Ir para conteúdo
Luiz Carlos Chiesa
Luiz Carlos Chiesa

Drogas nos esportes: estimulantes, anabólicas e outras

O problema do uso de substâncias ilícitas para promoverem o aumento da performance física não é novo. Nunca em toda a história esportiva houve tanto consumo de drogas, principalmente por praticantes de modalidades não olímpicas. Paralelamente observamos na população em geral o uso descontrolado de medicamentos e drogas estimulantes e alucinógenas.

A partir da década de oitenta, houve um grande estímulo à prática de exercícios físicos, que culminou na imensa procura por academias de ginástica. A valorização da estética muscular desenvolvida ou hipertrofiada inclusive para mulheres, passou a ser bem vista e explorada pela mídia.

Existe hoje um comércio paralelo que vende drogas anabolizantes e outros ergogênicos, o qual é denunciado constantemente por matérias televisivas. A busca desequilibrada por um corpo escultural, e o baixo nível de conhecimento dos praticantes de musculação e outras atividades físicas, mantém o presente mercado negro em plena ascensão.

Devemos tomar muito cuidado no trato com as novidades que surgem no mercado de suplementos alimentares. Os produtos anunciados pelo fabricante são muitas vezes colocados como verdadeiros os efeitos que promovem sobre a performance e estética. Trazem ainda declarações de usuários e afirmações não concluídas por meio de pesquisas cientificamente desenvolvidas.

Os volumes para ingestão e os possíveis efeitos das substâncias contidas nos produtos, mesmo que indicadas para suplementação alimentar, variam de um indivíduo para outro, as recomendações terão que ser ajustadas e feitas por médico ou nutricionista, para que não haja dano ou mesmo efeito tóxico sobre o organismo.

O cuidado para não confundir substâncias dopantes, com suplementos alimentares faz-se urgente. O doping é considerado quando do uso de recursos que promovem o aumento da performance por meio de substâncias artificiais e proibidas pelos comités esportivos.

Os anabolizantes esteróides são manipulações químicas sintéticas de substâncias que promovem o anabolismo tecidual orgânico tais como a testosterona, e são usados por atletas ou praticantes de esportes de força e visam principalmente aumentar a massa muscular.

Os anabolizantes podem ser ingeridos por via oral (anabólicos alquilados) ou por via intramuscular (anabólicos ésteres)

Os pais e ou responsáveis precisam ficar atentos aos recursos que estão sendo usados no treinamento. É possível o indivíduo estar usando recursos ergogênicos dopantes, afirmando serem de procedência natural e inócuos. O uso de qualquer substância ou suplemento deve ser verificado pelos pais e pesquisado sempre junto a um nutricionista ou médico.

Abaixo encontra-se uma lista contendo algumas substâncias dopantes e as categorias ou classes a que pertencem. As mesmas só podem ser administradas por médicos e estão restritas no uso para tratamento de doenças. Algumas drogas são lícitas e nem por este motivo são menos degradantes da saúde. Fique sempre atento!!!

Drogas Estimulantes:

  • Anfetaminas;
  • cafeína em altas dosagens;
  • cocaína;
  • efedrina;
  • salbutamol e outras.


Drogas Anabólicas:

  • Nandrolona;
  • 19- norandrostenediol;
  • 19- norandrostenediona;
  • oxandrolona;
  • androstenediol;
  • androstenediona;
  • dehidroepiandosterona ou DHEA;
  • testosterona etc.

Outras:

  • Maconha;
  • álcool;
  • tabaco;
  • insulina;
  • HGH etc.

Alguns Efeitos Colaterais sobre o Organismo e Saúde:

Câncer de fígado, hipertrofia cardíaca, hipertensão arterial, dores ósseas, hipertrofia da próstata, cefaleia grave, redução grave dos níveis de colesterol HDL, aumento do colesterol LDL, morte.

Conclusão:

Os pais ou responsáveis, os profissionais de saúde e da educação física devem excluir qualquer forma de doping relacionada a elevar o rendimento no treinamento e ou visando fins estéticos.

As drogas só devem ser usadas ou administradas sob estrita recomendação médica competente.

Profissionais bem graduados e sérios, não utilizam em hipótese alguma, o doping para alto rendimento de seus alunos, esta atitude quando constatada, deve ser denunciada aos conselhos regionais e órgãos de repressão, com urgência.


Entre para seguir isso  
Entre para seguir isso  

Comentários




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora


  • Conteúdo Similar

    • Por Gabriel Rod
      Boa Tarde glr, to pensando em fazer meu primeiro ciclo com enantato e trembo. 
      Peso atual: 80kg
      Altura: 1,81
      Idade: 20 anos
      Tempo de treino sem pausas: 2 anos
      Bem, eu tinha 100 quilos ha uns 2 anos por ai, malhei pesado focando em perder peso, só com dieta e treino consegui emagrecer ate os 75, comecei a malhar para ganhar ha uns 4 meses vai fazer, consegui 5kg e estou com 80 kg agr, quero começar a usar visando ganho de massa, esperando chegar mais ou menos aos 90, 92, claro que com o tempo, mesmo que precise de outros ciclos, entao venho pedir a sugestao de vcs de como usar, e o tpc tambem. Quando começar o uso, postarei fotos antes e depois e durante o uso.
    • Por Bracks
      Faço dieta cerca de 4g de proteína por kg de peso corporal, carboidratos eu como mais quando da fome mesmo, mas não como muito e opto pelos complexos, tenho uma facilidade de ganhar tanto massa muscular, quanto gordura... 
      Nesse ciclo eu vou mandar 8 semanas de enantato 500 mg por semana, se não forem satisfatórios os ganhos, mando mais 10ml de propionato no final. A meta é secar no início e ganhar músculos com qualidade. Já tentei secar natural só com clenbuterol e termogênicos. Mas tava catabolizando demais... 
      O ciclo não tá muito pesado, porque é o meu primeiro e quero ver como meu corpo reage.
      Minha dúvida é sobre os recursos que uso durante e depois do ciclo pra amenizar os colaterais.
      Até agora vai ser 1mg de anastrozol dsdn durante, junto com 250ui de HCG segunda e quinta. E depois de 15 dias que o ciclo acabar começo com 40mg de tamox tsd. 
      O hcg vou começar quinta-feira e parar 1 semana antes da última aplicação. A primeira aplicação do enantato foi quinta passada!
      Primeiro ciclo 
      Tenho 1.79 
      95kg , bf na faixa de 9-10%
      Me ajudem se tá tudo certo... falta alguma coisa... 
    • Por Natalí Silva
      Pessoal, sou nova aqui, preciso tirar umas duvidas... Já treino há uns dois anos e quero começar um ciclo com oxandrolona, meu objetivo é ganhar massa muscular, ficar marombinha mesmo rsrs Como seria a melhor forma de usar?
      Pensei em começar com 20mg, ir aumentando até uns 30/40 e no final diminuir para 20mg novamente, o que acham? 
      E quanto ao tpc? Qual melhor? Pois já tenho problemas com acne e oleosidade, mas quero arriscar 
      E anticoncepcional? Poderia continuar usando durante o ciclo ou seria melhor parar?
      Gordura atual de 26%, peso 59kg tenho 18 anos e minha altura é de 1.62cm
    • Por Humberto Silveira
      Ola, estou fiz um ciclo de deposteron + deca faz 3 meses,  ganhei 10 kg, depois perdi 8. estou feliz.
      geralmente nao faço 1 ciclo em pelo menos 12 menos de intervalo.
      idade 21
      peso: 90
      BF: bem baixo.
      fiz os exames deu tudo ok, a rtesto que deu baixo, 80, mas o endrocrino disse que da pra resolver em alguns meses, me plano é  apos resolver iniciar o ciclo que seria:
      tempo de ciclo 18 semanas
      drogas: trembolana, enatato, stanozolol,  boldenona, durateston, hcg, proviron, rivotril ( pq gosto de dormir), 
      vamos la.
      Smana 1-10 --> 2mg de enatato + dsdn 100mg de trembolona
      semana 7 -18 -->  200mg por ml. + as outras que ainda faltam ( trembolona e anatato)
      semana-- 10-- 18 --> stanozolol + durateston ( n sei se add um  masteron ai)
      Hacg iniciar na semana 5 até o final
      anastrazol 1mg dsdn
      tamoxifeno sempre que necessáio
      acompanhamento médico de 2 em 2 meses.
      suplementação: 160g de proteina extraidad de alimentos, uns 50g tirado da whey max
      carbo, procuro me restringir, da uns 320g de batata doce por dia que a nutricionista passou.
       
      então pessoal se´ra que qda pra pegar uns 15gm e manter? caso precise estudar mais, me deixem o link, se precisar de umas dicas estou aberto, ja que so ciclarei em março. 
       
      a inten~]ap: primeiras 10 semans, pegas aquele corpo bacana, as proximas 8 semanas, continar cilcanco apara manter o que ganhei e quando for parar e iniciar a tpc n perder de mais, pq com deca e depo e n achei ruim nao, ganhei bem mas perdi muito mas sendo que era mais água.
      e
       
      então, o que recomendam?
    • Por Arthur Felipe98
      Fala Galera,
       
      Tenho 19 anos, comecei a treinar aos 14 anos, parei aos 16 por problemas de acido urico alto e dor nas articulações por causa do reumatismo, voltei com quase 18 e parei após uns 5 meses por quebrar o olecrano.
      Hoje estou com quase 20, conheço bem a anatomia do meu corpo e posso dizer que sem duvidas meus músculos atingiram uma boa maturidade.
      Tenho em mãos uma suplementação composta por: Hipercalórico, Whey, Multivitamínico, Maltodextrin, BCAA, Creatina, Glutamina, Albumina, Pre-treino e Dilatex. Comprei batata doce em pó pra auxilio da dieta. Eu não tenho grana pra manter essa suplementação mensal, sem dúvidas prefiro investir mais grana em dieta do que em suplementação. Pois bem, essa suplementação está guardada por enquanto, ainda não voltei a treinar, tô juntando grana pra fazer comprar dieta consideravelmente boa e regrada pelo período de 1 mês e após continuar comprando a dieta de acordo com o meu "caixa", todos esses suplementos vão durar pelo menos 1 mês, então durante esse 1 mês eu queria obter o máximo de ganhos possíveis! 
      Estive pesquisando alguns AEs e me interessei pelo Stanozolol(oral) pois pelo o que vi seus efeitos colaterais são poucos e raros. Gostaria de ajuda! Qual a menor quantidade que eu devo tomar pra obter ganhos excepcionais? Como tomar o stano? Como deve ser feita a TPC? (com qual medicamento, quando começar a tomar -durante o ciclo, após ou durante e após-, como tomar, etc). Qual medicamento tomar pra evitar a Hepatotoxidade? Eu devo voltar a treinar no minimo quanto tempos antes de começar o ciclo? Quais os efeitos colaterais mais comuns com o uso de Stano(oral)? (desde o mais insignificante). Gostaria de estar fazendo uso de qualquer medicamento pra evitar qualquer efeito colateral. Quero que o meu corpo(saúde) tenha os menos efeitos colaterais possíveis e gostaria de estar equilibrando bons ganhos com todo cuidado possivel pra foder o minimo possível a minha saúde.
      Minha estrutura é a de um ectomorfo, meu corpo é bem "fino" e gostaria de dar uma "enlarguecida", gostaria de tá ganhando bastante peito. Ainda não pesquisei sobre, mas creio que o que deixa o corpo mais "largo" são as costas e ombros, quais partes dos musculos eu devo focar pra maximizar os ganhos? Gostaria de toda informação possível, de conhecer todos os riscos e todos os possiveis ganhos.
       
      19 Anos
      60Kg
      1,76m
      BF consideravelmente baixo
      O uso da medicação será feita acompanhada de uma nutricionista esportiva (que também irá auxiliar na dieta) e de um médico clinico, exames serão feitos a cada semana durante o uso e enquanto for necessário.
      Edit 1: Continuo pesquisando sobre stano, pelo o que vi os ganhos podem melhorar junto com uma testo, qual uma boa recomendação para tomar junto com stano e como fazer o uso? Quero fazer uso de drogas leves para ter o minimo de efeitos colaterais
       


×
Esta popup será fechada em 10 segundos...