sobre a melhor estratégia.
      Conclusão
      Para resumir: 
      Mantenha uma rotina de treinos diários em casa; Mantenha a dieta, mesmo em casa; Converse com seu médico sobre o seu ciclo, considerando as desvantagens de pausar o uso nesse período; Mantenha o uso de creatina, e. caso você não a utilize, considere iniciar. Este suplemento irá auxiliar a retenção de glicogênio muscular.
    • Por Leonardo Marczinski Barroso
      Creatina é ergogênico!
      A creatina é considerada um suplemento ergogênico, possui um alto embasamento científico! É um suplemento excepcional para potencializar a performance, ótimo para quem busca hipertrofia. Mas, calma aí: ergogênico? O que significa isso?
      Ergogênico é a substância que visa a aumentar a capacidade para o trabalho mental ou corporal, que visa a melhorar a sua performance. A creatina é um suplemento que no seu uso crônico (a longo prazo) com certeza irá contribuir para a melhora do seu rendimento esportivo. 
      Exemplos de suplementos ergogênicos no efeito agudo e crônico:
      Suplemento ergogênico que possui um efeito crônico: creatina; Suplemento ergogênico que possui um efeito agudo (imediato): cafeína. Fontes naturais de creatina
      A creatina é encontrada no músculo esquelético, sintetizada pelo fígado, rins e pâncreas, a partir dos aminoácidos glicina e arginina. Pode ser obtida pela alimentação a partir do consumo de carnes vermelhas e peixes. 
      Para que serve a creatina
      Sem dúvidas um dos suplementos nutricionais mais eficazes que visa ao aumento dos níveis de ATP intramuscular, favorecendo o aumento do rendimento durante o exercício. Sendo assim, suas principais funções são o fornecimento rápido de energia durante a contração muscular, o aumento da força e da massa muscular (hipertrofia). Ela também ajuda a evitar a fadiga precoce durante o exercício físico.
      Esportes com benefícios na suplementação de creatina
      Os praticantes dos seguintes esportes podem se beneficiar do uso da creatina:
      Musculação; Crossfit; Futebol; Basquete; Vôlei; Corrida; Natação de curta duração; Outros esportes de curta duração; Atividades explosivas. Como tomar creatina?
      Em relação à quantidade, são recomendados de 3g (três gramas) a 5g (cinco gramas) diariamente (nos dias com ou sem treino).  O uso crônico (longo prazo), sempre respeitando a individualidade biológica, dependendo do peso do atleta, pode demandar doses maiores. 
      No que se diz respeito à saturação, ela não é obrigatória, mas tem a sua aplicabilidade. Cada um é cada um, e cada caso é um caso. A nutrição individualizada é aplicável aqui! 
      Quanto ao tempo de utilização, temos um parâmetro de 30 (trinta) dias ou 4 (quatro) semanas para se potencializar a creatina dentro do músculo e para se sentir os efeitos na performance e no rendimento esportivo.
      Qual é o melhor horário para tomar creatina?
      Em relação ao horário, não existe pior e nem melhor horário para tomar creatina, basta lembrar de tomar todos os dias, inclusive nos dias sem treino.
      Como melhorar a absorção?
      Estudos demonstram que para a melhor absorção muscular deve-se ingeri-la com carboidratos e de forma contínua, todos os dias. E como visto, podendo-se realizar ou não a fase de saturação (uso inicial em doses mais elevadas). 
      A creatina pode causar danos aos rins?
      Uma dúvida muito comum é se a suplementação de creatina causa danos renais. Os estudos demonstram a segurança na suplementação com creatina nas doses diárias recomendadas, não tendo sido observado danos renais. 
      Creatina engorda? Causa retenção de líquidos?
      Outras dúvidas muito comuns quanto à suplementação com creatina são: creatina engorda? Creatina causa retenção?
      Ela não engorda e nem causa retenção. Ela retém água dentro do músculo (retenção intramuscular). Só caprichar na hidratação e ser feliz. 
      Cafeína corta o efeito da creatina?
      Um mito bem recorrente é se a suplementação de cafeína corta o efeito da creatina. Este mito já foi quebrado. Pode-se utilizar os dois sem problemas.
      Qual é o melhor tipo de creatina?
      Em relação ao tipo de creatina, sempre recomendo a monohidratada, que tem um ótimo custo-benefício e que é facilmente encontrada no mercado de suplementação. 
      Selo CREAPURE
      As creatinas com selo CREAPURE (matéria-prima desenvolvida nos laboratórios da Alemanha) sustentam que apresentam um grau de pureza maior, o que a tornaria mais eficiente. Na prática, essa matéria-prima não é tão vantajosa assim quanto aos efeitos da suplementação. Invista no produto que tiver melhor custo-benefício. Como falei, gosto bastante da creatina monohidratada. O produto não precisa ser o selo CREAPURE, basta escolher uma marca confiável.
      Conclusão 
      Com certeza a creatina é o suplemento que consta na minha lista dos favoritos. É um suplemento excepcional e barato. Vale a pena o investimento, por ter  um ótimo custo-benefício.
    • Por Alan184
      Eu comprei uma creatina black skull e vou começar a tomá-la a partir desta segunda.
      No momento estou tomando multivitamínico para crescer o cabelo. Ele que contém biotina, vit b6, cromo, selênio e zinco.
      Quero saber se alguém sabe se tem alguma restriçao? Ou se alguém já tomou creatina com multivitamínico? Pois, basicamente, são as mesmas coisas.
    • Por Everton_
      Gostaria de saber se a Creatina da marca Suplemente vale a pena, pois nunca vi essa marca.

Agradeço desde já.
  • Criar novo...