Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

FISIculturismo.com.br

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Featured Replies

Postado

A célebre frase do psicólogo Carl Rogers, "O curioso paradoxo é que, quando me aceito exatamente como sou, então posso mudar", carrega uma verdade profunda que serve como uma ferramenta poderosa, especialmente no universo da musculação. De forma simples, ela significa que a verdadeira mudança não nasce da autocrítica ou da negação, mas sim da autoaceitação. Enquanto lutamos contra quem somos, ficamos presos num ciclo de frustração que impede o progresso. A partir do momento em que nos aceitamos por completo, com nossas qualidades e defeitos, criamos a base segura e a clareza mental necessárias para evoluir de forma genuína e duradoura.

Para quem pratica musculação, este princípio é fundamental e combate uma das maiores armadilhas mentais do esporte. Muitos atletas vivem em um estado de não-aceitação, com pensamentos como: "Odeio minhas pernas finas", "Minha barriga está horrível" ou "Sou um fracasso por não levantar tanto peso quanto os outros". Essa mentalidade, vinda da rejeição do estado atual, gera frustração e ansiedade. Paradoxalmente, em vez de acelerar a mudança, ela a sabota, levando a treinos exagerados (overtraining), lesões, dietas insustentáveis e desmotivação.

É aqui que a aceitação se torna uma estratégia poderosa. Aplicar o princípio de Rogers significa trocar essa autocrítica destrutiva por uma análise construtiva.

Em vez de "odeio minhas pernas finas", o pensamento se torna: "Ok, minhas pernas são um ponto a ser desenvolvido. Esta é a minha realidade hoje. Qual é a estratégia mais inteligente para melhorá-las?". Essa mudança de perspectiva transforma o treino, que deixa de ser movido pela raiva e passa a ser guiado pela inteligência, com foco na técnica e na consistência.

Da mesma forma, ao aceitar a força atual — "Hoje, este é o peso que consigo levantar com boa forma" —, você se livra do ego, evita lesões e foca no que realmente funciona: a sobrecarga progressiva e planejada. E ao aceitar os deslizes, como furar a dieta ou perder um treino, você desenvolve resiliência, entendendo que a consistência a longo prazo é mais importante que a perfeição a curto prazo.

Em resumo, na musculação e na vida, aceitar-se não é se conformar ou desistir de melhorar. É o ponto de partida para a mudança real. É reconhecer com clareza o seu ponto de partida (seu corpo, sua força e seus limites de hoje) para, então, traçar o mapa mais eficiente e saudável para chegar onde você deseja.

• Visualizações 11
  • Criado
  • Última resposta

Crie uma conta ou entre para comentar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.