Postado 28 de julho de 200618 anos Andei lendo vários artigos sobre proteína e descobrí que neles falavam que na proteína de soja contém fitoestrógeno, que é uma substância parecida com o estrógeno(hormônio dos caracteres femininos) e que não é muito desejável para fisiculturistas. Isso procede? Eu estou tomando proteína de soja, é muito barata: $4,50 um pacote de 500 gramas e oferece 25g de proteína 1 dose, além de ser uma proteína de alto valor biológico. Mas pergunto para alguém que entenda sobre o assunto, valeria apena eu parar de tomar devido a esse tal fitoestrógeno, isso tem algum fundamento científico?
Postado 28 de julho de 200618 anos olha, realmente a opinião da maioria dos fisiculturistas é a de que proteína de soja não rende tanto quando as proteínas animais. eu concordo e discordo. veja bem, esta proteína que vc comprou com certeza é a CONCENTRADA, e ela realmente não apresenta a composição rica em aminoácidos e o valor biológico que a ptn ISOLADA de soja oferece. esta última obviamente é mais cara, mas mesmo assim não chega perto do preço de um bom whey. quanto a questão dos fitoestrógenos, eles estão presentes na ptn CONCENTRADA, ainda não vi nada que falasse que isso realmente possa prejudicar um fisiculturista, mas pelo sim e pelo não, se vc realmente é um fisiculturista que participa de torneios e tal, sugiro que desembolse um pouco mais de grana e compre a ISOLADA (nome comercial: SUPRO), pois esta como o próprio nome diz é somente proteína da soja, sem mais nenhum componente da mesma, nem os fitoestrógenos. a ptn isolada de soja, pelo que eu já pude ler do assunto é muito boa, está no mesmo nível das principais proteínas animais.
Postado 28 de julho de 200618 anos Autor Agora sim entendí, vou ver se eu encontro a ptn isolada de soja mas vou priorizar sempre um whey ou clara de ovo. Obrigado por ter me respondido...
Postado 28 de julho de 200618 anos Cara o que posso te dizer eh que tomei a proteina de soja durante toda a minha infancia, qndo comecei a malhar entao, ela era a minha principal fonte. Foi muito bom para o ganho de massa muscular, mas ao mesmo tempo eu ficava grilado com o aumento de gordura no peito; lipomastia. Depois que li que devido aos fitoestrogenos, pode ocorrer o acumulo de gordura estrogenica no peito ou ate se desenvolver uma ginecomastia, eu a abandonei no mesmo instante. Tire suas conclusoes. Abraco
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.