Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o ângulo correto do agachamento?


feuer und wasser

Post Destacado

Pessoal, por experiência própria, o agachamento no smith me zuou. O que acontece é que no agachamento livre você faz um movimento natural, já no smith igual o ander fez, pelo fato das pernas estarem para frente, uma boa parte do peso está apoiada na coluna e não nos pés, comprimindo-a e aumentando os riscos de hérnia de disco. Na época que fazia smith, minha GYM não tinha equipamento pra fazer no livre e direto quando eu estava em repouso minha coluna travava e eu tinha que esperar uns 20 segundos pra conseguir me mexer dnv... Ás vezes me dá isso, mas é mais raro.

Minha dica : Mesmo se vc não tiver equipamento, usa o apoio do supino, monta a barra com o peso, tira, sai de cima da prancha, agacha e devolve pro apoio.

Eu falo isso pq cheguei a fazer com 120 kg no smith e pelo fato de eu treinar sempre até o limite/falha com amplitude máxima e ótima cadência, pra mim isso é válido, pq nesse nível qualquer coisa pode te zuar. Espero ter ajudado ! hehe

Abraços e bons treinos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Bom...

Afirmar com tanta certeza assim por causa de 1 artigo...eu acho um pouco “precipitado”. Mas de qualquer forma eu respeito sua opinião.

Eu mesmo já tive a oportunidade de ler vários outros artigos afirmando justamente o contrário desse aí. E aí, em qual confiar? 

Eu prefiro não confiar em nenhum, tendo em vista que artigos podem (não estou dizendo que este foi) ser manipulados pelas pessoas. Não vi referenciais teóricos em todos os parágrafos. Ainda temos que analisar qual tipo de estudo foi utilizado (revisão de literatura, estudo de caso, etc...) Talvez as fontes de pesquisa dos autores não são tão atuais assim, não é mesmo?

Eu prefiro acreditar nas várias madrugadas que eu passei em claro estudando sobre o assunto, tanto na graduação, quanto na pós-graduação e ainda na prática clínica que é fundamental e pode desbancar qualquer teoria, pois nenhum ser humano é perfeitamente igual a outro.  

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo pessoal! Bem, algumas considerações sobre o que li aqui e mais dúvidas!

 

Primeiramente, notei que a passada para o agachamento guiado fica mais à frente, eu estava com dúvidas se era assim mesmo...

 

Eu pego pouco peso no agachamento ainda, mas vou testar o livre. Mas vem uma dúvida aqui: 

Porque as pessoas colocam mais peso a cada série, e não o peso máximo de uma vez?

 

Se eu agacho com 30kg por exemplo rss...começo com 30 ou começo com menos e aumento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom...

Afirmar com tanta certeza assim por causa de 1 artigo...eu acho um pouco “precipitado”. Mas de qualquer forma eu respeito sua opinião.

Eu mesmo já tive a oportunidade de ler vários outros artigos afirmando justamente o contrário desse aí. E aí, em qual confiar? 

Eu prefiro não confiar em nenhum, tendo em vista que artigos podem (não estou dizendo que este foi) ser manipulados pelas pessoas. Não vi referenciais teóricos em todos os parágrafos. Ainda temos que analisar qual tipo de estudo foi utilizado (revisão de literatura, estudo de caso, etc...) Talvez as fontes de pesquisa dos autores não são tão atuais assim, não é mesmo?

Eu prefiro acreditar nas várias madrugadas que eu passei em claro estudando sobre o assunto, tanto na graduação, quanto na pós-graduação e ainda na prática clínica que é fundamental e pode desbancar qualquer teoria, pois nenhum ser humano é perfeitamente igual a outro.  

 

Abraço

Legal sua colocação, na minha pós-graduação mesmo discutimos algo muito próximo a isso alguns meses atrás e tivemos a visão, partindo da biomecânica, de agachamento completo mais "seguro" para os joelhos do que o 90°, uma vez que analisando o braço de alavanca, é justamente nos 90° onde teremos a maior aplicação de torque na articulação do joelho, a partir dos 90° a solicitação de glúteos é bem maior e a consequente necessidade do controle da lordose da lombar pode não favorecer tal amplitude em alguns casos (patologias, técnica de execução, coordenação muscular, etc...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...