O Potenay foi criado para uso em animais debilitados, como um composto que faz com que o animal “volte à ativa”. Devido a essa força a mais, começou também ser usado em cavalos de competição. Atualmente, muitos atletas ou entusiastas vêm usando esse composto em diversas áreas esportivas.
Hoje, já sabemos quais substancias causam tal reação. E essa reação está longe de ser devido as doses relativamente baixas de vitaminas do complexo B. O verdadeiro herói (ou vilão), se chama mefentermina, uma anfetamina, altamente estimulante. Essa substância aumenta a sensibilidade dos receptores beta-adrenérgicos, o que causa uma maior resposta e liberação de noradrenalina. Ela também causa vasodilatação, vascularização, oxigenação sanguínea. É um “pré-treino” completo. Porém, como veremos a frente, tem muitos malefícios.
Sabe-se que, durante a segunda guerra, soldados nazistas e os kamikazes faziam uso de todo tipo de anfetaminas, provavelmente também da mefentermina. Só pela coragem que tinham, já sabemos o tamanho do efeito dessa droga.
O complexo B, se usado na dosagem habitual, causa um aumento da síntese de proteína, serve como anti-inflamatório, melhora o aspecto da pele, do cabelo. O Potenay possui 112 mg de complexo B em média, divididos entre B2, B3, B5, B6. O que é uma dosagem aceitável. Mas o uso não está na casa dos poucos mls, ou de um ml. Existem pessoas que utilizam até 15mls, o que pode causar problemas.
Entre os problemas causados pelo uso de altas doses como pré-treino, estão a depressão, a hipervitaminose, a sudorese, arritmias, euforia. Existem até relatos de rompimento de pequenos vasos. Mas o pior de todos é o vício. Como qualquer anfetamina, a mefentermina é viciante, e, dificilmente usuários habituais conseguem parar, e se param, não conseguem mais a performance de antes. Há também a hipervitaminose causada pelo excesso das vitaminas do complexo B, o que pode levar a convulsões e até parada do sistema respiratório.
Esse tipo de droga é utilizada por atletas de todos os esportes que exigem força física, por estimular a força e aumentar o “pump”, muitos atletas superam as dosagens na busca de maiores resultados. A droga pode ser usada de forma injetável ou oral. Muitas pessoas bebem várias ampolas por dia, o que pode sobrecarregar o fígado. Outras, do meio do fisiculturismo, já usam vários mls injetados de forma local para corrigir imperfeições antes das apresentações (ela é expelida em algum tempo).
Atualmente existem outras opções bem menos agressivas de pré-treinos e vasodilatadores, tais como a cafeína, a arginina, beta-alanina, o ácido ascórbico (vitamina c), entre outros. O uso de anfetaminas como pré-treino não é recomendado, existem atletas que fazem o uso contínuo desse tipo de substância, o que às vezes pode ser responsável por várias fatalidades ocorridas nas academias.
O nosso objetivo não é instruir o uso ou indicar “suplementos”. Todos temos consciência dos nossos limites e objetivos, atalhos são sempre bem vindos, principalmente quando não afetam nossa saúde física e mental. Anfetaminas são drogas e não devem ser utilizadas sem prescrição médica. Lembrando que já não existe mais menfetermina para uso humano.
Concluindo, o Potenay é um composto estimulante com baixíssimos efeitos anabólicos, com um complexo vitamínico, e uma droga. Então, pode se considerar o Potenay como sendo “anabolizante”, droga, e, vitamina.
Comentários Destacados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora