Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  

Mudança na dieta é mais eficaz que o uso de antidepressivos

Giovanna Sobenes
  • , 1.505 visualizações

Poucos sabem que a associação do saúde do intestino está totalmente ligada à saúde do Sistema nervoso central (SNC).Temos muitas terminações nervosas que ligam os órgãos e fazem essa conectividade de maneira imperceptível, afinal, somos completamente dependentes bioquimicamente falando. Nada acontece sozinho em nosso corpo, muitas respostas metabólicas acontecem simultaneamente.

Cerca de dois a três quilos de bactérias compõem o nosso intestino, entre estas existem as benéficas e nocivas. As bactérias benéficas buscam minimizar o número de bactérias vilãs e seus efeitos, ao mesmo tempo que interagem de forma positiva tanto com o sistema imunológico quanto com o sistema endócrino. Ou seja, podem desligar a resposta crônica do sistema imunológico. Outro fator importante é o controle do cortisol e da adrenalina (dois hormônios associados ao estresse que podem desregular o corpo quando em fluxo constante).

Bactérias patogênicas também interagem com o sistema imunológico do intestino, provocando liberação de moléculas inflamatórias e hormônios do estresse, o que basicamente liga o interruptor do sistema de resposta ao estresse em nosso corpo. Uma curiosidade é que elas podem alterar nossa percepção de dor, e pessoas com a microbiota doente podem ter uma sensibilidade maior à dor.

Surpreendente saber que 80% a 90% de toda serotonina do corpo é fabricada pelas células nervosas do intestino. Estudos recentes comprovam que a mudança na dieta é mais eficaz que o uso de antidepressivos, visto que estes medicamentos atuam basicamente no SNC.

O uso de probióticos em sachês ou cápsulas (bactérias benéficas que melhoram a digestão e absorção) e dieta adequada (sem aditivos químicos), têm sido de grande eficácia para a melhora do equilíbrio e manutenção da saúde do intestino.

Portanto, talvez o cansaço, estresse, depressão, ansiedade e insônia que por muitas vezes têm tratamentos medicamentosos, possa ser resolvido com a melhora do equilíbrio da sua microbiota. Procure um nutricionista para que possa orientá-lo melhor sobre assuntos relacionados à sua alimentação.

Editado por fisiculturismo

Entre para seguir isso  

Comentários


Visitante R100 - Treinamento para Hipertrofia Muscular

Postado · Denunciar

Muita gente tem se submetido a tratamento psicológico e psiquiátrico sem saber que na verdade possui problemas relacionados ao intestino (considerado o 2º cérebro) devido aos maus hábitos alimentares e reações de intolerância alimentar. É bem como o artigo coloca, a dieta pode substituir esses medicamentos (que inclusive causam efeitos colaterais) para tratar de um "problema psicológico" que não existe. Muito bom esse artigo!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora


  • Conteúdo Similar

    • Por talita_m_melo
      Olá pessoal!! Td bem? 
      Bom, treino desde dezembro. Qnd comecei pesava 78 kg. Iniciei o uso da oxandrolona (em dezembro). 30mg/ dia, depois passei pra 60mg/dia por 8 semanas. 
      Hj estou com 70 kg, e com uma dieta (vou deixar abaixo) elaborada por um endocrino. Estou em um novo ciclo de oxan, agora 80 mg/dia.
      Só q eu n consigo definir! Eu emagreci, ganhei massa, mas a definicao nao vem... e a dieta foi elaborada para definicao.
      Continuo c a oxan ou uso outra coisa?
      Tbm tomo kimera e somatodrol.
       
      Altura: 1.70m
      Peso: 70kg
      Meu treino ta bem pesado, malho com personal 3x por semana e faco aerobio todos os dias.
      Dieta:
      6 refeicoes com 100g de frango ou 80g de carne ou 3 ovos + 100g de arroz intrgral, ou batata doce (baroa) ou macarrao integral.
       
      Obs: nao bebo refri, n como acucar, zero sal praticamente. 
      Tenho refeicao lixo.
    • Por MayraC1
      Não tenho como fazer exercícios e quero perder peso o mais rápido possível, mas sem ficar passando vergonha na rua desmaiando, não como legumes, nem verduras e eu pensei em fazer essa dieta com frutas ao invés de leite, mas me deu fraqueza.
    • Por MayraC1
      Não tenho como fazer exercícios e quero perder peso o mais rápido possível, mas sem ficar passando vergonha na rua desmaiando, não como legumes, nem verduras e eu pensei em fazer essa dieta com frutas ao invés de leite, mas me deu fraqueza. 
    • Por Ana Gabrieli
      Idade:16 anos
      Altura:1,70
      Peso:54 kg
      Fui até a nutricionista,fiz a dieta e mesmo assim não obtive resultados satisfatórios.Quero ganhar no máximo 6 kg,mas quero uma dieta limpa.
      Alguém pode me ajudar?Suplemento somente com whey.
      Obrigada,Ana Gabrieli
    • Por Emanuel Sampaio
      E aê galera blz? Bom, montei um bulking limpo pra min e gostaria da opinião de vocês, fiz tudo bem organizado no excel, abaixo colocarei fotos da planilha e também a planilha (que pode servir como organização da dieta de vocês também, ela é automatizada... Então vamos lá...
      Dieta.xlsx

      A divisão calórica ficou assim: 17% Pré treino, 33% Pós treino, 50% Restante do dia
      Agora a divisão de alimentos:

×
Esta popup será fechada em 10 segundos...