Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Post Destacado

Postado
mudei de academia, aí fui explicar pro dono de lá que eu montava meu próprio treino, que eu tinha base de pesquisa de mais de um ano já... aí ele deu um sorrisinho meio escondido, como quem pensa "coitado..." e disse que uma coisa era a teoria e outra a prática, e perguntou se eu já tinha testado esse treino, me disse que tinha 19 anos de academia blablabla...

mas enfim, fiz meu treino como fazia na outra academia.

ontem eu to la no suporte de agachamento usando a barra pra fazer o levantamento, aí ele ta ensinando agachamento pra uma mulher, no smith (TODAS as pessoas lá parecem fazer agachamento no smith), de uma forma totalmente torta: pernas afastadas demais, pés abertos demais, descendo demais, com a parte superior das costas TOTALMENTE curvadas, um desastre.

e isso com 19 anos de experiência em musculação.

detalhe que essa mulher estava com um tenis que é totalmente anatomico pra caminhada, super macio, e que obviamente é uma merda pra fazer qualquer exercício em pé, ainda mais agachamento.

teve uma outra pobrezinha que foi fazer (meio) agachamento com ele. fez uma série e passou por mim pra pegar mais peso pra colocar na barra. eu disse a ela que na minha opinião, ela deveria se preocupar em descer mais, em fazer o movimento mais certo, antes de querer colocar mais peso. ela ficou meio em dúvida e voltou pro smith sem levar mais peso, e assim que ela saiu de perto de mim o dono foi falar com ela pra saber o que eu tinha dito pra ela fazer. eu fingi que não estava ouvindo (fones no ouvido), ela contou pra ele, ele meio que concordou e disse que "com o tempo ela iria conseguir descer mais".

por essas e muitas, muitas outras que, até que eu veja o trabalho do cara na prática, instrutor de academia pra mim é um cara qualquer que fica lá só pra não dizer que não tem ninguém, não importa quantos anos de academia ele tenha.

Postado

Acabei esquecendo de postar meus treinos.

Mas antes disso, algo que aconteceu hoje:

Por intermédio de um colega da academia que conheço já há vários meses, acabei conversando com uma menina lá na academia hoje. Magrinha que dói... e já tá lá há alguns meses, mas parece que nunca levantou um peso maior que um copo. Assim como parece que ninguém que trabalha lá se preocupa com o fator evolução dos alunos.

Mas o fato é que ela estava fazendo todos os exercícios da forma mais torta possível. E, como ela não era linda, nem gostosona, apesar de ser mulher os instrutores nem passavam perto dela pra dizer um A. Tentei ajudar ela a fazer o crucifixo, depois o pulley tríceps, mas a falta de coordenação dela exigia uma atenção que eu não podia dar no meio do meu treino, então fui fazer minhas coisas.

Quando olho pra ela denovo, estavam o dono da academia e o instrutor falando com ela. Não ouvi uma palavra do que disseram, mas tenho certeza que estavam falando pra ela algo do tipo: "quando tiver dúvida é pra falar com um de nós dois, e mais ninguém", se referindo a mim, obviamente.

Depois disso passei por ela mas não disse mais nada. Foi grande a tentação. A pobrezinha tava fazendo pulley tríceps (com o dono e o instrutor a menos de 3 metros dela) de uma forma que não tem nem como descrever. Antebraços em cerca de 90º quase o tempo todo, mexendo só os punhos.

Isso não me deixa com raiva, me dá é uma tristeza. Homens em geral, e mulheres gordas e/ou feias são largados às traças. Cada vez que vou lá, aprendo uma nova forma errada de se fazer um exercício, observando o pessoal. Não que as mais bonitas tenham uma sorte melhor, porque mesmo com eles do lado o tempo todo, fazem errado do mesmo jeito.

Postado

01/11/11

Sidebend 1x8, 32kg

Levantamento 2x6, 64kg

Desenvolvimento em pé 2x6, 22kg

Rosca direta 1x8, 22kg

04/11/11

Crunch 1x8, 2kg

Agachamento 2x6, 42kg

Stiff 1x8, 42kg

Supino 2x6, 44kg

07/11/11

Sidebend 1x8, 33kg

Levantamento 2x6, 66kg

Desenvolvimento em pé, 2x6 23kg

Rosca direta 1x8, 23kg

Tá difícil readequar e manter a progressão em alguns casos por causa da mudança de ambiente. A barra de agachamento/levantamento/desenvolvimento é maior que a que eu tava acostumado. Acho que é de 2,10 ou 2,20, enquanto a que eu usava era de 1,80. Além de dar uma pequena diferença na carga, fica mais difícil fazer o desenvolvimento por causa do tamanho. Acho que vou mudar pra barra de 1,80 quando começar a travar no desenolvimento. o chato é atravessar a academia toda pra pegar a barra e levar até o suporte, depois voltar pra guardar.

Não tem máquina de panturrilha, então eu tava fazendo unilateral, mas achei muito ruim, e não quero fazer no leg press. Semana que vem vou tentar fazer no smith.

Também to pensando em mudar de 2x6 pra 3x5 quando começar a travar nas cargas. Não sei... mas parece que diminuir 2 repetições (8 pra 6) fez uma grande diferença, é como se não tivesse treinado "tudo que devia". Vou ver como fica daqui um mês.

A redução de cargas foi pensando em atingir as cargas máximas anteriores com 8 a 10 semanas de treino. coloquei uma meta tão "longa" pela quantidade de peso perdida (cerca de 4kg).

Postado

Agente te cargas meio q parecidas... rsrs

sobre o caso da menina q vc citou, isso acontece la na academia tb, é chato pra caramba.

Sobre o Desenvolvimento militar vc faz com barra, eu to fazendo com halter, será q é melhor mudar pra barra? o instrutor falou hoje pra eu fazer sentado por causa da coluna, oq acha disso?

Postado
Sobre o Desenvolvimento militar vc faz com barra, eu to fazendo com halter, será q é melhor mudar pra barra?

Com halter o movimento fica mais "fácil". Com barra, além de poder pegar mais carga se tiver técnica adequada, o trabalho é mais completo.

o instrutor falou hoje pra eu fazer sentado por causa da coluna, oq acha disso?

Ando tão revoltado com instrutor que meu primeiro impulso foi de responder que ele falou uma grande m*rda. Mas não seria totalmente verdade. Isso porque, se você não fizer o desenvolvimento com técnica adequada, realmente pode prejudicar a coluna. Porém, se feito corretamente, o desenvolvimento em pé é 100% seguro.

Na verdade, o desenvolvimento sentado é potencialmente mais lesivo do que o em pé, pois estando em pé você tem total liberdade pra inclinar o tronco pra frente e pra trás, mantendo a contração abdominal e lombar, protegendo totalmente a sua coluna.

Por outro lado, ao fazer no banco é impossível manter a coluna 'reta' enquanto se ergue um peso acima da cabeça. Pra quem duvida, fique de pé, de costas pra parede, e, sem desencostar ombros e bunda da parede, levante os braços o mais alto que puder. Veja a curva que sua coluna faz.

Estando em pé, isso é facilmente resolvido com o movimento de 'gangorra', ora se apoiando no abdomen, ora se apoiando na lombar, nunca deixando o peso recair sobre a coluna. Ainda que ela fique curvada (na verdade ela deve ficar), haverá a proteção muscular, se a postura estiver correta.

Estando sentado, sem inclinação no banco, é muito manter a coluna reta, já que é necessário alguma inclinação pra trás ou pra frente pra poder haver uma contração relevante abdominal ou lombar. Sempre a coluna "entorta", entra em posição de super-extensão, sem proteção muscular e lesiva, como pode ser visto http://www.youtube.com/watch?v=o_R1RlimPQs.

Acho difícil uma pessoa ter problema de coluna por fazer desenvolvimento sentado, mas vendo uma pessoa dizer que é mais seguro que em pé, precisei dizer tudo isso.

Portanto, respondendo de forma mais direta: ele não está totalmente errado ao dizer que pode ser perigoso pra coluna, porém, dizer que sentado é mais seguro, é coisa de quem tem preguiça de ensinar a postura correta, ou pior, de quem não sabe ensinar.

Veja os vídeos do meu canal do youtube sempre que possível. Se puder, poste vídeos seus treinando pra ver se precisa corrigir alguma coisa.

Postado

Tenso suas experiências com esses intrutores.

Tb estou numa nova gym, passei por varias pra achar uma barra sem ser envolta por borracha, pois escorrega demais no terra. E nessa academia que estou tem uma barra muito boa sem ser envolvida.

No entanto, mais alguns detalhes tornariam minha execução do deadlift ainda melhor: um piso adequado, anilhas de 20Kg e chalk para segurar o suor, mas to me virando.

Meu ultimo PR foi 126Kg para 10 reps em rest-pause, de fato, penso q para deadlift/squat eh a melhor forma de treinar.

Postado
alguns detalhes tornariam minha execução do deadlift ainda melhor: um piso adequado, anilhas de 20Kg e chalk para segurar o suor

dois treinos atrás eu mudei o calço no levantamento, deve ter aumentado 2, no máximo 3 cm na altura da barra, agora sim tá aproximadamente em 23cm. as dores pós treino no posterior da perna sumiram, e o peso tá subindo que nem pena.

já pensou em incluir o powerclean no treino? talvez alternando com o levantamento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
  • Criar novo...