Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Suplementos Alimentares Manipulados


Dr. Clayton Neves Camargos
 Compartilhar

suplementos-manipulados-300x224.jpg

A suplementação esportiva na última década adquiriu uma maior profissionalização, em especial por conta dos novos investimentos em pesquisa, ciência e tecnologia.

Nessa direção: Observa-se uma recente oportunidade para a personalização de compostos dirigidos às necessidades dos praticantes de atividades físicas.

Ou seja: A prescrição de formulações para manipulação em farmácias especializadas é uma realidade positiva.

Como isso ocorre?

O profissional prescritor baseado nos objetivos, sexo, idade, composição corporal, tipo/intensidade de atividade física e dieta fará a prescrição de formulações com ativos para a finalidade de cada indivíduo.

Quem pode prescrever?

Exclusivamente médicos e/ou nutricionistas.

Mas cabe ressaltar que não é todo profissional médico e nutricionista que estão capacitados à prescrição desses produtos; considerando que é necessário ao menos uma especialização, formação complementar ou expertise que habilite o profissional prescritor para essa prática.

Como são esses produtos?

Os compostos manipulados podem ter diversas apresentações, destacam-se: cápsulas, comprimidos, pastilhas sublinguais, sprays orais, cremes com passagem transdérmica, saches em base shake e dispersíveis, chás ou infusões, chocolates, gomas, dentre outros. Essas tecnologias partem do princípio da nutracêutica: ciência que produz a formulação de carboidratos, proteínas, lipídeos, aminoácidos isolados, minerais, vitaminas e fitoterápicos com finalidade farmacêutica.

Quais as vantagens?

Sobretudo, ocorre a possibilidade de se montar formulações com vários ativos diferentes para uma única finalidade, potencializando assim o alcance dos resultados. Em exemplo: formulação em sache anticatabólico (pré-treino), onde se pode incluir arginina, ornitina, l-glutamina, caseína, creatina, bicarbonato de sódio, cloreto de potássio e maltodextrina. A funcionalidade principal está na possibilidade de se utilizar diversos ativos em uma mesma composição sem a necessidade de adquirir vários produtos diferentes, fazer a dose de cada um e depois proceder à mistura.

E o custo?

Os ativos, especialmente os de procedência e qualidade confiáveis são na sua maioria importados, o que encarece o produto ao consumidor. Ademais, cabe ainda ressaltar que as tecnologias empregadas pelas farmácias de manipulação também são sofisticadas o que pode repercutir no valor do produto final.

É confiável?

Sim, mas é sempre importante considerar se a farmácia detém know how na área esportiva, se o profissional prescritor referencia o estabelecimento e se os profissionais farmacêuticos que lá prestam assistência possuem conhecimento sobre o assunto, além disso vale questionar a procedência dos produtos e exigir ativos que detenham selos de qualidade.

De toda sorte, essa é uma tecnologia recente e, de fato, apenas sob a prescrição de profissionais capacitados os resultados acontecerão na medida da expectativa de cada paciente.

Abraços cordiais!

 Compartilhar

Publique seu conteúdo como colaborador

Comentários

Comentários Destacados

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...