Ir para conteúdo
Giovanna Sobenes
Giovanna Sobenes

Mudança na dieta é mais eficaz que o uso de antidepressivos

Poucos sabem que a associação do saúde do intestino está totalmente ligada à saúde do Sistema nervoso central (SNC).Temos muitas terminações nervosas que ligam os órgãos e fazem essa conectividade de maneira imperceptível, afinal, somos completamente dependentes bioquimicamente falando. Nada acontece sozinho em nosso corpo, muitas respostas metabólicas acontecem simultaneamente.

Cerca de dois a três quilos de bactérias compõem o nosso intestino, entre estas existem as benéficas e nocivas. As bactérias benéficas buscam minimizar o número de bactérias vilãs e seus efeitos, ao mesmo tempo que interagem de forma positiva tanto com o sistema imunológico quanto com o sistema endócrino. Ou seja, podem desligar a resposta crônica do sistema imunológico. Outro fator importante é o controle do cortisol e da adrenalina (dois hormônios associados ao estresse que podem desregular o corpo quando em fluxo constante).

Bactérias patogênicas também interagem com o sistema imunológico do intestino, provocando liberação de moléculas inflamatórias e hormônios do estresse, o que basicamente liga o interruptor do sistema de resposta ao estresse em nosso corpo. Uma curiosidade é que elas podem alterar nossa percepção de dor, e pessoas com a microbiota doente podem ter uma sensibilidade maior à dor.

Surpreendente saber que 80% a 90% de toda serotonina do corpo é fabricada pelas células nervosas do intestino. Estudos recentes comprovam que a mudança na dieta é mais eficaz que o uso de antidepressivos, visto que estes medicamentos atuam basicamente no SNC.

O uso de probióticos em sachês ou cápsulas (bactérias benéficas que melhoram a digestão e absorção) e dieta adequada (sem aditivos químicos), têm sido de grande eficácia para a melhora do equilíbrio e manutenção da saúde do intestino.

Portanto, talvez o cansaço, estresse, depressão, ansiedade e insônia que por muitas vezes têm tratamentos medicamentosos, possa ser resolvido com a melhora do equilíbrio da sua microbiota. Procure um nutricionista para que possa orientá-lo melhor sobre assuntos relacionados à sua alimentação.

Editado por fisiculturismo




Comentários

Comentários Destacados

Visitante R100 - Treinamento para Hipertrofia Muscular

Postado

Muita gente tem se submetido a tratamento psicológico e psiquiátrico sem saber que na verdade possui problemas relacionados ao intestino (considerado o 2º cérebro) devido aos maus hábitos alimentares e reações de intolerância alimentar. É bem como o artigo coloca, a dieta pode substituir esses medicamentos (que inclusive causam efeitos colaterais) para tratar de um "problema psicológico" que não existe. Muito bom esse artigo!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

  • Conteúdo Similar

    • Por Lyla
      Olá! Sou adepta da dieta flexível. Durante um ciclo de boldenona+masteron, pode-se continuar com a dieta flexível com o objetivo de cutting? Fazer 90-95% dieta limpa(arroz, carne magra, frango, batata doce,etc) e 10-5% alimentos fora da dieta(batata frita, carne gorda, hambúrguer, etc). Nos dias comuns posso consumir por exemplo, picanha/carne de porco?(Desde que esteja dentro dos macros.) Outra dúvida:posso fazer uma refeição livre a cada 12 dias?  Ou é melhor fazer uma dieta sem refeições livres e com baixo consumo de gordura?
    • Por Thales Oliveira
      Tudo joia galera? Então, eu recentemente perdi 30kg fazendo jejum intermitente e sem praticar nenhum tipo de exercicio, porem acabei perdendo muita massa muscular e meus braços que já eram ridiculos, ficaram mais ainda, estou entrando para academia agora e não tenho condições de consultar um nutricionista por enquanto e venho aqui fazer um apelo para vcs me ajudarem a montar a minha dieta, a minha disposição eu terei Whey Protein, Creatina, Hipercalorico (se necessário) e BCAA, eu ja tentei varias vezes montar uma dieta para bater os macronutrientes, porem sempre fico perdido em questão de quantas refeições fazer e oq comer e quanto daquilo comer ao longo do dia... bem, eu realmente estou disposto a entrar de cabeça na coisa, porem por mais que eu pesquise sobre sempre fico com medo de fazer alguma cagada em relação a consumir muito de algo e pouco de outro, ou nao atingir a quantidade de proteinas certas para n ter um resultado eficiente, então vim aqui no forum a procura de vcs para me ajudar a montar essa dietinha para atingir esses objetivos, bem minha intenção é hipertrofia, irei treinar de segunda a sexta na academia, minha rotina é só faculdade e academia...

      enfim, vamos a minhas informações:
      - 1,90m 
      - 88kgs
      - 21 anos
      - Possivelmente endomorfo

      por alguns calculos q ja fiz e oq eu assisti pela internet por ai, eu teria q consumir em torno de 3000 kcal para manter meu peso,  e para ganhar massa teria q consumir 3300 kcal em média, basicamente tenho q atingir:
      -265g de proteina
      -440g a 520g de carboidratos 
      -88g de gordura
      Eu não sei se essas contas estão corretas, pois como eu disse.. internet é foda, mas joguei 3g de protreina por kg e talz, isso mesmo?
      Eu sei q meio que estou pedindo de mão beijada, mas estou realmente precisando disso e queria muito ter contato com alguem q entenda do assunto para eu pode conversar e tirar algumas duvidas e caso vc quiser me ajudar a tirar duvidas até fora aqui do forum, vou deixar meu facebook ( https://www.facebook.com/tazthales ) eu ficaria grato mesmo de coração se vcs puderem me ajudar nessa jornada, obrigado
    • Por Leonardo Henrique Ifa Fukuda
      Olá, boa noite. 
      Gostaria de saber a opinião de vocês e o que vocês acham/pensam a respeito da "dieta" que estou fazendo no momento. Alias, não sei nem sei se posso chamar de dieta, pois creio faltar alguns nutrientes para complementa-la. (Sei a minha falta de fibras na dieta, eu estava comendo banana e aveia ao acordar, porém devido a inconstancia resolvi não inclui-la no relato)
      Voltei recentemente a treinar e no momento com o objetivo de perder BF (Uns anos atrás eu fiz musculação e artes marciais por uns 2 anos na pegada, porém eu parei e voltei de verdade a treinar somente agora).
      No dia que voltei a treinar tirei minhas medidas,  para ir acompanhando mês a mês e verificar se houve algum tipo de desenvolvimento, segue abaixo:
       
      Possuo 1,70 de altura.
       
      24/08/2018
      FRIO
      Biceps contraido direito 39cm
      Biceps contraido esquerdo 40cm
      peitoral com braço levantado 113cm
      cintura com barriga relaxada  no pico da gordura lateral 110cm
      coxa contraida no meio 68 cm direita
      coxa contraida no meio 69 cm esquerda
      panturrilha direita  e esquerda 39cm
      ante braço 29cm direito
      ante braço 28cm esquerdo
      deltoide 128cm
      95kg
       
      23/09/2018
      FRIO
      biceps contraido direito 40cm
      biceps contraido esquerdo 41cm
      peitoral com braço abaixado 111cm
      cintura com barriga relaxada  no pico da gordura lateral 107cm
      coxa contraida no meio 66 cm direita
      coxa contraida no meio 65 cm esquerda
      panturrilha direita  e esquerda 40cm
      ante braço 28cm direito
      ante braço 28cm esquerdo
      deltoide 128cm
      89kg
       
      Minha dieta atual se resume basicamente em:
       
      1º refeição
      100g de arroz branco com cenoura
      100g de filé de frango
      2 ovos grandes inteiros.
       
      2º refeição
      100g de arroz branco com cenoura
      100g de filé de frango
      2 ovos grandes inteiros.
       
      3º refeição
      100g de arroz branco com cenoura
      100g de filé de frango
      2 ovos grandes inteiros.
       
      4º refeição
      100g de arroz branco com cenoura
      100g de filé de frango
      2 ovos grandes inteiros.
       
      ***3~5 litros de água por dia.
       
      De forma geral uso pouco sódio e os demais temperos são: Chimichurri, pimenta do reino, orégano, salsa desidratada, páprica, alho e cebola. Vou variando entre alguns deles, para que assim eu não enjoe de comer a mesma coisa diariamente.
       
      Suplementação:
      Ao acordar:
      1 multivitaminico 
      1 vitamina c 
      420mg de cafeina anidra
       
      Pré treino:
      1 arginina
       
      Pós treino:
      4.5g de BCAA
      Colágeno (após a refeição)
       
      Gostaria de saber qual a opinião de vocês sobre a minha "dieta", visto que minha atual meta, é apenas perder BF, não necessariamente preciso reduzir o peso na balança (exatamente por isso não reduzi ainda mais minhas calorias e carboidratos, pois não quero perder muita massa muscular). Pelas minhas contas em dia de treino devo consumir em torno de 3100 calorias para manter o peso e atualmente consumo em torno de 1700.
       
      Agradeço desde já, quaisquer ajuda e peço desculpas se escrevi algo de errado! 
    • Por Lari25
      Olá, meu nome é Larisse.Gente, tô muito preocupada sabe? Comecei a treinar e o meu objetivo era perder gordura e ganhar massa magra...Minha alimentação é balanceada, como proteínas e carboídratos bons, verduras,legumes e gorduras boas.Treino a 6 meses de forma contínua e no mínimo 5 vezes na semana, não faço aeróbicos e passo cerca de 2 horas na academia.Já perdi muito gordura e ganhei um pouco de músculos,mas já tô começando a perder muitas medidas, gostava tanto do meu bumbum e ele quase não existe mais, rrss Como dizem aqui na minha terra: tô ficando chulada.Minhas roupas estão começando a cair e vejo que a cada dia emagreço mais...Sem contar que o instrutor da academia quase não aparece ou seja, treino sozinha e sem acompanhamento nenhum.Tô pensando em começar a tomar Whey...Me ajudem, pfv! N quero ficar magra demais...anexei uma foto de como meu corpo está.

    • Por Ravena
      Conforme orientação, abri esse tópico sobre correta orientação de deita x treino para perda de peso e gordura:
      Idade: 31
      Altura: 1,63
      Peso: 66
      Tempo de treino: 6 meses
      Divisão de treino:
      Dieta e treino em anexo. Fotos
       
       




×