Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como treinar a lombar (inferior de costas)

Leena Fabrini
 Compartilhar


Como treinar a lombar (inferior de costas)

A parte inferior das costas (região lombar) é formada pelos músculos eretores da espinha (ou sacro-espinais) que avançam ao longo de toda extensão da coluna vertebral.

Na região lombar, os eretores da coluna dividem-se em três:

  1. iliocostal,
  2. longuíssimo e
  3. espinhal.

Esses músculos são os pilares de força na região lombar, dando estabilidade à coluna vertebral e permitindo seu arqueamento.

Ter músculos fortes e bem desenvolvidos na lombar, não somente dá às costas a impressionante forma de “Árvore de Natal” (que alguns fisiculturistas se valem para impressionar os juízes), mas também ajudam você a levantar mais peso em exercícios como levantamento terra e agachamento, além de ajudar a prevenir lesões.

Muitos não sabem como treinar corretamente os músculos da lombar. Sim, o levantamento terra padrão, o levantamento terra romeno, o exercício “bom dia” e até mesmo os agachamentos são direcionados aos músculos do inferior das costas, mas estes atingem apenas os músculos de assistência. Isso significa que eles não se concentram suficientemente para estimular suas fibras musculares.

Então qual exercício é bom para os músculos eretores da coluna?

O levantamento com pernas estendidas (Stiff) e o levantamento terra romeno consistem em manter a barra perto da frente das pernas, flexionando os quadris, tendo como alvo os isquiotibiais e os glúteos.

Mas, para se executar corretamente o levantamento com pernas estendidas (Stiff), você deve manter a barra longe de suas pernas na linha da cintura, flexionando e estendendo sua coluna, o que dá foco aos músculos da parte inferior das costas.

Dica: A fim de enfatizar as fibras musculares do inferior das costas, deve-se realizar o levantamento com pernas estendidas (STIFF) no final de seu treino de costas.

Exercícios para Inferior das Costas

  • Levantamento Terra - 3 séries - 6-10 repetições
  • Elevações em Barra Fixa - 3 séries - 8-15 repetições
  • Remada Curvada - 3 séries - 8-10 repetições
  • Puxada Supinada - 3 séries - 10-12 repetições
  • Remada - 3 séries - 10-12 repetições
  • Levantamento Terra com Pernas Estendidas (Stiff) - 3 séries - 10-15 repetições

Exercícios Alternativos

  • Levantamento Terra com Pernas Estendidas (Stiff) com Halteres
  • Extensões de Costas
  • Máquina de Extensão de Costas

Fonte: STOPPANI, Jim. Lower Back, Revista Flex, março de 2010, pp. 94.

 Compartilhar

Publique seu conteúdo como colaborador

Comentários

Comentários Destacados

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

  • Conteúdo similar

    • Por Luan Viana
      Apoiar a barra num suporte; Posicionar a barra no trapézio; Manter o pescoço alinhado com o tronco (cabeça em posição neutra, acompanhando o movimento); Manter os joelhos totalmente estendidos ou levemente flexionados; Posicionar os pés na largura do ombro ou do quadril; Descer o tronco jogando o quadril para trás até o máximo que conseguir sem dobrar a coluna; Subir até ligeiramente antes de ficar em pé.
    • Por Luan Viana
      Posicionar os pés na largura do quadril; Fazer a pegada mista na barra; Manter as escápulas unidas atrás; Manter a coluna estabilizada; Deixar os joelhos levemente flexionados; Descer o tronco reto jogando o quadril para trás, o máximo que conseguir sem perder o alinhamento da coluna; Fazer a força no glúteo, posterior de coxa e lombar; Manter a cabeça e o pescoço alinhados com a coluna, acompanhando o movimento; Subir o tronco sem encaixar o quadril lá em cima.
    • Por Luan Viana
      Tirar o peso do chão fazendo um agachamento, mantendo a postura; Posicionar os pés na largura do quadril; Deixar o joelho levemente flexionado; Inclinar o tronco até que fique paralelo ao solo ou um pouco mais alto; Manter a coluna reta e estabilizada; Manter o pescoço alinhado com a coluna; Manter o abdome contraído; Subir os halteres o máximo que conseguir, com os cotovelos ao lado do corpo, sem abri-los, unindo as escápulas; Descer os halteres lá embaixo, sem relaxar os ombros.
    • Por Luan Viana
      Pegar o peso fazendo um agachamento; Posicionar os pés na largura do quadril; Flexionar levemente os joelhos; Inclinar o tronco paralelo ao solo ou um pouco mais para cima; Manter o abdome contraído o tempo todo e a coluna reta e estabilizada; Manter o pescoço e a cabeça alinhados com a coluna; Levantar os halteres com a pegada aberta ou pronada (cotovelos saem da linha do corpo, abrem para fora do corpo) o máximo que conseguir, como se quisesse unir os cotovelos; Descer os halteres sem uni-los lá em baixo e sem relaxar os ombros.
    • Por Luan Viana
      Pegar os halteres com agachamento; Posicionar as pernas na largura do quadril; Inclinar o tronco quase que paralelo ao solo e manter a coluna reta e estabilizada; Manter a cabeça em posição neutra (pescoço alinhado com a coluna); Manter o abdome contraído; Subir os halteres com a pegada neutra rente ao corpo p máximo que puder; Descer os halteres sem relaxar os ombros ao final.
Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom



×
×
  • Criar novo...