Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TRT e finasterida. É uma alternativa plausível?


guipm

Post Destacado

Olá, pessoal! Primeiramente gostaria de pedir desculpas de antemão caso esteja postando o tópico numa categoria errônea...

 

Tenho 24 anos e, após me deparar com sintomas de baixa testosterona, como libido baixa, falta de ereções noturnas, dificuldade em ganho de massa e facilidade de acúmulo de gordura, resolvei fazer por conta própria um exame de testosterona total com resultado de 295. Após verificar que estava de fato baixa e não era coisa da minha cabeça, fui à uma endocrinologista e fiz todos os exames possíveis.

Os resultados foram todos os normais, de todos os exames com exceção da testosterona e vitamina d (baixa). No entanto, notou-se que meu DHT estava relativamente alto (755) e foi me receitado o uso de finasterida antes de início da TRT (além disso, ainda não havia percebido, mas meu cabelo começou a cair). Enfim, vocês acham plausível utilizar ambos os medicamentos ao mesmo tempo? Lembrando que eu não tenho vontade de ficar calvo. 

 

Quanto a causa da baixa testosterona, eu imagino que seja pela depressão, pois tive um quadro crônico e faço uso de medicamentos para ela e ansiedade generalizada há 6 anos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Moderador
48 minutos atrás, guipm disse:

 

Quanto a causa da baixa testosterona, eu imagino que seja pela depressão, pois tive um quadro crônico e faço uso de medicamentos para ela e ansiedade generalizada há 6 anos. 

Muito provavelmente este é o motivo. Esteja atento ao fato de que testosterona baixa também gera depressão em alguns casos.

Já vi em algum lugar que testosterona baixa pode ensejar um aumento de DHT: o organismo tenta compensar a testosterona baixa aumentando-o.

Talvez a lógica seria fazer o tratamento da forma indicada, ir medindo o DHT para depois descontinuar a finasterida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Complementando o que Foston disse, o DHT é o anabolizante natural que dá mais libido que a própria testosterona... Já leu na bula que a finasterida pode causar impotência? Pois bem, isso é pq reduz o DHT.

Então, eu não baixaria o DHT, a não ser que ficar impotente seja melhor do que ficar calvo para vc (DHT alto pode causar queda de cabelo). Decisão...

Agora vamos ao seu caso... Testosterona baixa provavelmente é por causa do medicamento antidepressivo... Uma sugestão, tente se livrar o remédio e invsta em aumentar sua testosterona natural. Vc vai se sentir bem melhor no quadro psíquico. Como? Pratica desportiva, musculação, qq exercício que aumente sua serotonima e dopamina (hormonio ligados a felicidade)... Quanto mais vc usar os antidepressivos, mais ficará deprimido em termos de hormonios sexuais... Bola de neve.

Uma historinha... Tenho um amigo de 32 anos que não tinha desejo com a esposa. Foi ao psiquiatra que mandou tomar remédio antidepressivo. Resultado, casamento acabou... Parou de tomar os remédios... Tempos depois conheceu outra mulher, se casou. Meses depois baixa libido. Ele achou que estava perdendo o desejo por mulheres. Foi quando percebi que ele havia mudado o corpo. Ao conversar com ele vi que poderia ser baixa testosterona. Não deu outra, ele tem hipogonadismo. Começou a TRT e hoje está superbem... Só lamenta que não investigou lá atrás... 

Não estou dizendo que tem hipogonadismo... mas o remédio muda tudo no corpo do homem...

Quais exames vc fez? Poste aqui para ver se são realmente "todos os possíveis"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou deixar hipotises e vc veja o que escolher e agir para modificar.

TESTO BAIXA= uso de antidepressivo (descobrir a causa, desmamar doses, fazer academia, achar coisas que lhe dão prazer), dieta desregulada (regular dieta, baixar mais ainda SHBG, elevar testo livre, etc), 

DHT elevada= fumo, etilismo, dieta desregulada, feedbackk corporal devido uso de medicações, sedentarismo, etc.....

Queda de cabelo= combater a causa, dieta regulada, minoxidil ao inves de finasterida, praticar exercício físico, parar com antidepressivo

Pal mole= antidepressivo, dieta desregulada, DHT elevada, fumo, etilismo, etc....

Mas na boa.....falta muita informação da sua parte.....para podermos falar algo......o que seu endocrino lhe disse? O que lhe receitou?

Idade:

Altura:

Peso:

Medicações em uso (Anticoncepcional, etc...):

Problemas de Saúde:

Fotos: Poste fotos com roupas de banho (sunga/biquini) ou que preferir (cueca/calcinha/sutiã) (sem mostrar o rosto com padrões frontal, lateral e Posterior).Enriquece, e é determinante para analise de cada caso.  As vezes podem ser abordadas outras indicações de treino/dieta/ciclo para seu caso.

Aguardamos TODAS as respostas para poder começar a te ajudar com alguma direção........


Abaixo modelo de como tirar as fotos.

 

17 horas atrás, guipm disse:

fui à uma endocrinologista e fiz todos os exames possíveis.

Poste todos os exames possíveis.....

elisfitness.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Apollo Galeno disse:

Vou deixar hipotises e vc veja o que escolher e agir para modificar.

TESTO BAIXA= uso de antidepressivo (descobrir a causa, desmamar doses, fazer academia, achar coisas que lhe dão prazer), dieta desregulada (regular dieta, baixar mais ainda SHBG, elevar testo livre, etc), 

DHT elevada= fumo, etilismo, dieta desregulada, feedbackk corporal devido uso de medicações, sedentarismo, etc.....

Queda de cabelo= combater a causa, dieta regulada, minoxidil ao inves de finasterida, praticar exercício físico, parar com antidepressivo

Pal mole= antidepressivo, dieta desregulada, DHT elevada, fumo, etilismo, etc....

Mas na boa.....falta muita informação da sua parte.....para podermos falar algo......o que seu endocrino lhe disse? O que lhe receitou?

Idade:

Altura:

Peso:

Medicações em uso (Anticoncepcional, etc...):

Problemas de Saúde:

Fotos: Poste fotos com roupas de banho (sunga/biquini) ou que preferir (cueca/calcinha/sutiã) (sem mostrar o rosto com padrões frontal, lateral e Posterior).Enriquece, e é determinante para analise de cada caso.  As vezes podem ser abordadas outras indicações de treino/dieta/ciclo para seu caso.

Aguardamos TODAS as respostas para poder começar a te ajudar com alguma direção........


Abaixo modelo de como tirar as fotos.

 

Poste todos os exames possíveis.....

elisfitness.jpg

 

Olá! Muito obrigado pelo seu feedback e, agradeço muito as outras respostas também! Peço desculpas pela falta de informação, vamos lá

 

Idade: 24 anos;

Altura: 1,81 cm

Peso: 78 KG

Medicações em uso: escitalopram 15 mg e quetiapina 25 mg.

 

Aqui está o aquivo com meus exames e os resultados deles: https://www.dropbox.com/s/6d0hxgi900h6o1u/exames.pdf?dl=0 

 

Sobre minha vida pessoal: eu pratico musculação 5 dias por semana há 2 anos ininterruptamente, faço uma dieta regular, não fumo, não uso drogas e não bebo álcool. Meu BF está em 17% segundo bioimpedância. 

A endócrino me disse que minha testosterona está alterada pela idade e o DHT também, receitou-me algo para controlar o DHT, vitamina D e mais fitoterápicos (crisina, pygeum, zinco e mais algumas coisas)  antes da reposição. Num primeiro momento ela me disse que é era um caso de hipogonadismo provocado pela depressão em si. 

8 horas atrás, Bravo Costa disse:

Complementando o que Foston disse, o DHT é o anabolizante natural que dá mais libido que a própria testosterona... Já leu na bula que a finasterida pode causar impotência? Pois bem, isso é pq reduz o DHT.

Então, eu não baixaria o DHT, a não ser que ficar impotente seja melhor do que ficar calvo para vc (DHT alto pode causar queda de cabelo). Decisão...

Agora vamos ao seu caso... Testosterona baixa provavelmente é por causa do medicamento antidepressivo... Uma sugestão, tente se livrar o remédio e invsta em aumentar sua testosterona natural. Vc vai se sentir bem melhor no quadro psíquico. Como? Pratica desportiva, musculação, qq exercício que aumente sua serotonima e dopamina (hormonio ligados a felicidade)... Quanto mais vc usar os antidepressivos, mais ficará deprimido em termos de hormonios sexuais... Bola de neve.

Uma historinha... Tenho um amigo de 32 anos que não tinha desejo com a esposa. Foi ao psiquiatra que mandou tomar remédio antidepressivo. Resultado, casamento acabou... Parou de tomar os remédios... Tempos depois conheceu outra mulher, se casou. Meses depois baixa libido. Ele achou que estava perdendo o desejo por mulheres. Foi quando percebi que ele havia mudado o corpo. Ao conversar com ele vi que poderia ser baixa testosterona. Não deu outra, ele tem hipogonadismo. Começou a TRT e hoje está superbem... Só lamenta que não investigou lá atrás... 

Não estou dizendo que tem hipogonadismo... mas o remédio muda tudo no corpo do homem...

Quais exames vc fez? Poste aqui para ver se são realmente "todos os possíveis"

 

Felizmente eu não tive efeitos colaterais tomando a finasterida, ao menos não até agora e espero que continue assim. Por outro lado, se livrar dos medicamentos não é tão simples assim para mim, pois a depressão foi só o start de algo "maior" vamos dizer. Eu recebi o diagnóstico de síndrome de Asperger depois da depressão e, querendo ou não, os medicamentos acabam sendo um mal necessário para mim, pois a quetiapina é capaz de desacelerar o pensamento e o escitalopram ajuda muito nas situações sociais do dia a dia. ´R uma lástima ter de depender assim de remédios. 

 

Aqui estão os meus exames: https://www.dropbox.com/s/6d0hxgi900h6o1u/exames.pdf?dl=0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Apollo Galeno disse:

Vou deixar hipotises e vc veja o que escolher e agir para modificar.

 

Havia esquecido de anexar os exames de testosterona. Desculpe-me. Aqui está: https://www.dropbox.com/s/2atl80erzu1ovxh/70220A57.pdf?dl=0

2 minutos atrás, Bravo Costa disse:

Não achei ali nos exames a testosterona total e livre, shbg, DHEA ou SDHEA... Como ele concluiu sobre hipogonadismo???

Desculpe-me, amigo. Eu havia esquecido de anexar os exames de testosterona porque havia feito noutro laboratório e estavam em outro arquivo. Aqui estão: https://www.dropbox.com/s/2atl80erzu1ovxh/70220A57.pdf?dl=0

 

Esses foram todos os exames que a médica me requisitou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Camarada, Apollo ja cantou a pedra. Desmamar o antidepressivos e buscar outras formas de superação. Se sua testosterona voltar a subir vc vai ter uma vida nova (digo por experiência própria)

Uma ideia de forumista, ir desmamando o remédio e usar um tamoxifeno 20mg por 30 dias e/ou HCG 500UI por semana durante 30dias. Isso daria um upgrade na sua produção natural de testosterona. Mas seria no desmame para não virar um cabo de guerra

Mas jamais entraria em TRT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Bravo Costa disse:

Camarada, Apollo ja cantou a pedra. Desmamar o antidepressivos e buscar outras formas de superação. Se sua testosterona voltar a subir vc vai ter uma vida nova (digo por experiência própria)

Uma ideia de forumista, ir desmamando o remédio e usar um tamoxifeno 20mg por 30 dias e/ou HCG 500UI por semana durante 30dias. Isso daria um upgrade na sua produção natural de testosterona. Mas seria no desmame para não virar um cabo de guerra

Mas jamais entraria em TRT.

Sendo sincero, o que você acha da ideia primordial que me passaram: "reposição" por 8 a 10 semanas (200 MG semana de cipionato) e depois uma TPC? Melhoraria o quadro ou o pioraria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, guipm disse:

Sendo sincero, o que você acha da ideia primordial que me passaram: "reposição" por 8 a 10 semanas (200 MG semana de cipionato) e depois uma TPC? Melhoraria o quadro ou o pioraria?

Certeza que pioraria. Pq, em 4 semana, já vai zerar seu LH e FSH que são os hormônios que produzem espermatozóides e Testosterona, alem de ganhar uma atrofia testicular

Editado por Bravo Costa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...