Diariamente somos bombardeados por informações sobre suplementos alimentares, que este mata, que aquele faz mal, que outros estão proibidos, porém é importante esclarecer uma coisa:
Segundo a Anvisa, suplemento alimentar é o alimento que serve para complementar com vitaminas e minerais a dieta diária de uma pessoa saudável, onde a ingestão a partir da alimentação for insuficiente ou quando a dieta precisar de suplementação. São considerados suplemento alimentar vitaminas e minerais isolados e associados e produtos fontes naturais de vitaminas e minerais. Os ditos suplementos alimentares pela população, como repositores hidroeletrolíticos e energéticos, alimentos protéicos, aminoácidos ramificados, etc. para uso estético e para performance da atividade, de acordo com a ANVISA são denominados alimentos para praticantes de atividade física.
Sou a favor da boa alimentação, e desta sempre equilibrada, pois até quando feita em excesso pode fazer mal. E vamos pensar: SERIA OS DITOS SUPLEMENTOS ALIMENTARES MAIS PERIGOSOS QUE O CIGARRO? OU QUE O ÁLCOOL? Porem estes produtos são vendidos normalmente, inclusive os importados, afinal cigarro do Paraguai é um produto importado. Lembre agora de óbitos causado por álcool e/ou cigarro e agora o número de óbitos por uso de suplementos alimentares. Concordo com tal proibição desde que se explique seu verdadeiro por que, qual o real motivo para isso. Existe sim uma substância estimulante nestes "suplementos" e já foi comprovado. No entanto todos os veículos de informação colocam que tais “suplementos” proibidos "PODEM" fazer mal, ou seja, existe a possibilidade de fazer bem também uma vez que há neste sentido o benefício da dúvida.
Falam do apelo publicitário, mas todo produto é cercado por marketing, isso é negócio, ou você acha que as cores amarela e vermelha de uma famosa rede de fast-food foram escolhidas porque são bonitinhas? Nada disso, essas cores induzem a fome. Então deve-se proibir que as pessoas façam uso desse serviço? Afinal o uso de tais alimentos (hambúrgueres, Milk-shakes, refrigerantes) podem nos tornar obeso e com isso trazer uma séries de comorbidades.
Falam das promessas destes “suplementos” que nem sempre são verdadeiras porém na própria televisão acontece o tempo todo. Sugere-se que determinado medicamento ao ser ingerido, sua dor de cabeça sumirá como em um passe de mágica, será verdade? Não funciona comigo e com muitas outras pessoas que conheço, por isso vamos proibir sua comercialização? Promessas são feitas e nem sempre são cumpridas, vide políticos mas este é um outro assunto.
É fato também que professores de educação física em academias e centro de treinamentos "prescrevem" suplementos e até mesmo "dietas", isso é função dos nutricionistas e nutrólogos. Este último um médico com entendimento sobre nutrição, no entanto ENDOCRINOLOGISTA também não deveria prescrever "dietas", mas o fazem e ninguém fala nada, prescrevem fórmulas mágicas a base de inibidores de apetite, substância essa também proibida. Até mesmo cardiologistas prescrevem dietas para seus clientes.
E para finalizar o “suplemento” L-Carnitina voltou a ser negociado no Brasil, porém somente uma empresa foi liberada a comercializá-la, muito estranho não acham?
Então não custa pensar: SERÁ QUE NÃO SERIA MAIS INTERESSANTE PROIBIR A HIPOCRISIA DO PAÍS?
Comentários Destacados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma conta 100% gratuita!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora