Ir para conteúdo
Giovanna Sobenes
Giovanna Sobenes

Mudança na dieta é mais eficaz que o uso de antidepressivos

Poucos sabem que a associação do saúde do intestino está totalmente ligada à saúde do Sistema nervoso central (SNC).Temos muitas terminações nervosas que ligam os órgãos e fazem essa conectividade de maneira imperceptível, afinal, somos completamente dependentes bioquimicamente falando. Nada acontece sozinho em nosso corpo, muitas respostas metabólicas acontecem simultaneamente.

Cerca de dois a três quilos de bactérias compõem o nosso intestino, entre estas existem as benéficas e nocivas. As bactérias benéficas buscam minimizar o número de bactérias vilãs e seus efeitos, ao mesmo tempo que interagem de forma positiva tanto com o sistema imunológico quanto com o sistema endócrino. Ou seja, podem desligar a resposta crônica do sistema imunológico. Outro fator importante é o controle do cortisol e da adrenalina (dois hormônios associados ao estresse que podem desregular o corpo quando em fluxo constante).

Bactérias patogênicas também interagem com o sistema imunológico do intestino, provocando liberação de moléculas inflamatórias e hormônios do estresse, o que basicamente liga o interruptor do sistema de resposta ao estresse em nosso corpo. Uma curiosidade é que elas podem alterar nossa percepção de dor, e pessoas com a microbiota doente podem ter uma sensibilidade maior à dor.

Surpreendente saber que 80% a 90% de toda serotonina do corpo é fabricada pelas células nervosas do intestino. Estudos recentes comprovam que a mudança na dieta é mais eficaz que o uso de antidepressivos, visto que estes medicamentos atuam basicamente no SNC.

O uso de probióticos em sachês ou cápsulas (bactérias benéficas que melhoram a digestão e absorção) e dieta adequada (sem aditivos químicos), têm sido de grande eficácia para a melhora do equilíbrio e manutenção da saúde do intestino.

Portanto, talvez o cansaço, estresse, depressão, ansiedade e insônia que por muitas vezes têm tratamentos medicamentosos, possa ser resolvido com a melhora do equilíbrio da sua microbiota. Procure um nutricionista para que possa orientá-lo melhor sobre assuntos relacionados à sua alimentação.

Editado por fisiculturismo


Entre para seguir isso  
Entre para seguir isso  

Comentários

Comentários Destacados

Visitante R100 - Treinamento para Hipertrofia Muscular

Postado

Muita gente tem se submetido a tratamento psicológico e psiquiátrico sem saber que na verdade possui problemas relacionados ao intestino (considerado o 2º cérebro) devido aos maus hábitos alimentares e reações de intolerância alimentar. É bem como o artigo coloca, a dieta pode substituir esses medicamentos (que inclusive causam efeitos colaterais) para tratar de um "problema psicológico" que não existe. Muito bom esse artigo!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora


  • Conteúdo Similar

    • Por Kabrunco
      Estou no processo de emagrecimento, ja perdi 14 kg com dietas e treino..ainda preciso perder uns 7pra entrar no peso "ideal" pra mim.

      Tenho 1,52 de altura
      Objetivo: Eliminar 7 kg (chegar aos 63 kg)
      Desde de Criança era um moleque gordinho, a medida que fui ficando mais velho a autoestima foi pro chão..pense: baixo e "gordinho", cheguei a pesar 84 kg, esse ano fiz dieta da LowCarb e consegui emagrecer..porém assim como toda dieta o corpo estabilizou no 70 kg, resolvi usar o Black viper da dragon pharma..comecei na segunda-feira dia 13/11/17. O Suplemento é top..ja fiz uso no passado de outros suplementos mas nada igual a este. 30 minutos após sinto meu corpo acelerar, suar muito mais que o normal, foco e força estão melhores. Tive um efeito colateral no inicio de náuseas, por 2 vezes quase chamei o "raul" na academia (rsrs) hoje ja não sinto mais. Pode ser até impressão minha, mas ja sinto diferença em relação a medidas corporal, só vou conseguir fazer a avaliação física na sexta dia 24/11. Pretendo sim perder bem a gordura corporal e ganhar massa magra.
      Pretendo pelo menos 1 vez por semana estar escrevendo como está o desempenho e estou feliz por contar isso aqui


    • Por TAIANE NASCIMENTO
      Olá Gente
      voltei aos treinos há um mÊs depois de 4 meses parada... Estou malhando direitinho 4x na semana e tomando suplemento e fazendo minha dieta protéica...MAs nesses meses 
      acabei perdendo peso e estou me sentindo mais magra....inclusive todos que me conhecem dizem que emagrecir.
       
      Não estou gostando de me ver na balança, afinal meu objetivo é ganhar massa e não emagrecer.
       
      Esse processo é normal? Estou perdendo gordura?...Ou tem algo de errado?
       
       
      Por favor, me ajudem..
    • Por Jhony Peter
      Ola galera, queria saber se alguem pode me ajudar com minha dieta
      começarei um ciclo de stano com propionato, tenho 70kg e 1,75 de altura + -
      levanto as 9hrs, treino as 20:30 e durmo as 2hrs todo dia, mas vou regular isso ai e começar a dormir as 00:00
      faço uma pedalada de bike pra ir pro trabalho de ida e volta da uns 7 km
      se alguem puder me ajudar na dieta, estou buscando massa magra sem engordar
      me ajudem com tipos de carbo que posso ingerir de dia e a noite e ate que hrs posso ingerir carbo para nao acumular e a quantidade media de carbo...
      proteina eu ja tenho um pouco mais de noção ai nao seria problema pra mim
      com tudo quem puder me dar uma força, muito obrigado!! e se eu puder ajudar em algo tambem estou a disposição!!
       
    • Por Gtkpad
      Prático Taekwondo e muay Thai das 19 às 21 e musculação as 13h, se eu fizer jejum intermitente vai prejudicar meu desempenho? E tô aberto a opiniões de como fazer.
    • Por Mertod
      Bom, estou gordo, tenho 1.82m e 105 kg, 30% de BF. Comecei a treinar faz 1 mês e venho fazendo alguns aeróbicos.
      Já tive uma fase, anos atrás, que eu corria muito, perdi peso rapidamente mas não fazia musculação e comia o que dava na telha, todo sem regra mesmo. Ou seja, perdi esse peso torrando tanto gordura quanto músculo. 
      Queria saber que tipo de dieta tenho que ter como parâmetro, quero emagrecer de maneira saudável, mantendo/aumentando a massa magra. Quem é gordo e tem esse meu objetivo deve seguir dietas de quem faz cutting? Ou é diferente?
×
Esta popup será fechada em 10 segundos...