Carregando...
Ir para conteúdo

Leite integral ou leite desnatado: qual é o melhor para sua dieta?

fisiculturismo
  • , 18.480 visualizações
Leite integral ou leite desnatado: qual é o melhor para sua dieta?

A sua resposta deve estar na ponta da língua, certo? Entre o leite integral e o leite desnatado você responderia imediatamente que o leite desnatado é o melhor para a dieta, não é mesmo? Tentaremos surpreendê-lo(a).

Na década de 50, os fisiculturistas e praticantes de musculação não tinham muitas opções como fontes de proteína. O leite era, naquela época, uma das mais usadas fontes de proteína para hipertrofia muscular. Atualmente, o leite não é uma das fontes preferidas de proteína, mas não deixa de ser um bom alimento para fisiculturistas. Mas qual tipo de leite é o melhor ou o mais indicado para a dieta de praticantes de musculação: leite integral ou leite desnatado? Veja uma tabela comparativa com as propriedades de cada um deles:

200 ml Leite Desnatado Leite Integral
Proteínas: 6,4 g 6,4 g
Carboidratos: 10 g 10 g
Gorduras: 0,8 g 6,3 g
Calorias: 74 kcal 122 kcal

O leite integral retarda a absorção da proteína (permitindo que os aminoácidos estejam disponíveis por mais tempo para os músculos) e reduz os picos de insulina (que podem gerar acúmulo de gordura).

Normalmente, muitos escolhem o leite desnatado porque ele fornece mais proteínas por caloria ingerida. Todavia, essa equação nem sempre se traduz numa melhor escolha. O leite integral contém bastante gordura (incluindo 4,6 gramas de gordura saturada num copo de aproximados 240 mililitros). Essa gordura desacelera a absorção da proteína e também reduz a liberação de insulina, nas refeições em que picos do hormônio não são desejáveis (somente no pré-treino e no pós-treino pode ser desejável pico de insulina para fornecimento rápido de glicogênio e nutrientes). Isso implica em aminoácidos disponíveis por mais tempo para os seus músculos.

Ademais, a gordura do leite integral também é composta por ácidos graxos insaturados (gordura boa). O leite integral contém CLA (ácido linoléico conjugado), que ajuda na redução da gordura abdominal. Também contém vitamina D (que não está naturalmente presente no leite desnatado).

Portanto, o leite integral é preferível em comparação ao leite desnatado em qualquer período do dia que não se aproxime da sua sessão de treinamento. O leite serve como fonte de proteínas e calorias. E o leite integral é o melhor para fornecer essas proteínas e calorias, por liberar menos insulina, e, também, por conter CLA e vitamina D.

Por outro lado, o leite desnatado é melhor no shake pós-treino, por praticamente não ter gordura, e ter praticamente a mesma quantidade de proteína e carboidratos do açúcar (lactose).


Fontes:

  1. Whole vs. Skim Milk for Bodybuilders, Milk does a body good, but which version is the best?
  2. The Blood Sugar Hormones
  3. Leite integral é mais indicado para emagrecer, diz pesquisa da Unicamp
  4. Leite Desnatado Molico®: mais magrinho e com mais cálcio?

Editado por fisiculturismo


Comentários

Comentários Destacados

Acho estranho quando se fala contra a gordura do leite, porque pelo que me consta ela e a da gema do ovo são equivalentes, gorduras saturadas e emulsionadas( de digestão no estomago).. Então eu acredito que se a ingestão do leite integral estiver adequado a dieta, assim como a ingestão o ovo, o leite integral terá sim seu valor.

ou para curtir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
  • Administrador

É impressionante como alguns mitos se tornam verdade pela repetição. A princípio, tudo que é light ou diet parace ser mais indicado para quem se preocupa com uma alimentação mais saudável. Porém, avaliando-se com mais cuidado cada um dos alimentos, o diet ou light às vezes não é a melhor opção, como é o caso do leite desnatado em comparação ao leite integral.

ou para curtir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
  • Moderador
Em 14/11/2015 at 02:33, fisiculturismo disse:

É impressionante como alguns mitos se tornam verdade pela repetição. A princípio, tudo que é light ou diet parace ser mais indicado para quem se preocupa com uma alimentação mais saudável. Porém, avaliando-se com mais cuidado cada um dos alimentos, o diet ou light às vezes não é a melhor opção, como é o caso do leite desnatado em comparação ao leite integral.

Tem um cidadão chamado Ancel Keys que tem uma enorme parcela de culpa nessa questão do desnatado é mais saudável.

ou para curtir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

  • Conteúdo Similar

    • Por Luis Meirelles
      Bater tudo no liquidificador; Cozinhar na frigideira de teflon untada em fogo médio; Mater a panela tampada para cozinhar a massa em cima pelo vapor; Virar a panqueca de lado a cada 2 minutos, até obter uma densidade sólida e consistência.
    • Por Dr. Lucas Caseri
      Dissolva o RVL e o pó do pudim nos 600ml (leite + Active), cozinhando até fervura em fogo brando; Desligue e mexa por mais dois minutos até engrossar; Salpique canela e adicione uma amêndoa.
    • Por fitness2006
      Galera... Seguinte...

      Antes eu tomava hipercalorico com leite integral... Mais num dá mais naum... é muito foda, pq dá uma puta duma caganera... E eu descobri pq isso acontecia: a cada copo de leite, há 6 gramas de gorduras totais e 4 gramas de gorduras saturadas...

      Agora, imaginem... Eu tomava 3 vezes ao dia!!! Olha a quantidade de gordura que eu tava consumindo... Só tinha que dar diarréia mesmo...

      ENTÃO, MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE:

      SERÁ QUE TEM PROBLEMA DEU TOMAR HIPERCALÓRICO COM ÁGUA? O GOSTO FICARÁ MUITO RUIM? SERÁ MENOS EFICIÊNTE?

      Tipo... eu sei que o leite tbm ajuda pra engordar, mais isso eu resolvo ingerindo outros alimentos, menos gordurosos...
    • Por Taerone
      ESSA DIETA sem leite e derivados É BOA PRA PERDER OS pneus PIRELLI da barriga??
      ALGUEM JÁ FEZ???TEVE RESULTS???EM QUANTU TEMPU???VALE A PENA????
      HELP E OPINEM AE!
      VALEW
    • Por Van Halen
      2 litros e 200 ml de leite por dia podem causar excesso da cálcio no organismo?



×
×
  • Criar novo...