Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Álcool: inimigo da dieta e da musculação

Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, este é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar sérios danos a saúde. Doenças do fígado, sistema digestivo e coração, assim como perda de apetite e deficiências vitamínicas, são alguns dos problemas causados diretamente pelo álcool.

É comum beber em festas, noitadas, encontros com amigos, etc. Isso se tornou algo básico, seja diariamente ou somente nos finais de semana. Há pessoas que não conseguem se divertir caso não tenha bebidas nas “curtições e encontros”.

São comuns comentários do tipo: “festa sem álcool não tem graça. Não consigo curtir sem álcool. Com isso, acaba ocorrendo a introdução da bebida alcoólica na rotina de vida, gerando muitas vezes abusos e, em determinados casos, levando até a dependência.

É muito comum ver pessoas que passam a semana toda seguindo “dieta”, seja com objetivo de ganho de massa muscular, emagrecimento ou definição. Mas quando chega ao final de semana acha sagrado beber.

Beber apenas no final de semana já atrapalha o processo de qualquer objetivo.

"O processo de absorção do álcool é relativamente rápido (90% em uma hora). Porém o mesmo não ocorre com a eliminação, que demora de 6 (seis) a 8 (oito) horas e é feita através do fígado (90%), da respiração (8%) e da transpiração (2%)."

Muitas pessoas passam a noite toda bebendo, sem dormir, sem comer direito e, para piorar, no dia seguinte ficam ainda mais horas sem comer, isso quando não passam muito mal e/ou tem ressaca, o que detona ainda mais o organismo, em todos os sentidos.

As bebidas alcoólicas contem muitas calorias perdendo apenas para a gordura.

Um grama de álcool contem sete calorias e o que e pior, calorias vazia. Mesmo em pequenas quantidades, o álcool já se torna devastador para aniquilar qualquer sucesso em termos de resultados de emagrecimento e/ou definição.

Não pense que se seu objetivo é ganho de massa muscular este quadro muda.

Entenda onde o álcool entra nisso observando os efeitos da bebida alcoólica dentro do organismo. O álcool:

  • Atrapalha a capacidade do organismo em absorver os nutrientes;
  • Causa desidratação do organismo;
  • Diminui a taxa de açúcar no sangue;
  • Eleva os níveis de cortisol (hormônio do catabolismo);
  • Diminui os níveis de testosterona;
  • Causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C. Vitaminas de extrema importância para aqueles que procuram aumento de massa muscular.


Além disso, o álcool é hiper-estrogenico, ou seja, nas mulheres, faz seu fígado produzir muito hormônio feminino (estradiol/ estrona), e nos homens, esse efeito silencioso é refletido na inibição dos receptores da testosterona no tecido muscular e hipotálamo. Neste último, os danos são ainda mais graves. Eles malham e a fibra somente fica “inchada”, a força não vem, a fadiga e a agressividade aumentam, libido e ereção diminuem cada vez mais.

No organismo, o álcool não consegue absorver bem os componentes dos alimentos, através do intestino delgado — principalmente as vitaminas B1, B6, B3 e o ácido fólico alem da queda acentuada de potássio, magnésio, cálcio, zinco e fósforo.

No entanto, evitar a ingestão de bebida alcoólica é a primeira observação feita para pessoas que visam ganhar massa ou perder gordura, pois o álcool atrapalha em ambos objetivos. Mas se por acaso você for beber, tente evitar ao máximo os exageros. Não fique horas sem comer e nem beba com o estômago vazio.

Publique seu conteúdo como colaborador

Comentários

Comentários Destacados

Visitante Roque Santos

Postado

Estradiol produzido no fígado?

Jaraqui

Postado

Que texto infeliz. Poxa vida, que pena. Logo eu que a cada tópico envolvendo nutrição recomendo as pessoas a consultarem nutricionistas (fiz isso hoje, inclusive): simplesmente o manguaceiro diário - aquele que acorda todo o dia com o cachorro lambendo o vômito do canto de sua boca quando está no chão - é colocado no mesmo balaio que alguém que toma duas taças de vinho tinto seco somente no domingo.

 

Saí da obesidade mórbida, perdi até agora dezessete quilos, sem um dia sequer tendo entrado em platô, cumpro rigorosamente minha dieta baseada em pirâmide alimentar de segunda a sábado. No domingo, meu de de lixo, como à vontade e bebo o meu vinho religiosamente. Aumento, sem dúvida, meu peso na segunda-feira e, ao longo da semana, além desse peso voltar a ser perdido, continuo com minha perda, tranquilamente e feliz. Renovo dessa forma meu ânimo pra encarar mais uma vez seis novos dias de batalha, com tudo contadinho ali na balança, tudo planilhado, etc. 

 

Custava ter escrito um parágrafo, por mínimo que fosse, comentando acerca dos tipos de bebidas, diferenciando-as, explicando sobre cervejas, destilados, vinhos, suas quantidades, os máximos toleráveis, o que pode ser considerado intolerável, etc?

 

Aprecio muito, mas muito mesmo, as contribuições dos colegas especialistas, mas não dá pra protestar contar um texto desses.

Mestre

Postado

Vou falar sobre o álcool e o ganho de massa muscular.

 

Eu acho que o álcool prejudica sim o praticante de musculação, eh notória a diminuição de vitaminas do complexo B em pessoas alcoólicas, tanto eh que em tratamento de alcoolismo em níveis elevados, uma das premissas eh a administração de Tiamina(B1), que uma das maiores carência em pessoas em tratamento de alcoolismo.

 

Ele tem um potencial de desidratar o corpo, possivelmente por ação ainda não comprovada relacionada com a Vasopressina ou hormonio Antidiurético, que regula a pressão arterial bem como tbm a diurese. E essa desidratação para uma pessoa que treina se dedicando no ganho de massa muscular eh bem ruim mesmo.

 

O fato do álcool ser usado pelo corpo como fonte de energia por ser calórico, faz com que a pessoa consiga passar longos períodos apenas ingerindo bebidas alcoólicas sem se alimentar, mas devemos ressaltar que esse processo se levado por grande período de tempo contínuo vai sim levar ao Catabolismo Proteico, pois como o álcool eh mesmo uma caloria vazia, e o corpo nesse período terá energia vinda da caloria do álcool, mas sem a ingestão de Proteína, e assim na necessidade de produzir substancias/hormônios de origem Proteica, o corpo se vê obrigado a ter um certo Catabolismo Proteico para suprir a demanda de Aminoácidos necessários ao processo.

 

Uma parte da matéria escrita aqui no FISIculturismo, está em outro local da Internet postado por Marcos Jordão, e inclusive algumas partes dessa matéria aqui do FISIculturismo são exatamente iguais ao texto postado pelo Marcos Jordão.

 

Segundo esse texto do Marcos Jordão, e a Matéria escrita aqui no FISIculturismo, que são em algumas partes são exatamente iguais, eu destaco o problema relacionado ao fato da dessensibilização dos receptores de Testosterona, fato que foi constatado em um estudo recente, e de fato acredito ser sim verdadeira.

 

O fator ressaca do dia seguinte tbm eh "cruel", pois a pessoa se alimentou de forma errada durante uma bebedeira prolongada(como já expliquei acima), e no dia seguinte com a ressaca acaba se prejudicando mais ainda pois se torna difícil a reidratação do corpo e a nutrição correta.

 

Portanto uma bebedeira levada por muito tempo seguido de forma ininterrupta, ou no caso de alcoolismo mesmo, pode e vai sim prejudicar o praticante de musculação que visa o ganho de massa muscular, mas não creio que esses efeitos todos que citei acima, tenham um grau de impacto tão grande em uma pessoa que bebe uma Taça de Vinho ou uma Lata de Cerveja; com a moderação acho possível sim levar uma diversão de Final de Semana nos termos de controle de algo que nunca passe do social; mas alerto que aqueles que não conseguem ficar apenas no social, devem sim se manter longe de bebidas alcoólicas para não prejudicar seus objetivos dentro da musculação.

 

abracos colegas.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

×
×
  • Criar novo...