Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado

Posto aqui esse texto apenas a título de curiosidade, pois não achei um estudo que fosse conduzido e que afirmasse veementemente a eficácia do Bicarbonato de Sódio para fins de treinos de Musculação, o texto traz apenas opinião pessoal de gente com gabarito respeitável.

O Bicarbonato de Sódio(NaHCO3) é uma Substância Alcalina que tem diversas funções, inclusive dentro da culinária, em medicamentos contra a acidez gástrica pelo seu potencial alcalino entre muitas outras.

É tido também como coadjuvante na diminuição do ácido lático em atividades onde não há tempo suficiente para adequada ressíntese de ATP pelas vias aeróbias, o que torna tais esforços altamente dependentes da via anaeróbia láctica2.

O aumento do PH Intracelular, aumentando a acidez em exercícios com características acima mencionadas, elevada concentração de íons H+ e tem sido apontada como uma das principais causas da fadiga muscular3,5.

A diminuição do PH(acidez) intramuscular está relacionada a uma série de eventos que prejudicam o processo de contração e relaxamento muscular e de obtenção de energia3,6, e o Bicarbonato por ser uma substância que no contexto Intramuscular diminuiria o PH ácido por ser uma substância alcalina, pode fornecer ao praticante de musculação uma energia a mais para executar aquela última repetição da série tão desejada1.

O aumento da condição alcalina no contexto intramuscular que pode ser obtido com o Bicarbonato de Sódio pode ocasionar o retardo no aparecimento da fadiga e melhora do desempenho em exercícios com essa característica7,8.

O Bicarbonato no uso dentro da Musculação, iria agir retardando a falha muscular e aumentando a capacidade de realizar mais repetições dentro da mesma série de exercício1.

Não há pesquisa científica e nem mensuração de forma de uso e dosagem do Bicarbonato de Sódio dentro da Musculação, o que pode ser encontrado é uma pesquisa feita em atletas de judô que apresentou uma recuperação melhor entre as séries de luta, onde Lavender e Bird citam que o retorno do pH próximo aos valores de repouso, causado pelo maior fluxo de íons H+, durante a alcalose proporcionada pelo Bicarbonato, proporciona recuperação mais completa entre as séries em exercícios intermitentes. Logo, hipotetizamos que a sensação de fadiga poderia ser menor em função da indução de alcalose obtida pelo Bicarbonato, tanto após a luta quanto antes do combate subseqüente9.

Por não haver constatações e nem mensurações de doses do uso do Bicarbonato para tal finalidade na Musculação, eu não me arrisco a indica-lo a nenhuma pessoa, e deixo aqui esse Texto apenas a título de curiosidade, e como isso é desprovido de mais estudos, dificilmente um profissional da área nutricional ou da área de saúde indicaria isso a um de seus pacientes.

Elaborado por Mestre fórum FISIculturismo

Referências:

1 - Tudo sobre o Glicerol e seu Pumo Sinistro - Professor Fermando Paiotti - http://ensinandomusculacao.blogspot.com.br/2014/09/tudo-sobre-o-glicerolglicerina-e-seu.html

2 - Tabata I, Irisawa K, Kouzaki M, Nishimura K, Ogita F, Miyachi M. Metabolic profile of high intensity intermittent exercises. Med Sci Sports Exerc. 1997

3 - Gladden LB. Lactate metabolism: a new paradigm for the third millennium. J Physiol. 2004

5 - Hermansen L, Osnes JB. Blood and muscle pH after maximal exercise in man. J Appl Physiol. 1972

6 - Dawson MJ, Gadian DG, Wilkie DR. Muscular fatigue investigated by phosphorus nuclear magnetic resonance. Nature. 1978

7. Costill DL, Verstappen F, Kuipers E, Janssen E, Fink W. Acid-base balance during repeated bouts of exercise: influence of HCO3. Int J Sports Med. 1984

8 - Granier PL, Dobouchaud H, Mercier BM, Mercier JG, Ahmaid S, Préfaut CG. Effect of NaHCO3 on lactate kinetics in forearm muscles during leg exercise in man. Med Sci Sports Exerc. 1996

9 -. Lavender G, Bird SR. Effect of sodium bicarbonate ingestion upon repeated sprints. Br J Sports Med. 1989

  • 3 anos depois...

  • Administrador
Postado
Em 31/10/2015 em 13:25, Mestre disse:

Por não haver constatações e nem mensurações de doses do uso do Bicarbonato para tal finalidade na Musculação, eu não me arrisco a indica-lo a nenhuma pessoa, e deixo aqui esse Texto apenas a título de curiosidade, e como isso é desprovido de mais estudos, dificilmente um profissional da área nutricional ou da área de saúde indicaria isso a um de seus pacientes.

Alguma novidade científica sobre o bicarbonato de sódio para desenvolvimento muscular?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...