Fakhri Mubarak, um especialista em treinamento de fisiculturistas, trata de erros que comumente ocorrem na preparação de um atleta para uma competição de fisiculturismo. Siga as dicas abaixo e evite os erros:
a) nutrição:
- o teor de proteína deve ficar nos limites de 3 a 4 gramas por kilo de peso corporal;
- os carboidratos devem ser baixo índice glicêmico, tais como: arroz integral, aveia e espaguete integral;
- as gorduras devem ser saudáveis (insaturadas) para reduzir a retenção de água.
b ) treinamento:
- o excesso de cardio leva à perda de músculos se a dieta não fornecer os nutrientes balanceados, o cardio deve se limitar apenas a queimar o excesso de gordura localizada do corpo, sem contudo queimar músculos. Percentual de 4% a 5% de gordura no palco é perfeito.
c) retenção hídrica
- como o tecido muscular é composto de 70% de água, não é conveniente retirar a água de modo que os músculos pareçam murchos e achatados. Por sete dias, a ingestão de água deve variar entre 2 a 4 litros a mais do que se ingere normalmente. A água é o melhor diurético. Sua baixa ingestão determina a perda da beleza dos músculos. Nos três dias antes da competição, a água deve ser cortada de um terço à metade do excedente. No dia anterior à competição deve-se monitorar a ingestão de água. Não deve ser cortada totalmente. Há diuréticos vegetais que ajudam a eliminar o excesso: folha de dente de leão, milfolhas, chá verde, espinheira e sementes de aipo.Todos esses vegetais podem ser combinados para a melhor sinergia.
Fonte:
Revista Flex, abril 12, página 60, artigo de Fakhri Mubarak.
Comentários Destacados
Crie uma conta ou entre para comentar