Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Academia é essencial para a saúde?

O Presidente Jair Bolsonaro decretou recentemente que as academias são um serviço essencial para a saúde e devem ser reabertas. É isso mesmo?


Rodney Wenke
 Compartilhar

Academia é essencial para a saúde?

Coronavírus e academias fechadas

Diante da Pandemia da COVID-19 estamos vivendo em momentos muito difíceis, várias incertezas, restrições de todos os tipos, mas, em especial, temos uma que está afetando diretamente a nós que gostamos de treinar o corpo e somos de alguma forma ligados ao fisiculturismo. 

O fechamento das academias quebrou a nossa rotina, campeonatos foram cancelados, periodização de treino foi pro espaço, a dieta, então, nem se fala. 

Academia é saúde

Quando nos reportamos a prática de atividade física estamos longe de pensar só na estética corporal. A hashtag  #academiaésaúde está em quase todos os posts de marombeiros por aí. Isso é uma grande verdade. A falta de prática regular de exercícios está ligada diretamente à piora do quadro de pelo menos 10 doenças e, indiretamente, ã piora de centenas outras. Isso não parece preocupar vários governantes. 

Bolsonorado decretou que academias são essenciais

Recentemente, o governo federal publicou o Decreto nº. 10344/2020, em que considerou academias de ginástica com um serviço essencial. Isso deu a liberdade para Estados e Municípios regulamentarem a reabertura das academias.

Porém, parece que, por birra ou qualquer outra motivação política, alguns governantes declararam que não vão considerar o ato do Presidente da República, sem ao menos realizar qualquer estudo a respeito do tema. 

Consequências do fechamento das academias para a saúde física e mental

É muito difícil fechar os olhos para a situação. Eu mesmo tenho diversos pacientes que estavam com as situações de saúde controladas e que perderem o controle da saúde, voltando a tomar diversos medicamentos, aumentando a dose de outros, retomando o uso de antidepressivos, perdendo completamente a qualidade de sono, ou voltando a ter dores incapacitantes por todo o corpo (caso dos pacientes com fibromialgia).

Será que a saúde mental, cardiovascular ou musculoesquelética são menos importantes que a saúde pulmonar? Uma doença é mais importante que outras? 

Devemos lembrar que 200.000 (duzentos mil) é o número de mortos por diabetes a cada ano aqui no Brasil. O controle da diabetes é realizado pela prática regular de exercícios, isso é cientificamente comprovado. 

Desemprego pelo fechamento de academias

Por outro lado, tenho diversos colegas que perderam o emprego, pois, o local do seu ganha pão está com as portas fechadas.

Os números da ACAFBRASIL apenas para o Estado do Paraná são os seguintes:

  •  3.800 (três mil e oitocentas) academias associadas no Paraná;
  •  56.000 (cinquenta e seis mil) empregados diretos;
  •  112.000 (cento e doze mil) empregos indiretos ligados ao setor.

Essas famílias, que dependem exclusivamente dessa renda, como ficam nessa história? 

A saúde financeira não pode entrar em pauta? Se a própria  Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”?

Academias funcionando em alguns Estados

Acredito que estamos na contramão desses princípios. Alguns Estados tiveram as portas das academias abertas e o treino liberado, com algumas restrições. Penso que é assim que se deve fazer.

O Mato Grosso do Sul é um exemplo. Em Alvorada, MS, Emerson (@performanceacademiaoficial) nos contou que a prefeitura publicou o Decreto de nº. 2.294/2020, que determina em seu art. 19, parágrafo XV, que:

  • o número máximo de alunos simultâneos na academia deve ser de 5 pessoas; 
  • o distanciamento entre as pessoas deve ser de  3 metros;
  • é obrigatório o uso de máscara para todos;
  • é obrigatório o uso de  luvas para os professores;
  • deve ser feita a higienização após o uso de cada aparelho.

DECRETO XI.pdf

Essas medidas são sensatas, semelhantes àquela que estão sendo adotadas no transporte coletivo, por exemplo. 

Ana Paula (@apaulacapelim), de Porto Mourinho, MS, relata que a experiência está sendo ótima. Os alunos estão mais focados no treino e as conversinhas paralelas (essas que arruínam o nosso desempenho) praticamente acabaram na sala de musculação.

A mesma situação também é vivida por Gabriel, que é de Carmo do Paraíba (Mister Carmo do Paranaíba Universo 2019), MG. Lá as academias estão funcionando bem, seguindo-se as devidas restrições. 

Conclusão

É possível sim a reabertura programada e organizada das academias, com as medidas de segurança e respeito pela vida, deixando de lado as picuinhas políticas, mantendo-se o pensamento no sentido de se buscar o bem-estar de todos.

Qual é a sua opinião sobre este tema? Deixe seu voto na enquete:

 

 Compartilhar

Publique seu conteúdo como colaborador

Comentários

Comentários Destacados

Em 01/06/2020 em 15:37, Marcelo Câmara disse:

Concordo plenamente. Acho que as academias deveriam abrir sim! Óbvio que alguns cuidados relacionados a saúde e transmissão de vírus devem ser tomados, como: higienização do local e equipamentos, epis (máscaras, álcool gel), número máximo de alunos por horários e etc...

Ficar muito tempo sem academia é desanimador. Treinar em casa não é a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

×
×
  • Criar novo...