Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

FISIculturismo.com.br

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

O treinamento com muitas repetições até esgotar o músculo aumenta mais a síntese de proteína muscular do que o treino com muito peso e poucas repetições.

No entanto, pesquisadores dinamarqueses descobriram que o treinamento até a exaustação muscular (esgotar, estafar, "morrer", falhar) não é necessário para maximizar a ativação muscular.

Eles compararam os níveis de ativação muscular com eletromiografia (mede a atividade elétrica dos músculos) durante o treino pesado, com poucas repetições, em relação às séries até a estafa.

A ativação muscular inicial foi melhor quando se treinou com muito peso. A ativação muscular aumentou progressivamente durante as séries até o esgotamento, mas alcançou o máximo entre 3-5 repetições antes da estafa muscular.

Esse estudo mostrou que forçar os músculos ao máximo é uma maneira eficaz para ativar e formar fibras musculares, mas não é necessário forçar os músculos ao fracasso absoluto (exaustão). A dica é: treine pesado, mas não ao extremo.

Isso contraria as crenças dos fisiculturistas, certo? E aí, melhor seguir a ciência ou a sabedoria popular dos gigantes do fisiculturismo? A escolha é sua.


Fontes: Jornal Strength Conditioning Research, 26: 1897-1903, 2012 e Revista Muscular Development, janeiro/2013, pp. 68.


Imagens anexadas:

Comentários

Comentários Destacados

Visitante Luis

Visitante Luis

Visitantes
Postado

 A nota diz que não é necessário a exaustão, mas não diz que a exaustão não é um método positivo, tal fato é comprovado com o trabalho de muitos culturistas que adotam o treino até exaustão muscular.

Postado
  • Administrador

Trata-se de um estudo científico dinamarquês. Segundo esse estudo, não há necessidade de se treinar até a exaustão. Pode ser que surjam estudos em sentido contrário. O importante é sempre questionar os métodos de treinamento e não acreditar em mitos ou verdades inquestionáveis, porque uma série de pessoas as repetem, sejam ou não culturistas.

Postado
  • Administrador

@Foston, sabe dizer se existem algum estudo novo sobre treinamento até a exaustão ou não para hipertrofia?

Postado
  • Moderador

@fisiculturismo,

Este estudo sugere que o treinamento com baixa carga pode exercer efeitos semelhantes para ganho de massa muscular tanto quanto o treinamento de alta carga mesmo quando os exercícios não são realizados até falha (1).

Outro estudo sugere que o treinamento de resistência com cargas leves ou pesadas resultam resultados semelhantes (2).

Finalmente, este estudo sugere que o treinamento até a falha não é algo capaz de provocar alterações estruturais e neurais significativas no músculo esquelético. (3)

(1) Effects of low-load, higher-repetition versus high-load, lower-repetition resistance training not performed to failure on muscle strength, mass, and echo intensity in healthy young men: a time-course study. (in: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29016473).

(2) Molecular, neuromuscular, and recovery responses to light versus heavy resistance exercise in young men. (in: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28963127).

(3) Is repetition failure critical for the development of muscle hypertrophy and strength? (in: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25809472).

Crie uma conta ou entre para comentar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.